Descubra Portugal – Roteiro do dia 1 no Porto

Porto

Porto

Dia 21/04 embarquei para Portugal dando o início à ação Descubra Portugal ! Vou contar cronologicamente como foram os 12 dias que passei entre o norte e o centro de Portugal e depois fazer posts detalhados das minhas descobertas. A primeira parte da viagem foi destinada à região Norte de Portugal e o Porto foi a primeira cidade a ser desvendada.

Desembarcamos, propositalmente, no dia 22/04, fomos direto fazer o check in no Hotel Teatro e descansar um pouco do vôo Rio-Porto da TAP. O  hotel é temático e foi construído onde já existiu um teatro (Baquet). A decoração é bem interessante e a localização muito boa,  no centro da cidade.

Restaurante Book

Restaurante Book

Saímos do hotel por volta das 12 h e fomos caminhando até o restaurante Book, também no centro, onde almoçamos. A decoração também temática se deve pelo mesmo motivo do hotel, o restaurante funciona onde antes era uma livraria, a Aviz, e faz parte do grupo Thema onde também estão os hotéis Infante Sagres no Porto e Quinta das Lágrimas em Coimbra (onde nos hospedamos). Como o Book funciona como restaurante do Infante Sagres, fizemos uma visita para conhecer o hotel ao terminarmos o almoço.

Fachada da Livraria Lello

Fachada da Livraria Lello

Fomos na Livraria Lello, que infelizmente não é possível fotografar mas que é parada obrigatória para quem visita a cidade. Considerada umas das 3 mais belas livrarias do mundo, sua escadaria impressiona assim que entramos, assim como o vitral e a ponte no segundo piso. Hoje, com os boatos de que J.K Rowlings, autora de Harry Potter, se inspirou na livraria para escrever o livro e que ele teria nascido lá, ela vive cheia de turistas e curiosos.

 

 

Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos

De lá fomos conhecer as redondezas à pé. Passamos pela Igreja dos Clérigos, cuja torre de 75 metros ainda é um dos edifícios mais altos de Portugal. Infelizmente não deu pra subir os 240 degraus da torre para apreciar a vista do Douro, da costa, da cidade…  enfim fica para a próxima..

Gaia vista do Miradouro da Vitória

Gaia vista do Miradouro da Vitória

No caminho da descida, fomos ao Miradouro da Vitória, situado na Rua da Bataria da Vitória, com uma vista sobre o centro histórico do Porto e Vila Nova de Gaia. Fica bem próximo à  Igreja dos Clérigos e é perfeito para fazer fotos. A placa informa que ele é propriedade privada, dei uma pesquisada e confirmei isso, mas que pretendem que continue aberto ao público, e eu torço muito que sim!

Salão Árabe - Palácio da Bolsa - Foto Wikimedia Commons

Salão Árabe – Palácio da Bolsa – Foto Wikimedia Commons

O caminho até o Palácio da Bolsa, feito pelas ruelas estreitas e escadarias , é bem interessante com direito a cantinhos ótimos para uma boa fotografia! No palácio da Bolsa  fizemos uma visita guiada e confesso que me surpreendi, é lindo, com destaque para o Salão Árabe! Mais uma vez não pudemos tirar fotos do interior, mas recomendo muito a visita.

Cave Ferreira

Cave Ferreira

E chegou a hora que eu esperava.. atravessamos a ponte de carro e fomos até Vila Nova de Gaia, onde ficam as Caves do Vinho do Porto.  Fomos conhecer a tradicional cave Ferreira onde fizemos uma visita guiada e ainda participamos de uma degustação.

um dos pratos do menu degustação do DOP

um dos pratos do menu degustação do DOP

Voltamos ao hotel para nos arrumarmos para o jantar no sofisticado DOP, do Chef Rui Paulae experimentamos o menu degustação. Não tem como não se surpreender com as inusitadas combinações , hamonizações e com as apresentações dos pratos.

Leia também:

Descubra Portugal – Roteiro do dia 1 no Porto

Descubra Portugal – Roteiro do dia 2 no Porto

Descubra Portugal – Roteiro do dia 3: Vale do Douro

Descubra Portugal – Roteiro do dia 4: Guimarães e Braga

Descubra Portugal – Roteiro do dia 5 : Minho – Peneda-Gerês e Diverlanhoso

Descubra Portugal – Roteiro do dia 6: A linda e romântica Aveiro

Descubra Portugal – Roteiro do dia 7: Aveiro, Ílhavo e Coimbra

Descubra Portugal – Roteiro do dia 8: Coimbra e visita à Fábrica de Vista Alegre

Descubra Portugal – Roteiro do dia 9: Casa da Ínsua, Casa de Santar e Viseu

Descubra Portugal – Roteiro do dia 10: Marialva, Belmonte e Serra da Estrela

Descubra Portugal – Serra da Estrela e a despedida 

 

__________________________________________________________________________

 

Esta é uma ação de divulgação turística promovida pela   Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal,  Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugala TAP – Tranposrtes Aéreos Portugueses   e co-organizada pelo Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participam da ação #DescubraPortugal:Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

______________________________________________________________________________________________

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Vanira Vouguinha dos Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *