Roteiro de 3 dias em Petrópolis

Sesc Quitandinha

Sesc Quitandinha

Conheço gente que fala que vale a pena fazer um bate-volta do Rio para Petrópolis, mas eu discordo. A cidade imperial tem MUITA coisa bacana para se fazer e ver, e acho que o mínimo de tempo que se tem que ficar nela são 3 dias. E por isso vou dar uma sugestão de um roteiro de 3 dias em Petrópolis, que está sendo baseado no que eu fiz na última visita à cidade. Claro que o roteiro é adaptável a um final de semana, principalmente se tirar a parte de compras, mas coloquei tudo para quem tem tempo de fazer os 3 dias inteiros. Espero que curtam e boa viagem!

Roteiro de 3 dias em Petrópolis

Roteiro da viagem para Petrópolis – 1º dia

Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

Quem me conhece e já leu outros roteiros sabe que eu gosto de começar pelo que me deixa na maior expectativa, e no caso de Petrópolis, eu comecei o roteiro com o Museu Imperial. Contei tudo sobre o museu nesse post aqui, e sugiro separar no mínimo 1 hora e meia para a visita.

Deixe o carro estacionado no lugar que deixou para ir ao Museu. O seu dia será pelo centro histórico e tudo é relativamente perto o suficiente para não ter que ter o trabalho de procurar nova vaga. Do Museu Imperial até o Palácio de Cristal são cerca de 1,2km, e nesse passeio tem muita coisa bacana pra se ver, e ao redor dessas duas atrações também. Fiz um post com o roteiro a pé pelo centro histórico de Petrópolis, que passa pela Catedral de São Pedro de Alcântara, pela Casa da Princesa Isabel, Relógio de Flores, enfim, está tudo bem explicado nesse post aqui.

Museu Imperial

Museu Imperial

Acredito que depois dessa caminhada todos estejam com fome, e eu sugiro que almoce antes de visitar o Museu Casa de Santos Dumont e o Museu de Cera. Minha dica é a Buda Beer que é bem pertinho de lá, cerca de 700 metros seguindo pela Rua Monsenhor Bacelar. É uma cervejaria artesanal bem bacana e que tem um menu diversificado e tudo muito bom! Se for um amante de cerveja artesanal é possível fazer um tour pra ver como é feita a cerveja.

degustação na Buda Beer

degustação na Buda Beer

degustação na Buda Beer

degustação na Buda Beer

Termine a tarde fazendo os dois museus , a Casa de Santos Dumont e o Museu de Cera. Pra finalizar o dia, antes de voltar a pegar o carro pra ir pro hotel, vá no Sabor de Minas, que tem um chá da tarde tudo de bom, além de outros pratos, contei sobre o restaurante nesse post aqui.

Roteiro da viagem para Petrópolis – 2º dia

O segundo dia começa com um lugar que eu saí encantada com a visita guiada. Estou falando do Sesc Quitandinha, um dos cartões postais de Petrópolis. Já contei tudo sobre ele nesse post .

O almoço não poderia ser em outro lugar, ali mesmo em frente ao Quitandinha fica a Churrascaria Lago Sul, que além da vista tem ótimas carnes, além de vários pratos como contei nesse post aqui.

A tarde eu recomendo que vá para Itaipava, cerca de 20km dali. Comece a visita pela famosa Feirinha de Itaipava, lá se encontra roupas, roupas de frio, artesanato, lembrancinhas, entre outras coisas. O jantar tem que ser em Itaipava, que é conhecida pela feirinha e pelos seus restaurantes. Recomendo que jante no Deck Itaipava, um restaurante que eu adorei e que tem carnes ótimas, além de sequência de founde e outros pratos. Contei sobre esse restaurante nesse post aqui.

Museu Casa de Santos Dumont

Museu Casa de Santos Dumont

Roteiro da viagem para Petrópolis – 3º dia

Não dá para ir para Petrópolis sem dar uma passada em outro pólo de compras, a famosa Rua Teresa. A minha sugestão é que separe a manhã para as compras.

Minha dica para o almoço é em um bom restaurante ali perto (não perto o suficiente para ir a pé), o Olivinho. Eu comi um bacalhau lá maravilhoso e super recomendo, mas adianto que não tem só bacalhau, tem de tudo, inclusive uma feijoada aos sábados que dizem ser a melhor de Petrópolis. Contei tudo sobre o restaurante nesse post.

Na parte da tarde eu recomendo a visita à Cervejaria Bohemia e faça o tour de 1:30h com degustação.

E se curte ver o pôr do sol de Petrópolis, eu recomendo a rampa de voo livre do Parque São Vicente, contei como chegar lá e também sobre outro lugar que vale a pena ver o pôr do sol nesse post aqui.

pôr do sol na rampa do parque São Vicente

pôr do sol na rampa do parque São Vicente

Já tem onde se hospedar em Petrópolis? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking

Hotéis em Petrópolis

Museu de Cera de Petrópolis

Museu de Cera de Petrópolis

Sobre a viagem

A nossa #RoadtripRio tem o objetivo de dar dicas de hotéis e atrações para ir com as crianças no Estado do Rio de Janeiro. Vamos cobrir todas as regiões do Estado, desde Região dos Lagos, passando pela Serras, Vale do Paraíba e até a Costa Verde. A viagem está sendo viabilizada pela Localiza, nossa parceira, que cedeu um Renault Duster Automático. Acompanhe pela hashtag #RoadtripRio e em nossas redes sociais.

A etapa da #RoadTripRio por Petrópolis foi feita com promoção do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e apoio da Fundação de Cultura e Turismo
Palavras: 876

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. ANDRE RICARDO NERY
  2. viviane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *