
Para uma carioca que passou a vida toda perto do mar, morar em uma cidade sem praia é bem complicado. Orlando está sempre me surpreendendo com atrações além dos parques, isso sem falar que é tudo de bom ter a Disney como quintal de casa. Mas tem hora que é preciso um banho de mar, e a praia mais próxima de Orlando é Cocoa Beach, a cidade onde nasceu o ídolo do surf mundial Kelly Slater. Aliás, Cocoa Beach se denomina como a capital do surf da costa leste.
Localizada na Costa Espacial, Cocoa Beach é distante de Orlando apenas 95km. O trajeto é feito em uma auto-estrada (com pedágios) e dura em torno de 1 hora, portanto o bate-volta perfeito para quem quer dar uma descansada da maratona de parques e relaxar na praia.
A praia

A praia é do jeito que eu e meninas gostamos: com ondas no fundo, quebrando lá atrás e umas marolinhas no raso. Meninas adoram brincar nas ondinhas. A água é quente e o único “porém” é que tem muitas algas, assim como várias praias da costa leste da Flórida. A areia não é branquinha mas não é muito escura. A cor do mar varia muito, quanto menos ondas, mais claro.
Uma das coisas que eu gosto de Cocoa Beach é que a praia atrai muitos surfistas, e tem um astral jovem, alegre, e muita gente bonita. Mesmo nas áreas onde ficam parques, como o Lori Wilson Park ou o Sidney Fischer Park (lugares que vão muitas famílias), o clima é assim, inclusive com crianças aprendendo a surfar, e isso tudo me faz lembrar a Prainha no Rio de Janeiro.
O que ver e fazer em Cocoa Beach
Bom, nem preciso dizer que a primeira coisa a fazer é ir à praia, dar um mergulho, relaxar, ouvir as ondas. Pra isso o ideal é escolher antes onde ir… Se for com a família, com crianças, existem as opções de parques com toda infraestrutura para passar o dia (banheiros, duchas, vending machines, mesas de picnic, estacionamento e etc) : Lori Wilson Park (que não cobra o estacionamento) e o Sidney Fischer Park, que é mais bem estruturado mas cobra $10 para entrar.


Outra opção com estrutura bacana é ficar próximo ao Píer, que por sinal é um dos pontos turísticos da cidade. Ali tem de tudo pra passar o dia: restaurantes, banheiros, lojas e estacionamento. Vale super a pena dar uma caminhada no píer.
Um outro ponto turístico de Cocoa Beach é uma loja… na verdade “a maior loja” da Ron Jon do mundo! Ela fica na A1A, entre o píer e o Sidney Fischer Park, portanto por mais que você não curta surf, o lugar merece uma parada, nem que seja pra dar uma olhadinha (mas duvido que saia de mãos abanando). Do lado de fora, na porta, já é possível entrar no clima, com esculturas de surf, a maior homenageando Kelly Slater, e ainda carros enfeitados, fazendo a gente se sentir naqueles filmes americanos de verão. A loja vende de tudo que você possa imaginar sobre surf, praia.. desde roupas, camisetas, passando por pranchas, long john (roupa de surfista), passando por sandálias, bolsas, brinquedos de praia para crianças, óculos e etc.. vende até produtos de outros esportes, como skate. A loja tem estacionamento próprio e gratuito, sendo inclusive uma outra opção para estacionar e ir à praia, porém é preciso caminhar 2 quadras até chegar na areia.

Ainda no terreno da loja Ron Jon, na área separada para aluguel de equipamentos, prancha, bicicletas, fica o Museu do Surf, que na verdade é uma sala com uma exposição de pranchas antigas, além de uma homenagem ao Kelly Slater e uma parede onde ficam as exposições temporárias, dessa vez que fui tinha uma de fotos de mulheres surfistas da Flórida. Eles não cobram ingresso (se cobrasse não valeria a pena) e apenas sugerem que as pessoas façam doações de $2. Como a loja é um atração por si só, vale a pena passar no museu por já estar ali do lado.. mas não criem expectativa.. é muito pequeno!

Ir ou não a Cocoa Beach?
Bom, se o tempo de viagem é curto, não vale a pena ir até lá. Mas se a idéia é fazer uma pausa, recomendo sim. Também é uma boa opção para quem vai fazer um cruzeiro, pois a cidade fica a 5 minutos do Port Canaveral. Também pode ser uma boa idéia para quem está indo para Miami de carro, pois a praia fica já perto da I95 e no sentido sul. Se a visita ao Kennedy Space Center terminar mais cedo e for no verão,vale dar uma passada na praia, afinal o sol tem se posto por volta das 20:10h, além de ser pertinho!
Não fique desconectado em sua viagem para Orlando, compre aqui um chip pré pago com internet ilimitada
Quer mais dicas de Orlando? Acesse o link com todas as matérias do destino no blog.
Já tem onde se hospedar em Orlando ou Cocoa Beach? Reserve pelo nosso parceiro Booking
Mais fotos de Cocoa Beach
Ola Flávia aqui Leslie – sou paulista e moro Santa Catarina na praia Brava – surfamos e estamos prestes a mudar para Lake Nona – Orlando –
E minha filha compete e treina skate e surf por aqui- acho que minha fuga será cocoa beach: pergunta conhece algum brasileiro ou mesmo americano ou escola de surf que eu poderia manter os treinos dela? Algum Coach por lá que poderia me indicar? Ou caminho para uma comunidade brasileira por lá que eu pudesse entrar em contato? Grata
Olá Flávia tem alguma época do ano em que as ondas ficam melhores para prática do surf estava em dúvida em viajar para Flórida em julho ou em dezembro. Geralmente no inverno no Brasil as ondas ficam maiores .
Oi Pedro, nao entendo muito de ondas mas acredito ser no inverno, pelo que ja vi la
Olá bom dia, estava lendo seu artigo e achei bastante interessante.
Quando fui a cocoa beach presenciei boa parte do que foi citado, mas gostaria de tirar uma dúvida, quando cheguei na cidade vi que várias pessoas andavam em uma moto que parecia ser um triciclo, e vi que eram alugados. Gostaria de saber se você sabe algo a respeito, ou já ouviu falar? Pois me arrependi de não ter alugado e agora em abril estou indo de novo e gostaria de alugar.
Grato desde já
Ola Caio, obrigada! Eu já vi mas não aluguei também. DEve ser ali na orla perto do shopping.
[…] dizer que eu ia à praia toda hora. Mas ele estava ali, podia ver. E não adianta argumentar que Cocoa Beach é a uma hora de Orlando… até porque eu não tenho coragem de levar meninas lá depois que […]
Gostaria de informações de Cleawater
Oi Robson, tem post no blog http://www.viajaretudodebom.com.br/2014/10/30/praias-da-florida-clearwater-beach-costa-do-golfo-do-mexico/
[…] Cocoa Beach: Praia e surf a uma hora de Orlando […]
[…] mar também da costa do Golfo. Já fiz posts sobre as duas praias mais próximas, seja de um lado, Cocoa Beach, como do outro, Clearwater Beach. Mas, pra quem quer apenas surfar, existe uma opção indoor […]
[…] mar também da costa do Golfo. Já fiz posts sobre as duas praias mais próximas, seja de um lado, Cocoa Beach, como do outro, Cleawater Beach. Mas, pra quem quer apenas surfar, existe uma opção indoor dentro […]