Museu Casa de Santos Dumont em Petrópolis

Museu Casa de Santos Dumont - Petrópolis

Museu Casa de Santos Dumont – Petrópolis

Não sei bem porque, mas o fato é que eu nunca havia visitado o Museu Casa de Santos Dumont, em Petrópolis. Mas fiz questão de colocar no roteiro da #RoadTripRio que fiz com as meninas, e depois de ir sei que a decisão foi mais que acertada!

Museu Casa de Santos Dumont em Petrópolis

linha do tempo no Centro Cultural 14 bis

linha do tempo no Centro Cultural 14 bis

O museu, como o nome mesmo diz, foi a casa de veraneio de Santos Dumont, e que foi doada à Prefeitura de Petrópolis pela sua família, após sua morte, para que ali fosse perpetuada a memória do inventor, em 1936. Em 1943, o Museu Casa de Santos Dumont foi inaugurado, e hoje recebe cerca de 9 mil visitantes por mês, sendo o segundo museu mais visitado da cidade.

A casa, que era chamada de Encantada por Santos Dumont, tinha esse nome por ficar no Morro do Encanto, mas o motivo poderia ser o simples fato de ter um inventor nela que colocava sua genialidade em detalhes da casa pra que ele mesmo vivesse melhor, como se fossem encantos. O primeiro detalhe “encantado” é visto antes de entrar na casa, que foi toda projetada por ele: a escada é feita com degraus em forma de raquete onde só é possível colocar um pé de cada vez (com o detalhe de começar com o pé direito), de maneira que ninguém batesse com o joelho no próximo degrau.
A casa em si é pequena, e por isso mesmo que a criatividade de seu dono prevalece em tudo. Seus móveis eram todos extensões da madeira utilizada na parede. Seu chuveiro tinha água morna, em um sistema bolado por ele, com aquecimento a álcool,  onde havia um balde perfurado, com separação no meio, com entrada pra água fria e quente, que eram dosadas com auxílio de correntes.
o chuveiro inventado por ele para tomar banhos quentes

o chuveiro inventado por ele para tomar banhos quentes

Uma das curiosidades é que a casa não tem cozinha, Santos Dumont foi um dos precursores do delivery  rs  Isso porque ou ele ia no hotel localizado em frente para fazer as refeições ou o hotel mandava um garçon para levar sua comida.

No terraço da casa, Santos Dumont fez um observatório astronômico, e para chegar nele era preciso passar por uma escada que tem seus degraus fixados a uma única viga central. Dá medo só de olhar!
Estão entre o acervo do museu: a bandeira que ele costumava hastear no terraço para mostrar que estava na cidade; um telefone de magneto com linha nº111, conforme a lista telefônica de 1918; a planta original da Casa, feita Eduardo Pederneiras, amigo dele; um de seus clássicos chapéu; cartas escritas por ele; entre outros objetos e quadros feitos para ele.
segundo andar da casa visto do térreo

segundo andar da casa visto do térreo

O museu conta ainda com o Centro Cultural 14 Bis, que fica em um anexo da casa e é onde passa um vídeo interessante, com um ator fazendo o papel de Santos Dumont, contando a história da casa, seus detalhes e os feitos do inventor. Diria que não apenas interessante, o vídeo é imperdível e dura cerca de 20 minutos. O Centro Cultural ainda abriga uma loja de souvenir, uns painéis de azulejos com pinturas de feitos de Santos Dumont, além de uma linha do tempo em um painel  com todos os voos de Santos Dumont.  Na sala onde passa o vídeo, existem vários painéis contando toda a história de Santos Dumont, além de maquetes do 14 Bis e da Encantada.

maquete do 14 Bis no Centro Cultural

maquete do 14 Bis no Centro Cultural

Conclusão

Meninas adoraram o passeio e acredito que seja unanimidade entre todos, até porque a casa é pequena, o passeio é curto, muito interessante e nada cansativo.  Até porque ele inventou o avião, algo super presente na vida delas e de todos. O vídeo ajuda a elucidar tudo que ele fez e a explicar a casa, e, como falei, é parte imprescindível para aproveitar melhor a visita ao museu.
Já tem onde se hospedar em Petrópolis? Reserve pelo nosso link de afiliado do Booking

Sobre a viagem

A nossa #RoadtripRio  tem o objetivo de dar dicas de hotéis e atrações para ir com as crianças no Estado do Rio de Janeiro. Vamos cobrir todas as regiões do Estado, desde Região dos Lagos, passando pela Serras, Vale do Paraíba e até a Costa Verde. A  viagem está sendo viabilizada pela Localiza, nossa parceira, que cedeu um Renault Duster Automático. Acompanhe pela hashtag #RoadtripRio e em nossas redes sociais. 

Mais fotos do Museu Casa de Santos Dumont

 

A etapa da #RoadTripRio por Petrópolis foi feita com promoção do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e apoio da Fundação de Cultura e Turismo

Informações

Endereço: Rua do Encanto, 22 – Centro
Visitação: terça a domingo de 9h às 17h30 (bilheteria até as 17h).  Visita guiada.
Ingressos: R$8,00 (inteira) / R$4,00 (meia entrada). Crianças com até 7 anos e adultos maiores de 65 anos têm entrada franca garantida

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *