Roteiro de 5 dias com as crianças em Gramado e Canela

 

Pórtico de Gramado de quem vem pela Rota Romântica

Pórtico de Gramado de quem vem pela Rota Romântica

Não foi minha primeira vez na Serra Gaúcha mas foi a primeira vez das meninas, mesmo assim a viagem foi só por Gramado e Canela.  O bom disso foi que preparei um roteiro flexível, mas bem organizado, para mostrar o que mais tinha gostado e que seria programa bacana para fazer com as crianças.

Parque do Caracol

Parque do Caracol – foto tirada no passeio de trem para crianças

Nem preciso dizer que elas amaram a viagem, a ponto de dizer que tinha sido melhor que Disney, o fato é que foi bem divertido e por isso resolvi compartilhar uma sugestão de roteiro que mescla o que fizemos com o que eu considero uma otimização de tempo (tirei um dia inclusive, que foi o total do tempo dedicado à brincar no hotel com os “tios”da recreação)  mas sem deixar as crianças exaustas. Essa sugestão é para quem viaja de carro, principalmente por conta da movimentação entre as duas cidades, e fora da época do Natal Luz, pois com as atrações do evento fica difícil fazer tudo que está proposto.

 

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais

Primeiro dia:

Pórtico da chegada a Gramado pela Rota Romântica,  até porque é já virou cartão postal da cidade. Dê uma paradinha no acostamento e faça sua foto!

Lago Negro

Lago Negro

Lago Negro : ponto turístico mais visitado de Gramado, trata-se de um lago artificial, que encanta os adultos com a beleza do contraste de sua água com as árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha e as crianças pela diversão nos pedalinhos, que podem ser de cisne ou de caravela. Após o passeio, vale a pena dar uma caminha na trilha em volta do lago. Em feriados fica mais difícil achar vaga em volta do lago, mas nas ruazinhas transversais é tranquilo.

 

Mini Mundo

Mini Mundo

–  Mini Mundo:  Mini Mundo é uma cidade onde tudo acontece em um cenário 24 vezes menor do que o real, sem perder nenhum detalhe, fazendo com que o parque faça parte de um seleto grupo de atrações turísticas mundiais que apresentam réplicas de construção em escala única. 

Rua Coberta

Rua Coberta

Passeio a pé pela Av. Das Hortências, Borges de Medeiros e Rua Coberta, com parada no Palácio dos Festivais e pela bonita Igreja de São Pedro . Você vai poder comprar chocolates e admirar a beleza da arquitetura de Gramado com estilo europeu.

 

 

 

 

 

 Segundo dia

Pórtico Gramado

Pórtico de quem vem por Taquara

Pórtico da chegada pela estrada que liga Taquara a Gramado e que também merece a foto já tradicional.

Gramado Zoo

Gramado Zoo

– Gramado Zoo : Uns 700 metros após o pórtico, já saindo de Gramado, fica o Gramado Zoo, que abriga hoje 1500 animais, de várias espécies, de araras a onças, passando por antas, jacarés, capivaras, macacos, mas com o detalhe de ter apenas animais que vivem no Brasil.

 

Parque Gaúcho

Parque Gaúcho

– Parque Gaúcho : Fica ao lado do Gramado Zoo e seu ingresso pode ser comprado em um combo com o zoo. O parque é uma espécie de museu, que conta a origem do povo gaúcho, desde os índios, seus  hábitos e costumes. Além da parte toda com réplicas de ambientes e de objetos dos pampas antigos, o parque tem uma área bem bacana com animais crioulos, com área de doma, e que encantou as meninas.

Le Jardin Parque de Lavandas

Le Jardin Parque de Lavanda

– Le Jardin Parque de Lavanda : no caminho de volta ao centro de Gramado está o primeiro de lavanda no Brasil, que foi inspirado em parques do mesmo gênero da Europa e dos Estados Unidos. São mais de 10 mil pés de lavandas de várias espécies. É gratuito, o que torna a parada mais que obrigatória.

 

 

 

 

 

Terceiro dia

 

Alpen Park

Alpen Park

– Alpen Park : O parque fica bem para dentro de Canela mas vale a pena. A atração principal é o trenó , mas o parque conta com montanha-russa, tirolesa, cinema 4D, escalada, arvorismo, entre outras atrações, que são todas pagas a parte. 

Catedral de Pedra

Catedral de Pedra

– Catedral de Pedra: Outro ponto turístico super visitado no estado, a Igreja Matriz da Cidade, conhecida como Catedral de Pedra de Canela, é de estilo gótico, tem 65 metros de altura e é muito bonita por dentro também.

 

 

Parque Terra mágica Florybal

Parque Terra mágica Florybal

– Parque Terra Mágica Florybal : O parque foi idealizado pelo fundador da Florybal Chocolates. Claro que  o chocolate está presente, é parte central do tema, mas acaba que aparece de forma sutil, não dando pra chamar o lugar como “parque de chocolate”. Pelo contrário, o que chama a atenção são as esculturas, principalmente as de dinossauros. São mais de 1.000 esculturas e incríveis dinossauros animatrônicos, além de brinquedos, cinema 4D, bares e restaurante.

 

 

 

 

 

 

 

Quarto dia

 

Cachoeira do Caracol no Parque do Caracol

Cachoeira do Caracol no Parque do Caracol

– Parque do Caracol :  O parque é enorme, com 25 hectares, onde além de trilhas pela mata, mirante, observatório, existe toda uma infraestrutura para se passar o dia, como restaurante, banheiros, lanchonete e até churrasqueiras . A principal atração do parque é a Cascata do Caracol, formada pelo rio de mesmo nome, é também a mais famosa do Rio Grande do Sul.

 

Mundo Gelado

Mundo Gelado

– Mundo Gelado:  inspirado em bares de Dubai, Austrália, o primeiro parque temático de gelo teve a idéia adaptada para toda a família. Em uma casa a 10°C  ficam móveis e objetos esculpidos de gelo.

Mundo Gelado

Mundo Gelado

Castelinho do Caracol: Funciona como museu,  guardando a mobília, os utensílios e as ferramentas dos antigos moradores, de origem alemã. Na sua casa de chá é vendido o apfelstrudel mais famoso da região,feito em um fogão a lenha de mais de 90 anos e que vem servido de creme de nata ou de sorvete de creme, além de uma xícara de chá e maçã.

 

 

 

 

Quinto dia

Mundo a vapor

Mundo a vapor

– Mundo à Vapor :  Um parque temático que é mais um museu que conta a história das máquinas a vapor e suas aplicações desde a Revolução Industrial, mas pos ser uma visita guiada, super bem explicadinha, agrada às crianças. A frente do Parque já virou um cartão postal de Canela.

Aldeia do Papai Noel

Aldeia do Papai Noel

– Aldeia do Papai Noel  : o único parque natalino do Brasil que fica aberto para a visitação o ano inteiro. É um espaço de 90.000m² criado em 1940 onde o bom velhinho escolheu para fixar residência no Hemisfério Sul. Entre as principais atrações estão a casa do Papai Noel e suas renas, incluindo a filhote, chamada de Natalina.

 

Reino do Chocolate

Reino do Chocolate

Reino do Chocolate :   Uma mistura de mini fábrica de chocolate com um passeio temático, com direito a uma volta no tempo, contando a história do chocolate em um cenário cheio de efeitos visuais, sonoros e com peças de chocolate.

Tem alguma sugestão para o roteiro? Não deixe de comentar no post!

Já tem onde se hospedar em Gramado? Reserve pelo nosso link de afiliado do Booking e ajude o blog :

Hotéis em Gramado

Hotéis em Canela 

 

Leia também outros posts da série Gramado e Canela com crianças 

Gramado e Canela com crianças: Parque do Caracol

Gramado e Canela com crianças: Alpen Park

Gramado e Canela com crianças: Mini Mundo

Gramado e Canela com crianças: Parque Terra Mágica Florybal

Gramado e Canela com crianças: Le Jardin – Parque de Lavandas

Gramado e Canela com crianças: Parque Gaúcho

Gramado e Canela com crianças: Reino do Chocolate

Gramado e Canela com crianças: Aldeia do Papai Noel 

Gramado e Canela com crianças: Mundo Gelado

Gramado e Canela com crianças: Gramado Zoo 

Gramado e Canela com crianças: Lago Negro

Gramado e Canela com crianças: Reino do Chocolate 

Gramado e Canela com crianças: Mundo a vapor

Dica de hotel em Gramado com crianças: Serrano Resort

Hotel Alpenhaus em Gramado

Gramado e Canela com crianças: Restaurante Frontera Sur

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Cris Pita
  2. Juliana
  3. Aladir Lopes
  4. Bete Viana
  5. Dominique
  6. Flávia
  7. SEBASTIÃO PASCHOAL
  8. Tânia Mara
  9. bruna michele
  10. Bárbara
  11. Gustavo
  12. Elaine Steck
  13. Michelle
  14. silvia
    • andreia
  15. luisele vallim
  16. ELISANGELA
  17. Joana
    • Kalyana
  18. Charliton otacy
  19. Andreia
  20. Carolina
  21. valeria rosa
  22. janaina
  23. Marilia
  24. Luciane
    • Lu Freire
  25. claudia
  26. luiz carlos da silva
  27. Alice
  28. sueli
  29. Laíse
  30. maria do socorro
  31. Cleide Caiola
  32. Denis Colares
  33. Eduardo
    • claudia
  34. Margareth Costa
  35. eliane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *