Descubra Portugal – Roteiro do dia 6: a linda e romântica Aveiro!

Praia do Espinho

Praia do Espinho

Saímos cedo de Braga com destino à Espinho, que fica um pouco antes de Aveiro, no litoral norte de Portugal. Almoçamos no Praia Golf  Hotel, que fica bem em frente à  Praia de Espinho, sede de vários campeonatos de surf, bodyboard e tem ótima  infraestrutura como aluguel de barracas, chuveiros, estacionamento e restaurantes. Apesar do dia estar lindo, estava frio e ventando muito… por isso a praia estava vazia.

 

 

cegonhas nas placas no meio da estrada

cegonhas nas placas no meio da estrada

Saímos do almoço e fomos em direção à Aveiro. Já perto da cidade, vimos várias cegonhas que fazem ninhos em cima das placas, e são várias! Dizem que iam embora em épocas do ano, mas estão agora mais tempo lá do que o normal.

 

Ria de Aveiro e o Meliá à direita

Ria de Aveiro e o Meliá à direita

Aveiro já faz parte do Centro de Portugal, numa região denominada Beiras. Por isso foi o nosso ponto de despedida da querida Marisa que nos presenteou durante os 5 primeiros dias com todo o seu conhecimento sobre o Norte de Portugal. Em Aveiro nos encontramos outra querida, a Silvia, que nos acompanhou por toda a região.

I ♥ Aveiro

I ♥ Aveiro

 

Saímos com a Sílvia para conhecer a cidade caminhando e foi aí que me apaixonei por Aveiro! É lá que as águas do Rio Vouga se encontram com o Oceano Atlântico em uma bacia lagunar, a ria, formando canais onde barcos moliceiros passeiam. A história da ria de Aveiro e as áreas alagadas é contada de diversas formas, mas todas dão informação de que houve uma super tempestade no século XVI, que fechou a ligação com o mar, deixando uma enorme área alagada. E contam que apenas no século XIX a Barra Nova foi construída, religando a ria com o mar.

moliceiros na ria de Aveiro

moliceiros na ria de Aveiro

Nosso passeio foi pelo canal central, que é eixo de referência da cidade, e começamos pela parte mais moderna. Muito perto do nosso ponto de partida fica a escadaria pintada da foto. Passamos por  um shopping super fofo, o Forum Aveiro, que possui várias lojas conhecidas (Zara, Mango, Benetton , entre outras), vimos as BUGAS (bicicletas de utilização gratuita de Aveiro) que para serem usadas basta   apresentar um documento de identidade, na loja que fica perto do shopping.

 

Já na região do shopping a cidade vai mudando um pouco a arquitetura, com contruções no estilo Art Nouveau , e consegue ficar mais bonita ainda!  E é nela que fica o hotel onde nos hospedamos,  Moliceiro. Bom, eu só vou falar que AMEI o hotel, e vou dedicar um post pra ele, aguardem!

tem como não amar?

tem como não amar?

 

 

Depois do tour pelos quartos de todos do grupo (no post sobre ele vocês entenderão), nos arrumamos para um passeio de Moliceiro pela ria de Aveiro , às18:30h.

passeio de moliceiro pela ria de Aveiro

passeio de moliceiro pela ria de Aveiro

A idéia era ver o fim de tarde no passeio.. e realmente foi lindo!!!

tudo de bom!

tudo de bom!

 

 

Nem mesmo o frio, por volta de 14 graus, sendo que a sensação térmica por conta do vento devia baixar para uns 11 graus, diminuiu o encanto do passeio, que foi feito com prova de ovos moles de aveiro e espumante!

Bairro velho

Bairro velho

 

 

 

 

 

O bacana da cidade é que tudo foi feito à pé e por caminhos simplesmente deliciosos.

 

 

Restaurante O Bairro

Restaurante O Bairro

 

 

O jantar foi no restaurante O Bairro, que fica na Praça do Peixe.

 

 

 

 

 

O restaurante é temático, e a decoração descontraída, estilo retrô, fazendo várias referências aos ” personagens” de bairros como vizinha, dono da mercearia, peixeiro. O jovem chef  Tiago Santos faz uma releitura de pratos típicos numa fusão da cozinha contemporânea e tradicional.

 

 

 

 

releitura da chanfana

releitura da chanfana

E nosso prato principal foi uma releitura da chanfana, que estava uma delícia!

restaurante O Bairro

restaurante O Bairro

 

 

 

 

Leia também:

Descubra Portugal – Roteiro do dia 1 no Porto

Descubra Portugal – Roteiro do dia 2 no Porto

Descubra Portugal – Roteiro do dia 3: Vale do Douro

Descubra Portugal – Roteiro do dia 4: Guimarães e Braga

Descubra Portugal – Roteiro do dia 5 : Minho – Peneda-Gerês e Diverlanhoso

Descubra Portugal – Roteiro do dia 6: A linda e romântica Aveiro

Descubra Portugal – Roteiro do dia 7: Aveiro, Ílhavo e Coimbra

Descubra Portugal – Roteiro do dia 8: Coimbra e visita à Fábrica de Vista Alegre

Descubra Portugal – Roteiro do dia 9: Casa da Ínsua, Casa de Santar e Viseu

Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela

Descubra Portugal – Serra da Estrela e a despedida 

_________________________________________________________________________
Esta é uma ação de divulgação turística promovida pela   Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal,  Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugala TAP – Tranposrtes Aéreos Portugueses   e co-organizada pelo Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participam da ação #DescubraPortugal:Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

Descubra Portugal - logo

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. lourdes
  2. Rita Dominguez
  3. Annete moreira
  4. Agostinho Rodrigues
  5. Maria da Graça Amaral
  6. Barbara
  7. Jaqueline
  8. maria cecilia luciano cordeiro
  9. Lucy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *