Nova Iorque, quando ir?

Nova York, quando ir?Já contei aqui no blog sobre as melhores épocas para ir para Miami e Orlando, e agora chegou a vez de  dizer qual a melhor época do ano para visitar Nova York. NYC tem um clima bem diferente das outras duas cidades da Flórida, e isso faz a maior diferença. Mas não é só o clima que influencia, por isso vou falar sobre cada aspecto que faz piorar ou melhorar a visita e no final do post eu ponho a minha conclusão.

Nova York no outono

Nova York no outono

 

 

 

 

Clima

O verão é bem quente e o inverno é congelante. Já fiquei queimada e com marca da camiseta ao visitar a Estátua da Liberdade em agosto, e já congelei os dedos, a ponto de não conseguir nem fotografar nada por causa da luva em janeiro. Resumo… nenhuma das duas estações são recomendáveis para ir, a não ser que tenha aquele sonho antigo de ver neve no Central Park, a cidade enfeitada e iluminada para o Natal, ou mesmo passar o revéillon na Times Square, afinal sonho é sonho. O verão apesar de quente impacta menos na viagem, realmente fica difícil bater perna com temperaturas abaixo de zero. Os piores meses do inverno são janeiro e fevereiro, e acho que o pior mês do verão é agosto, lembrando que é uma viagem sem praia e em uma das maiores selvas de concreto do mundo. Em contrapartida, o verão é a época que a cidade toda vai à rua, onde o Central Park vira palco de vários eventos. Portanto o ideal é ir na primavera ou no outono. E , na minha opinião o outono em Nova York é imbatível!  Primeiro porque as árvores da cidade, mais precisamente do Central Park,  ganham os tons avermelhados, típicos da estação.  Para ver tudo mais vermelhinho é preciso ir mais no final do outono, eu gosto do começo de novembro, pois já pega um friozinho diferente do Brasil, mas nada desagradável, pelo contrário. Dá até para já curtir algumas pistas de patinação. Em relação à primavera, já aconteceu de nevar em abril, afinal o tempo anda tão doido que em 2015 em pleno final de dezembro fez mais de 20 graus em NYC. De qualquer maneira abril  e maio são bons meses para visitar a cidade.

o problema é que no inverno é difícil até tirar fotos, os dedos congelam, tudo congela

o problema é que no inverno é difícil até tirar fotos, os dedos congelam, tudo congela

Alta e baixa temporada

Nova York é uma cidade cara, e é possível perceber isso antes de ir, ao ver as diárias de hotéis. Nem preciso dizer que o verão é alta temporada, até porque é época das férias escolares e tudo fica mais caro. No final de agosto os preços começam a baixar, as aulas voltam e é possível economizar até 12% em passagem aérea. Novembro também é um mês em que as passagens aéreas para NYC têm uma queda de preço. E claro que essa baixa temporada se reflete no preços dos hotéis, e março, abril, outubro e novembro são os meses os quais é possível encontrar diárias mais baratas. Pra ter noção é possível encontrar um hotel com diária em março por $150 e o mesmo hotel sair por $300 em junho.

Eventos

Como já cantava Frank Sinatra..  the city that never sleeps.  Não é uma cidade que você opta por só sair o dia inteiro e depois chegar cedo no hotel e descansar. Não é uma cidade só do dia, muito menos uma cidade só da noite. São museus, passeios, durante o dia, e teatros, shows e eventos… Alguns são tão bacanas que eu diria que são imperdíveis para quem está pela cidade na época:

  • Fevereiro
    • Ano Novo Chinês: A data é comemorada anualmente com um desfile que sai de Little Italy, passa por Chinatown e termina no Lower Manhattan. A festa é comemorada no domingo seguinte ao ano novo chinês.
  • Março
    • Macy´s annual flower show : É a mostra anual de flores da Macy’s para celebrar o começo da primavera. Veja mais no link.
    • Saint Patrick’s Parade : Realizada em Nova Iorque desde 1762, a parada em homenagem ao Saint Patrick, ocorre no dia 17 de março e percorre a Quinta Avenida .  Em homenagem a um dos padroeiros da Irlanda, é dia de vestir verde, usar trevos e bebemorar nos pubs irlandeses.
  • Abril
    • Cherry Blossoms Festival – Festival das Flores de cerejeiras no Brooklin Botanic Garden . Se uma cerejeira é linda quando está florida, imagina 200? É possível comprar o ingresso com antecedência no link 
    • Easter Parade ou a famosa Parada de Páscoa de Nova Iorque – Acontece no domingo de páscoa, na Quinta Avenida, desde 1880. O trajeto não é longo (vai da 49th até a 57th Street ) e portanto é preciso chegar mais cedo para pegar um bom lugar. Se tiver algum chapéu, decore ele com flores e vá como todos irão. Aliás, tudo fica decorado com flores. A parada começa às 10h.
  • Maio
    • Shakespeare in the Park : Começam os eventos no Central Park, e esse é um dos mais bacanas. Leia mais sobre o evento aqui.
  • Junho
    • Met in the Park : Como eu falei na parte de clima, o verão pode ser quente mas é uma época a qual todos saem das suas casas e curtem a cidade ao ar livre. E isso não inclui apenas os parques, mas eventos, como o tradicional Met in the Park, onde New York Metropolitan Opera realiza concertos no parque. Para saber a programação, entre nesse link 
  • Julho
    • 4 de julho : Dia da Independência: Acho que se tem uma data que o americano comemora muito, é o 4 de julho. E, apesar de todos comemorarem em todo o país, em Nova York a comemoração da Macy’s (pra variar) é a mais famosa: a Macy’s Fourth of July Fireworks . Claro, que a cereja do bolo da comemoração são os fogos (a data é cheia de comemorações desse tipo), mas também rolam shows . Pra terem noção, ano passado teve até o Ed Sheeran. Se a idéia é só ver os fogos, eu aconselho a ficar mais distante. Uma boa opção é ficar à beira do Rio Hudson, tanto no lado de Manhattan como de New Jersey,  entre a 24th até a 40th street. Uma outra dica, tente ficar longe de muvuca… o americano se empolga nessa data. Mais detalhes da festa de fogos da Macy’s nesse link.
    • New York Philharmonic Concerts in the Parks : Mais eventos para comemorar a estação mais quente do ano, e também com música.  Mais informação sobre os concertos nesse link.
  • Setembro
    • Feast of San Gennaro (Festival de San Gennaro) : O evento acontece entre a primeira e segunda semana de setembro e já é tradicional em Little Italy. As ruas da região ficam todas enfeitadas  com as cores da Itália e ainda rolam algumas atrações. Para mais detalhes veja o link 
  • Outubro
    • Columbus Day Parade : Mais uma parada famosa em Nova Iorque. Ela acontece no feriado da descoberta da América por Cristóvão Colombo. Mais detalhes da parada no link
    • Halloween: E claro que tem parada para Halloween também rs. No dia 31 de outubro é dia de colocar uma fantasia (pode ser qualquer uma, mas acho que pra entrar no clima vale uma de bruxa ou algo bem no estilo filme de terror). Acho que é uma ótima oportunidade de conhecer o jeito que os americanos curtem essa data. Mais informações da parada de Halloween nesse link. 
  • Novembro
    • Radio City Christmas Spectacular : Basta acabar o Halloween que nos EUA começam as comemorações natalinas. Se nunca assistiu a nenhum show de Natal nos EUA, vale a pena ir no Radio City Christmas Spectacular, que foca na cidade de NYC . Mais informações no link .
    • Macy’s Thanksgiving Parade : Outra famosa parada e comemoração da Macy’s. Nunca consegui ver em NYC mas assisti no final do ano no Universal Studios Florida, onde ela se repete nas comemorações de Natal. A parada , com seus enormes balões, segue da 77th st e vai até a 34th st. Mais informações no link.
    • Black Friday: O dia de Ação de Graças é sempre quinta-feira, e na sexta-feira rola a Black Friday, onde ocorrem várias promoções em todas as lojas. Já contei como é a data nesses posts, e vou acabar falando de novo quando falar de compras.
  • Dezembro
    • Decoração de Natal: Como falei lá em cima na parte de clima… dezembro é frio mas tem um toque especial… as decorações de Natal. Como não amar a Árvore de Natal do Rockefeller Center, ou mesmo as decorações das lojas? A cidade ganha luzes e é impossível não entrar no clima natalino. Não deixe de conferir as vitrines da Tiffany (na 5a avenida com e 56th st), da Bloomingdales (na Lexington com 59th st), da Macy’s (7a avenida com 34th st) e Lord&Taylor’s (5a avenida com  39th st).
    • Revéillon no Times Square: Daqueles programas que muitos acham furada mas que também é sonho de muitos outros. Afinal é congelante… e no meio de mais de um milhão de pessoas, apenas para assistir à contagem regressiva e ver a bola de cristal descer do alto de 23 metros.

Compras Mesmo com o dólar alto, como agora, ainda vale a pena comprar alguns produtos nos Estados Unidos. Até fiz um post específico sobre isso e com exemplos, leia ele nesse link. E a melhor época pra comprar em Nova York, ou nos EUA em geral, é em época de feriados. Sempre rolam promoções durante a semana deles, e claro, o ápice é a Black Friday, no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, isto é, na quarta sexta-feira do mês de novembro.

Central Park com restinho de neve

Central Park com restinho de neve

 

Conclusão

NYC é daqueles lugares onde o o clima extremo pode prejudicar a viagem. Não tenho dúvidas de que é linda no inverno, mas como é uma cidade que se anda muito a pé, essa tarefa pode ser cruel com o turista. O verão é quente, pode incomodar, mas ao menos não impede os passeios.

Mas se tiver que dizer uma época onde a cidade fica especialmente bonita, a qual dá pra curtir tudo, é o outono. O frio já chegou mas é suportável, as árvores do Central Park ficam de uma cor avermelhada, enfim, tudo super bonito.

Não fique desconectado em sua viagem para os Estados Unidos, compre aqui um chip pré pago com internet ilimitada

Quer mais dicas de Nova York? Acesse nosso link Nova York é tudo de bom 

 

Já tem onde se hospedar em Nova York? Reserve pelo nosso parceiro Booking Hotéis em Nova York 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Alessandra torquato
  2. Roberto Dantas.
  3. Valdirene

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *