Jalapão: a terra do capim dourado

Artesanato de capim dourado

Artesanato de capim dourado

E quem disse que no Jalapão não teria comprinhas? E digo mais.. comprinhas fashion, daquelas que são momento mulherzinha mesmo! Isso porque é nas veredas do Jalapão que brota o capim dourado (syngonanthus nitens) , uma flor da espécie sempre-viva com haste de raro brilho metálico e resistente. É na flor que se encontram as sementes que garantem a perpetuação da planta, nativa do Jalapão.

Cooperativa das artesãs em Mateiros

Cooperativa das artesãs em Mateiros

O artesanato de capim dourado  resulta em verdadeiras jóias, que vão desde bolsas, passando por brincos, pulseiras, colares e até peças de decoração para casa.

as bolsas são uma tentação

as bolsas são uma tentação

 

 

 

 

 

A arte de trabalhar com o capim dourado foi ensinada às mulheres do povoado Mumbuca, remanescente de quilombo e município de Mateiros, por Dona Miúda, que ainda recebe visitas pra contar as histórias de quando aprendeu a costurar o capim dourado com a mãe e a avó, que aprenderam com os índios que habitavam a região anteriormente.

Hoje, as técnicas do artesanato em capim dourado continuam sendo ensinadas, de geração a geração, no povoado de Mumbuca e também nas cidades de Mateiros, Ponte Alta, Novo Acordo, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins e no Prata, um vilarejo do município de São Felix do Jalapão.

O bacana é que já se vê a preocupação com a extinção do capim dourado, e por isso ele só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material “in natura” da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.

 

Desfila da Acquastudio no Fashion Rio 11/2012 - Vestido com capim dourado e detalhe

Desfile da Acquastudio no Fashion Rio 11/2012 – Vestido com capim dourado e detalhe (Divulgação)

As peças são de uma beleza e brilho único, parecendo ouro, e  ultrapassaram os limites do Tocantins chegando inclusive às passarelas, como no Fashion Rio de 2012 , no desfile da Acquastudio com as tendências para o inverno 2013.

 

 

 

 

 

esses são pra comprar no Safari Camp da Korubo

esses são pra comprar no Safari Camp da Korubo

Claro que se pode comprar as peças em vários lugares, hoje em dia tem até sites, mas até em Palmas o preço é bem maior do que em Mateiros, onde passei uma tarde ou até mesmo no Safari Camp da Korubo. Tem brincos por R$5,00, bolsas a R$ 150, e as lojinhas são espécie de cooperativa de artesãs, e são elas mesmas que nos atendem e vendem o seu trabalho. Confesso que dá vontade de trazer tudo!!!

 

 

 

 

 

Leia também:

Roteiro do 5º dia no Jalapão com a Korubo

Roteiro do 4º dia no Jalapão com a Korubo

Roteiro do 3º dia no Jalapão com a Korubo


Roteiro do 2º dia no Jalapão com a Korubo

Roteiro do 1ºdia no Jalapão com a Korubo

Conhecendo o Jalapão e algumas dicas para ler antes de ir

Jalapão: como é o Safari Camp da Korubo

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. ROSANE FRANCISCA NUNES DA SILVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *