
Nesse post vou contar detalhes do 2o dia no Jalapão. Depois do café da manhã tudo de bom (já falei no post sobre o Safari Camp que a comida lá era maravilhosa) fomos em direção ao Rio Novo, dentro do acampamento, para fazer canoagem. O Rio Novo é um dos poucos rios de água potável do Brasil, e o passeio consistia em percorrê-lo por aproximadamente 5 km em cerca de 2 horas.

Antes da aventura no Rio, o pessoal da Korubo deu uma aula para aprender a usar o caiaque. Bacana também é que durante todo o percurso, vários guias iam espalhados com o grupo, auxiliando sempre que necessário.

E sim, foi necessário rs Várias pessoas caíram, seja nas corredeiras ou por desequilíbrio, ou até mesmo por brincadeiras, até porque é o tipo de rio que cair é tudo de bom: água transparente, na temperatura ideal para espantar o calor do Jalapão! Não caí por sorte rs, mas não que seja difícil, é bem tranquilo, garanto, mas é porque sou tão estabanada que era o que estava esperando que acontecesse.

Meu único arrependimento foi não ter passado repelente, os mosquitos se aproveitaram disso e fui super picada durante a canoagem. Mas nada que um antialérgico não tenha resolvido 🙂
Na volta, pausa para curtir uma praia de rio no próprio acampamento e em seguida o almoço que dispensa comentários! Bom, a essa altura, cansados e com a barruiguinha cheia, o redário ficou super disputado 🙂

Depois do do descanso foi hora de ver uma das maiores atrações do Jalapão: as famosas dunas alaranjadas . No caminho, o visual da Serra do Espírito Santo, outro cenário tão desejado de ser visto por mim e tão característico de lá, nos mostrava que a tarde prometia, e São Pedro colaborou com um céu azul lindo, contrastando com nuvens brancas e com o verde e o laranja da vegetação na estrada.


As dunas do Jalapão, de areia de quartzo, são formadas pela ação dos ventos que causam erosão na Serra do Espírito Santo e estão em constante movimento, chegando a 30m de altura em alguns lugares.

O Mauro (guia da Korubo) mostrou um lugar hoje coberto por areia e que há pouco tempo tinha uma árvore.
Uma placa na base das dunas solicita que a subida e a descida sejam feitas pelas laterais, e não pelo meio, pelo paredão.

Os deslizamentos da areia vêem causando assoreamento no riacho ao redor das dunas e que pela sua ligação com o Rio Novo, leva o problema para ele. A vontade é de que aquilo fique intocado, que minhas filhas possam ter a mesma sensação que eu tive, mas infelizmente, mesmo sendo longe, de difícil acesso, algumas pessoas simplesmente não respeitam.

O ponto alto é o pôr do sol visto dali, do alto das dunas, com uma das melhores vistas panorâmicas da região. O sol vai mudando o tom das dunas conforme vai se pondo, e deixando a areia laranja ora dourada, ora avermelhada, num belíssimo espetáculo da natureza. E nessa hora, ali, longe da civilização, sem celular, sem internet, tendo apenas as dunas, o sol, os riachos que brotam do solo e refletem o céu com as nuvens brancas, me deu uma sensação gostosa, uma felicidade de que estar conectada apenas com a natureza.

Ainda ficamos um tempo contemplando aquele visual, apareceram as estrelas e fomos para o acampamento, onde mais um jantar delicioso nos esperava.
Leia também:
Roteiro do 5º dia no Jalapão com a Korubo
Roteiro do 4º dia no Jalapão com a Korubo
Roteiro do 3º dia no Jalapão com a Korubo
Roteiro do 1ºdia no Jalapão com a Korubo
Conhecendo o Jalapão e algumas dicas para ler antes de ir
Jalapão: a terra do capim dourado
Jalapão: como é o Safari Camp da Korubo
qnto é o custo médio pra uma semana no Jalapão??? obrigada! ^^
[…] Roteiro do 2º dia no Jalapão com a Korubo […]
Eu simplesmente AMEIIIIIIIIIII esse dia!
Canoagem e dunas no mesmo dia foi TOP demais.
E as fotos foram perfeitas!
Bjs
verdade.. foi top! 🙂
[…] Roteiro do 2º dia no Jalapão com a Korubo […]
[…] Roteiro do 2º dia no Jalapão com a Korubo […]
[…] Roteiro do 2º dia no Jalapão com a Korubo […]
[…] Roteiro do 2º dia no Jalapão com a Korubo […]
Show de bola, Flávia. Também senti falta do repelente na canoagem, mas enfim… Beijos.
pois é.. fica a dica pra quem for! 🙂 beijos
[…] Roteiro do 2ºdia no Jalapão com a Korubo […]
[…] Leia também: Roteiro do 2ºdia no Jalapão com a Korubo […]