Um dia pelas praias selvagens do Rio de Janeiro

Começo da Praia de Grumari, do lado da Praia de Abricó

Começo da Praia de Grumari, do lado da Praia de Abricó

 

Não é de hoje que eu falo aqui no blog que as praias do Rio que eu mais amo são algumas praias da zona oeste da cidade, as chamadas praias selvagens. Selvagens porque estão em áreas de proteção ambiental, e portanto, nada de prédios por perto. Além de lindas, pois são emolduradas com montanhas, pedras e muito verde, as águas são transparentes e o mar está sempre próprio para o banho. Estou falando da Prainha (a minha preferida), Grumari e Abricó.

 

 

Prainha... amo de paixão esse cantinho do Rio

Prainha… amo de paixão esse cantinho do Rio

 

O único problema, principalmente para os turistas, é que as praias têm acesso difícil, ou melhor, só é possível chegar nelas de carro, o que acaba por inviabilizar o passeio, pois os turistas não têm o hábito de alugar carro na cidade.

No roteiro de 7 dias no Rio, eu dou a sugestão de escolher uma praia só, afinal fica mais fácil pra quem está sem carro e opta por ir de taxi. Mas,  é aquela história… vai estar tão pertinho de tantos lugares bonitos e não vai ver? Eu voltaria da viagem frustrada rs

 

Entre Abricó e Grumari... a região é cheia de pedras, que fazem contraste com o mar e embelezam a paisagem

Entre Abricó e Grumari… a região é cheia de pedras, que fazem contraste com o mar e embelezam a paisagem

Apesar de já conhecer as praias, eu fiz o passeio com o meu amigo Maurício, do Trilhas e Aventuras, ele leva os amigos para lá (diz que foi indicado por mim 😉 )  e faz uma espécie de tour bem bacana, e vou contar em detalhes o que ele faz e onde vai.

Tour pelas praias selvagens do Rio de Janeiro

Um dos mirantes que passamos, sempre com o mar de protagonista do visual

Um dos mirantes que passamos, sempre com o mar de protagonista do visual

 

 

O Maurício começa esse passeio cedo, saindo da Barra da Tijuca, e segue pela orla, passando pela praia da Barra, pela Praia da Reserva, Praia do Recreio, Praia da Macumba e chega na Prainha . No caminho ele vai mostrando e explicando sobre a orla.

 

A primeira parada é pra curtir a deliciosa Prainha, que como falei, fica em uma área de proteção. A praia é um paraíso para surfistas e normalmente tem ondas, mas nada que impeça de entrar, pois elas quebram mais atrás. Depois de curtir a melhor praia da cidade, na minha opinião, ele leva a galera para almoçar ali pertinho, no final da praia e com uma vista show dela.

nessa hora o Maurício nos deixou pela trilha para a Prainha e foi estacionar

nessa hora o Maurício nos deixou na trilha para a Prainha e foi estacionar

 

 

Dali ele parte para Grumari, para em alguns pontos para fotografar a vista e vai até o final de carro (a praia é grande pra dedéu). Em Grumari ele dá a opção de pararem para fotografar ao longo da praia, mas guarda a cereja do bolo para depois, pois a melhor parte da praia é o comecinho dela, colada à Praia do Abricó. Ao voltar para o começo da praia e estacionar, ele desce e dá a opção de ficar ali no comecinho de Grumari, onde rola uma piscininha natural com algumas ondas entre as pedras ou de ir na praia naturista de Abricó (nos finais de semana não existe a opção de ficar vestido, mas durante a semana é possível frequentar a praia com roupa) .

 

 

almoço com essa vista da Prainha.. #tudodebom

almoço com essa vista da Prainha.. #tudodebom

 

 

Na volta desse paraíso, por volta das 17h, ele ainda para em alguns pontos para fotos, inclusive no Mirante do Roncador, fechando o dia com mais um visual incrível.

 

 

Mirante do Roncador e a vista para Recreio, Barra e até Pedra da Gávea

Mirante do Roncador e a vista para Recreio, Barra e até Pedra da Gávea

 

 

Como falei, vale muito a pena fazer essa espécie de tour e conhecer esses paraísos do Rio, segundo porque o Maurício é super gente boa, não tem quem não goste dele! E se tiver interessado no passeio, entre nesse link aqui e fale direto com ele!

Quer mais dicas do Rio dadas por uma carioca apaixonada pela cidade? Acesse Rio é tudo de bom

Já tem onde se hospedar na cidade? Reserve pelo nosso parceiro Booking

Hotéis no Rio de Janeiro 

Mais fotos do passeio

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Susie Hardt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *