
Após o café da manhã nas Casas do Côro, fomos conhecer as ruínas de Marialva e de seu Castelo, na Aldeia Histórica de Marialva e bem ao lado do hotel.

A região foi fronteira entre Portugal e Castela, no século XII, e para protegê-la e demarcar o território, ergueu-se no seu ponto alto, a mais de 600 metros de altitude, o Castelo de Marialva. Além de história, o castelo guarda uma lenda, da Dama Pés de Cabra , que conto com detalhes na matéria sobre o Castelo e as ruínas.

Passamos cerca de 1:30h explorando as ruínas… confesso que fiquei encantada, na verdade fico fascinada por construções medievais, afinal, moramos em um país que não possui esse tipo de história.

Saímos de Marialva e fomos conhecer outra Aldeia Histórica, Belmonte. Essa é uma vila muito ligada ao Brasil, pois foi lá que nasceuo local de nascimento de Pedro Álvares Cabral. Na verdade, durante várias gerações, Belmonte foi um feudo da família de Cabral. Como de costume, o castelo, iniciado em 1266, fica situado no alto de um monte, com torres e onde hoje se vêem juntas as bandeiras de Portugal e do Brasil. Aliás, a aldeia é também uma reverência ao Descobrimento do Brasil. à era dos descobrimentos em geral.

Fomos ao Museu dos Descobrimentos, À descoberta do novo mundo , que conta a história da Era dos Descobrimentos, com todas as buscas em encontrar o caminho para o Oriente, fala da viagem de Cabral, detalhes do “Achamento”do Brasil, o que eles viram quando chegaram aqui, os índios, a nossa terra, passando pela colonização, escravatura e chegando aos dias de hoje com nossa língua (com muitas palavras e expressões diferentes), música e nossos produtos. Tudo isso de uma maneira moderna e super interativa.


Almoçamos no restaurante do Convento de Belmonte, uma Pousada de Portugal, onde o chef Valdir, brasileiro, nos brindou com um menu delicioso e com sua companhia. A vista da Pousada dá para a Serra da Estrela, nossa próxima parada, e nesse dia pudemos ver um pouco de neve lá.. isso na primavera!

A Serra da Estrela, hoje uma reserva natural, é o único lugar que neva em Portugal e claro, o único lugar para praticar ski no país. De Belmonte para Penhas Douradas, na Serra da Estrela, onde iríamos jantar e dormir, é cerca de 300km, sendo que 12km são subindo a serra e onde se tem um visual incrível.

A Serra atrai esportistas, apreciadores da natureza no verão e no inverno, por nevar, atrai esquiadores. Muitos trechos da Serra da Estrela ficam acima de 1500m de altitude, e o ponto mais alto , a 1993m, está demarcado com uma pequena torre de pedra que a eleva a 2000m, o que faz da região a parte mais alta de Portugal continental. Como o solo não é bom para a agricultura, e a região ficou conhecida pela criação de ovelhas e carneiros. E daí que vem o queijo da Serra da Estrela que comentei no post sobre a Casa da Ínsua, assim como a produção de lã pra a indústria textil.
Ainda era dia ao terminarmos de subir a serra e logo fizemos o check in na Casa das Penhas Douradas , um design hotel e spa que foi a primeira estância de montanha de Portugal. Como ainda estava claro (viva o horário de verão!) fomos dar uma caminhada pela região e o que não falta por lá são trilhas super bem demarcadas.

Fizemos uma pequena, passando por bosques de pinheiros e blocos graníticos, até o Miradouro do Fragão do Corvo, de onde se pode ver a Vila de Manteigas, o Vale Glaciar do Zêzere .

Depois desse espetáculo de vista, voltamos ao hotel.. eu ainda fui curtir com o Maurício e com a Renata a piscina aquecida do spa. E só depois fomos jantar no próprio hotel.
Leia também:
Descubra Portugal – Roteiro do dia 1 no Porto
Descubra Portugal – Roteiro do dia 2 no Porto
Descubra Portugal – Roteiro do dia 3: Vale do Douro
Descubra Portugal – Roteiro do dia 4: Guimarães e Braga
Descubra Portugal – Roteiro do dia 5 : Minho – Peneda-Gerês e Diverlanhoso
Descubra Portugal – Roteiro do dia 6: A linda e romântica Aveiro
Descubra Portugal – Roteiro do dia 7: Aveiro, Ílhavo e Coimbra
Descubra Portugal – Roteiro do dia 8: Coimbra e visita à Fábrica de Vista Alegre
Descubra Portugal – Roteiro do dia 9: Casa da Ínsua, Casa de Santar e Viseu
Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela
Descubra Portugal – Serra da Estrela e a despedida
_________________________________________________________________________
Esta é uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, a TAP – Tranposrtes Aéreos Portugueses e co-organizada pelo Portal de Turismo Embarque na Viagem. Participam da ação #DescubraPortugal:Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.
[…] Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela […]
[…] Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela […]
[…] Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela […]
[…] Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela […]
[…] Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela […]
[…] Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela […]
Olá
Nem de perto nem de longe a Serra da Estrela é o único local onde neva em Portugal! é sim o local onde existe a única pista de ski em Portugal!
A neve é muito frequente em todos os locais acima dos 800 metros. E mesmo no sul de Portugal ocorrem nevadas.
Isto para não falar em cidades como Guarda ou Bragança que têm todos os anos 14 a 23 dias de neve. Podemos por isso dizer que os distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco têm neve todos os anos…nos restantes é mais raro nevar.
[…] Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela […]
[…] Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela […]