Descubra Portugal – Roteiro do dia 3: Vale do Douro

Vale do Douro

Vale do Douro

Passamos o dia pelo Vale do Do Douro, que foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2001, e confesso que só o visual da estrada compensa….  vinhedos espalhados pelas encostas e  o sinuoso  rio Douro cortando as montanhas até onde a vista alcança..  Lindo de viver! Fotografias não dão conta da beleza do lugar.

Museu do Douro

Museu do Douro

A primeira parada foi em Peso da Régua (que eu entendi ser mais conhecido por lá como Régua) para visitarmos o Museu do Douro.  Régua, que fica a 97km do Porto, foi escolhida por Marques de Pombal como centro da região demarcada para a produção do vinho do Porto, e lugar mais que apropriado para ser a sede do museu de uma região vinícula super importante historicamente. O Museu do Douro é dividido em 2 edifícios, um com uma exposição permanente e outro com exposições temporárias.

rótulos antigos de vinhos do Porto no Museu do Douro

rótulos antigos de vinhos do Porto no Museu do Douro

Vimos só a exposição permanente, que mostra a vitivinicultura no Douro desde os seus primórdios e mostra toda a história do vinho do Porto.

nossa mesa do almoço na Quinta Nova

nossa mesa do almoço na Quinta Nova

Do museu fomos para a lindíssima  Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo , que foi o primeiro hotel do vinho em Portugal, onde tivemos uma almoço mais que especial no jardim com vista para os vinhedos. Confesso que me senti no filme O bom ano (só faltou o Russell Crowe rs). São diversas as quintas que estão preparadas para receber os turistas no Douro, e acredito que se hospedar na região por alguns dias, conhecendo as quintas e a região ou até mesmo participando da vindima.. deve ser tudo de bom!

Passeio de barco rabelo no Douro

Passeio de barco rabelo no Douro

De tarde fizemos o passeio em um barco rabelo, antigas embarcações que transportavam as pipas de vinho do Porto do alto Douro até a Vila Nova de Gaia. Pegamos o rabelo em Pinhão, que junto com a Régua são as maiores povoações do Douro e que ficam 20km uma da outra. Fizemos o passeio que dura algo como uma hora, sem paradas, e mesmo sendo curto, foi uma delícia, em alguns momentos só existem vinhedos e o majestoso Douro.. como o rabelo era silencioso, na maior parte do trajeto era possível ouvir os passarinhos cantando.

no rabelo #meuspestambemforam

no rabelo #meuspestambemforam

Fato que saí do passeio com gostinho de quero mais… e existem vários tipos de cruzeiros pelo Douro, tanto de curta duração,como de longa, saindo do Porto inclusive. Para os cruzeiros com mais de um dia de duração, são utilizados navios e não rabelos e é possível fazer um cruzeiro de até 7 dias pelo Douro. E é possível ir de navio e voltar de comboio e vice-versa… o que também deve ser especial, pois a linha do trem segue o percurso do rio bem na beirinha.

Estação de comboios de Pinhão

Estação de comboios de Pinhão

Ainda em Pinhão passamos pela estação de trem (comboios) da cidade onde são expostos 24 azulejos que retratam cenas da região do Douro principalmente relacionadas ao vinho, seu transporte, vindimas, cultura e foram encomendados no ano de 1937.

 

Quinta do Panascal - Rio Tàvora

Quinta do Panascal – Rio Tàvora

 

 

Terminamos o dia no Douro passando na Quinta do Panascal, onde conhecemos a bela propriedade, que fica no vale do rio Távora.  A quinta é aberta a visitas pondendo o visitante usar um aparelho de áudio que passa todas as informações a respeito da propriedade, da uvas, região e vinhos.

vista da mesa para o Douro no Fish Fixe

vista da mesa para o Douro no Fish Fixe

 

 

 

 

O ultimo jantar no Porto foi no restaurante Fish Fixe, especializado em peixes e frutos do mar, situado em um casario da Ribeira e com uma vista maravilhosa do Douro. Na escada dá pra ver a adega e vi vários rótulos que são verdadeiros tesouros! Por causa do horário de verão tivemos o prazer de ver o anoitecer no Douro pela mesa do restaurante.

anoitecer na Riberinha do Douro

anoitecer na Riberinha do Douro

E vamos combinar que foi O anoitecer… realmente lindo e perfeito pra uma noite de despedida.

 

 

 

 

 

Leia também:

Descubra Portugal – Roteiro do dia 1 no Porto

Descubra Portugal – Roteiro do dia 2 no Porto

Descubra Portugal – Roteiro do dia 3: Vale do Douro

Descubra Portugal – Roteiro do dia 4: Guimarães e Braga

Descubra Portugal – Roteiro do dia 5 : Minho – Peneda-Gerês e Diverlanhoso

Descubra Portugal – Roteiro do dia 6: A linda e romântica Aveiro

Descubra Portugal – Roteiro do dia 7: Aveiro, Ílhavo e Coimbra

Descubra Portugal – Roteiro do dia 8: Coimbra e visita à Fábrica de Vista Alegre

Descubra Portugal – Roteiro do dia 9: Casa da Ínsua, Casa de Santar e Viseu

Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela

Descubra Portugal – Serra da Estrela e a despedida 

 

 

__________________________________________________________________________

 

Esta é uma ação de divulgação turística promovida pela   Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal,  Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugala TAP – Tranposrtes Aéreos Portugueses   e co-organizada pelo Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participam da ação #DescubraPortugal:Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Ilana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *