Descubra Portugal – Roteiro do dia 5 – Minho: Peneda-Gerês e Diverlanhoso

 Parque Nacional Peneda-Gerês

Parque Nacional Peneda-Gerês

O quinto dia começou com uma visita super rápida ao Parque Nacional da Peneda- Gerês, a pouco mais de 40km de Braga.  É a mais antiga e única área protegida com estatuto de Parque Nacional em Portugal. É considerado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera. Ele estende-se das montanhas Gerês ao sul à cadeia de Peneda fronteira espanhola ao norte. São 700 quilômetros quadrados de paisagens silvestres  e uma rica fauna .

Barragem Vilarinho

Barragem Vilarinho das Furnas

Ficamos basicamente nas Terras do Bouro com belas paisagens e histórias como a da Barragem de Vilarinho das Furnas, que para ser feita em 1970, foi preciso inundar uma aldeia, que dizem que teria origens da era romana. Quando as águas baixam, no período da seca, é possível ver algumas construções da aldeia inundada.

 

 

Marina do rio Caldo

Marina do rio Caldo

E o parque ainda tem inúmeras aldeias, abrange regiões que tiveram ocupação Romana, Sueva, Visigótica e Mourisca e que pouco mudaram com o tempo. Mas definitivamente uma manhã não é o suficiente para conhecer o parque, é preciso ficar pelo menos uns 3 dias, e existe infraestrutura para todos os gostos e bolsos dentro do parque. Fiquei arrasada que sabia que o parque possui uma cachoeira lindíssima e não consegui ver..

Acquafalls

Acquafalls

O almoço foi no Acquafalls, um spa hotel rural, com uma linda vista para o Parque Peneda-Gerês e para o rio Cávado,  situado em Vieira do Minho. Realmente a vista é deslumbrante, tanto da piscina, como do restaurante.

 

 

Restaurante do Acquafalls

Restaurante do Acquafalls

 

 

Do outro lado do rio, bem em frente ao hotel,  está a casa do jogador português Cristiano Ronaldo (casa que dá pra ver ao fundo da foto da piscina). É uma boa opção para se hospedar perto do parque.

 

 

Diverlanhoso

Diverlanhoso

 

 

 

 

A tarde foi dedicada à aventura no Diverlanhoso, que fica perto de Vieira do Minho, em Póvoa de Lanhoso. O parque, um dos maiores de aventura da Europa, tem 170 hectares com 50 atrações esportivas e de aventura, além de possuir alojamentos próprios e restaurante.

 

 

 

 

euzinha na tirolesa

euzinha na tirolesa

Fizemos (na verdade eu, o Maurício Oliveira e a Ana Portugal, porque o resto do grupo não topou) o slide, ou tirolesa, de 350 metros e um pequeno trecho de pontes suspensas, 10 pontes, e eu confesso que fiquei mais com medo dele do que da tirolesa rs.

Santa Maria do Bouro

Santa Maria do Bouro

O jantar foi na Pousada Santa Maria do Bouro, um antigo convento cisterciense do século XII, localizada entre o Gerês e Braga,  e que recebe a classificação histórica design.

Restaurante da Pousada Santa Maria de Bouro

Restaurante da Pousada Santa Maria do Bouro

no pátio interior da  Pousada Santa Maria dos Bouros

no pátio interior da Pousada Santa Maria do Bouro

Por causa do horário de verão, chegamos lá quando o sol estava se pondo e a construção que já é bonita, ficou mais ainda com a iluminação.

 

 

 

 

 

 

 

Leia também:

Descubra Portugal – Roteiro do dia 1 no Porto

Descubra Portugal – Roteiro do dia 2 no Porto

Descubra Portugal – Roteiro do dia 3: Vale do Douro

Descubra Portugal – Roteiro do dia 4: Guimarães e Braga

Descubra Portugal – Roteiro do dia 5 : Minho – Peneda-Gerês e Diverlanhoso

Descubra Portugal – Roteiro do dia 6: A linda e romântica Aveiro

Descubra Portugal – Roteiro do dia 7: Aveiro, Ílhavo e Coimbra

Descubra Portugal – Roteiro do dia 8: Coimbra e visita à Fábrica de Vista Alegre

Descubra Portugal – Roteiro do dia 9: Casa da Ínsua, Casa de Santar e Viseu

Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela

Descubra Portugal – Serra da Estrela e a despedida 

__________________________________________________

Esta é uma ação de divulgação turística promovida pela   Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal,  Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugala TAP – Tranposrtes Aéreos Portugueses   e co-organizada pelo Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participam da ação #DescubraPortugal:Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *