Praia do Secreto, uma dos segredinhos escondidos no Rio de Janeiro

Praia do Secreto Rio de Janeiro

Praia do Secreto Rio de Janeiro

O nome diz muita coisa: Praia do Secreto. Isso porque não é daquelas praias que todos conhecem, pelo contrário. Muitos cariocas nunca estiveram lá, não está em nenhum dos mapas turísticos do Rio de Janeiro e não está no caminho de praticamente nenhum roteiro turístico pela cidade.

a Praia do Secreto não é bem uma praia... é uma deliciosa piscina natural

a Praia do Secreto não é bem uma praia… é uma deliciosa piscina natural

Como diria o Jack… vamos por partes. A Praia do Secreto , que fica entre a Praia da Macumba e a Prainha, não é bem uma praia, é melhor que isso: uma piscina natural onde as bordas são pedras e a água do mar é transparente assim como em todas as praias selvagens da zona oeste do Rio.

Como chegar na Praia do Secreto

começo do caminho pelo mar

começo do caminho pelo mar

Euzinha, carioca com 40 anos de praia, custei a ir… afinal as informações que eu tinha (e que procedem) é de que só tem duas maneiras de chegar lá: pelo mar (quando a maré baixa) e por uma trilha super perigosa. Como eu conheço muito bem o mar agitado da zona oeste (onde a praia fica), e sei da quantidade de pedras que tem por ali, eu tinha medo de ir pelo mar, e nem preciso dizer que tinha mais medo ainda de ir por terra, pela tal trilha perigosa.

Praia do Secreto - RJ

Praia do Secreto – RJ

Eu fui pelo mar, e como eu já sabia, tem ondas quebrando (fortes, como em toda região), pedras e tem que olhar a tabela de marés antes de ir, pra ir na mais baixa possível. A maré influencia absurdamente na dificuldade de chegar na praia, pois é possível ir com água na altura da coxa ou ir com a água no pescoço.

Quanto à trilha, que fica na estrada entre a Macumba e a Prainha, e que tem um belo aviso de PERIGO, eu só vi ali mesmo de dentro da Praia do Secreto e confesso a vocês que não encaro, por ser íngreme e em um penhasco.

Assim como todas as praias selvagens do Rio, pra chegar no Secreto é preciso ir de carro até o final da Macumba ou até o Mirante entre ela e a Prainha. Sem carro é praticamente inviável, pois não tem ônibus, ponto de taxi, nada parecido com isso por ali.

A Praia do Secreto

nessa foto estou no fundo da piscininha, perto de onde a água do mar entra

nessa foto estou no fundo da piscininha, perto de onde a água do mar entra

Embora muito carioca não conheça ainda, já tem um ano que se fala muito dela, e isso fez com que ela tivesse grande procura. Como é possível ver pelas fotos, a “piscininha” não é grande, não cabe muita gente e 40 pessoas já deixam o lugar quase lotado. No final de semana isso ocorre direto, por isso minha recomendação é de que deixe pra conhecer durante a semana. Ah, sem contar que se os estacionamentos do Mirante, Prainha lotarem, não é possível nem chegar na trilha.. e de novo, isso acontece direto no final de semana.

não tem lugar pra apoiar cadeiras, cangas ou tomar sol.. a não ser as pedras

não tem lugar pra apoiar cadeiras, cangas ou tomar sol.. a não ser as pedras

Também podem ver que não tem areia pra pegar sol, ficando as pedras com essa função, e embora eu tenha visto gente com cadeiras, só existem 2 opções de onde colocá-las: nas pedras (risco de tombos rs) ou dentro da parte rasa da piscininha.

Falando em profundidade, a piscininha é quase uma piscina nos moldes convencionais: parte rasa no começo e funda já perto das pedras por onde a água do mar entra nela. Isso significa que é bem bacana para ir com crianças (desde que alguém carregue elas pelo caminho pelo mar, o que é possível na maré baixa).

Conclusão

Bom, eu amei a Praia do Secreto, adoro a região de praias da zona oeste do Rio, bem melhores que as praias da zona sul, na minha opinião. Só faço ressalvas às dicas que já falei antes:

  • deixe a visita para um dia de semana, pois enche menos;
  • vá pelo mar na maré baixa (consulte a tábua de maré) ;
  • aproveite e encaixe a ida à Praia do Secreto junto com a Prainha e Grumari;
  • já vá de filtro solar e não esqueça de ir com chinelos (tem um trecho de areia muito quente e meus pés sofreram).

Por fim, peço pra respeitarem a natureza e esse cantinho todo especial. Não tirem nada de lá (a não ser muitas fotos) e não deixem nada que não seja de lá. 🙂

Quer mais dicas do Rio dadas por uma carioca apaixonada pela cidade? Visite o link Rio é tudo de bom 

Já tem onde se hospedar no Rio? Reserve pelo nosso link de afiliado do Booking

Hotéis no Rio de Janeiro 

Mais fotos da Praia do Secreto

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *