Nova York : Como ir do aeroporto JFK a Manhattan

Como ir do JFK para Manhattan?

Como ir do JFK para Manhattan?

Nova York não é uma cidade para se conhecer de carro, o trânsito é bem complicado e os estacionamentos são caríssimos, portanto, alugar um carro no aeroporto JFK é uma opção não recomendada. Mas existem várias opções de se chegar à Manhattan, eu já testei algumas delas, como o metrô, o shuttle e o taxi, mas ainda existem outras e vou descrever todas elas no post para que cada um encontre a sua melhor forma de chegar e sair da cidade.

Taxi

Taxi em NYC

Taxi em NYC

Como em praticamente todo aeroporto do mundo, é fácil encontrar o ponto de taxi no JFK, com os famosos taxis amarelos: normalmente é onde se vê uma fila enorme! Mas não desanime, a organização deles é ótima e a fila anda rapidamente.  O valor da tarifa do aeroporto JFK para qualquer ponto de Manhattan é tabelado, fixo ( flat rate) que hoje está em $52 , e ainda é preciso incluir o valor do pedágio, dependendo do caminho que ele fizer (podendo ser de $5 ou nada, se for pela Queensboro Bridge), e a gorjeta, que deve ser 15% do valor da corrida, isto é, $8.50. O valor total gasto será em torno de $65.50 com pedágio e $60.50 sem pedágio.  Essa é com certeza a opção mais confortável e portanto, mais cara. A notícia boa é que eles não cobram sobretaxa por malas.

Em relação ao tempo gasto, isso depende do trânsito de NYC e da hora que você chegar na cidade, podendo ser um trajeto de 50 minutos ou mais de uma hora e meia.

Para voltar ao aeroporto, o ideal é pedir no hotel que chamem um taxi, pois tem horas que por mais que tenha taxi na rua, não se consegue um desocupado, tipo aquelas cenas de filmes que as pessoas só faltam disputar um taxi no tapa.

 

Shuttle

Usei o serviço de shuttle (van compartilhada) na penúltima visita à cidade, há poucos meses. Estava sozinha e resolvi testar, justamente por ser uma boa opção em termos de valor para uma pessoa: $20 . (esse preço é por pessoa em viagem compartilhada, onde  a capacidade da van é de 10 pessoas).  Na ocasião reservei tudo pela internet, com o Super Shuttle. No site eles perguntam se vai querer round trip (isto é, se vai querer que busque no aeroporto e depois na hora de ir embora leve para o aeroporto), perguntam os horários do voo, companhia aérea e número do voo. O pagamento pode ser feito direto no site e ainda pode pagar a gorjeta no cartão, embora isso não deixe os motoristas felizes, mas eu fiz cara de paisagem para a reclamação dele. Tudo pago, eles te enviam um email com o código da reserva. Já usei o serviço deles em outras cidades, mas o JFK é enorme, e precisei de um pouco mais de paciência para esperar eles me acharem no meu terminal. Confesso que cheguei a dar um telefonema (tem um número de contato na reserva e é bom levar ela impressa), até porque sou ansiosa, mas no final deu tudo certo. O valor total com gorjeta e a taxa, ficou em $25.78 .

Em relação ao tempo gasto, além de depender do trânsito, como no caso dos taxis, vai também depender do trajeto que o motorista da van vai bolar para deixar os outros passageiros. Mas confesso que  curti o passeio, até porque os turistas ficam muito concentrados em Manhattan, a distância entre as paradas é pequena, e motorista de van é igual em todo mundo.. andam super rápido.

Para voltar ao aeroporto de shuttle o processo é o mesmo, na verdade eu já programei a ida e a volta na internet e o código era o mesmo . O bacana é que a preocupação com o horário do voo é praticamente deles e é feita diretamente no sistema na hora da reserva, o que significa que eles podem marcar de te buscar com uma antecedência enorme.

Além do Super Shuttle que testei há 5 meses, tem também o Go Airport, com serviço e preço super parecidos, quando testar conto aqui.

Metrô de NYC

Metrô de NYC

AirTrain com METRÔ

Embora o shuttle seja confortável quando se está sozinha, eu prefiro essa opção, por ser mais rápida e não ter que esperar nada nem ninguém, mesmo que isso signifique que eu tenha que subir as escadas da estação de metrô com a minha mala, afinal nem sempre o hotel fica perto de uma estação com elevadores. Mas calma, não se assustem, pois é uma opção bacana mesmo, rápida e com menor custo.

Para explicar como sair do aeroporto JFK de metrô é preciso explicar primeiro como usar o AirTrain, espécie de monorail. Já mencionei acima que o JFK é imenso! São 8 terminais, e o AirTrain interliga tudo isso, terminais, estacionamentos, enfim, é possível chegar em qualquer área do aeroporto JFK  por ele, de graça, 24 horas por dia e 365 dias por ano.  Ele é de graça mas é preciso pagar um valor para sair dele e pegar o Metrô ou Trem, e custa $5, que podem ser pagos na hora, até mesmo com cartão de crédito, nas maquininhas, e já comprando o Metrocard, no valor que você achar melhor, além de não esquecer de deixar os $5 da saída do AirTrain.  Se a idéia é ficar conhecendo a cidade de Metrô, pode colocar um pouco mais de dinheiro e debitar conforme for usando durante a viagem (cada trecho custa $2.75), se não, coloque o valor apenas da saída com a passagem de metrô será de $7.75 .

Para pegar a conexão com o Metrô é preciso sair na estação Jamaica  do AirTrain. Feito isso, é preciso então se localizar e descobrir qual das 4 linhas do Metrô (E, F, J e Z)  que melhor te atendem, isto é, que vai te deixar mais perto do seu hotel. Sei que o metrô de NYC parece um bicho de sete cabeça para a maioria das pessoas, mas a dica é fazer isso de casa, antes da viagem, e já saber exatamente que linha pegar e estação descer ou até mesmo ver em que momento fazer uma baldeação e trocar de linhas. Para facilitar, vou linkar o mapa do metrô. A linha E é a que normalmente é mais usada pelos turistas, pois é a que vai para Midtown, onde muitos se hospedam, mas de novo, vale a pena olhar e planejar antes, o último hotel que me hospedei eu peguei a linha J e fiz uma pequena baldeação de uma estação, na linha F, para chegar ao hotel.

Em relação ao tempo gasto, varia de 55 minutos até 1:15h , dependendo do número de baldeações que você precisará ou não fazer para chegar a uma estação mais próxima ao hotel.

Para voltar ao aeroporto de metrô, o caminho é o mesmo que usou para chegar, usando a mesma linha porém no sentido contrário em direção à Jamaica.

 

AirTrain com LIRR (trem)

JFK e o acesso para o AirTrain

JFK e o acesso para o AirTrain

De acordo com o próprio site da AirTrain, essa é a maneira mais rápida para se chegar a Manhattan saindo do aeroporto JFK.  Uma das poucas que não testei mas já estou ansiosa pra testar e só não fiz isso porque como o destino é um só, a Penn Station , que fica na altura da 33 st e 7a avenida, logo. necessariamente é preciso usar outro meio de transporte, seja um taxi ou o Metrô. A não ser que o hotel seja ali do lado da estação… e é pensando em um hotel que fique por ali que eu pretendo um dia usar o LIRR.

O processo de saída do aeroporto é o mesmo, pegar o AirTrain, sair na estação Jamaica (lembrando que pra sair do AirTrain é preciso pagar $5, e máquinas estão espalhadas na estação ) e seguir em direção às placas LIRR.  Máquinas para compra dos tickets estão no caminho e basta comprar a passagem com destino à Penn Station, lembrando de reparar no horário que vai embarcar para poder comprar o ticket certo (para os horários de pico os valores são diferentes).

O valor do trajeto do LIRR, com os $5 do AirTrain, sai a $15 . Caso precise de baldeação, considerar mais $2.75 do Metrô ou considerar o valor do Taxi até o hotel, que vai depender da distância. Como a estação não fica distante das atrações turísticas e dos hotéis mais turísticos, o preço não será alto, algo entre $12, $15.

Em relação ao tempo gasto, o site diz que o trajeto do aeroporto  até Manhattan leva 35 minutos.

Para voltar o caminho é o inverso, ir para a Penn Station, comprar o ticket para Jamaica e depois ir de AirTrain para o seu terminal (não esquecendo que vai ter que pagar os $5).

 

NYC Airporter

Outra opção para sair do JFK em direção a Manhattan é o ônibus, e a NYC Airporter   é quem presta esse serviço no aeroporto.  O ônibus sai de 30 em 30 minutos para Manhattan e tem as seguintes paradas: Gran Central Terminal (42 st e Park Avenue) ; Port Authority Bus Terminal (altura da 42 st entre 8a e 9a avenida); Penn Station (altura da 33 st entre a 6a e 7a avenida); e, Bryant Park (entre 40 e 42 st e 5a e 6a avenida).  No site eles dizem que fazem gratuitamente serviço de shuttle (van) para quem ficar em hotéis em Midtown,  entre as 23rd e 63rd streets, desde que tenham comprado o serviço de ida e volta, saindo do ponto do Bryant Park.  Eles inclusive colocam um link com a lista de hotéis que esse serviço é prestado.  Falando em site, é possível comprar as passagens por ele, ficando para o dia da chegada  apenas  a tarefa de encontrar o guichê da empresa nos terminais.

O valor de uma ida ou volta é de $16 e a roundtrip (ida E volta) custa $30.

Em relação ao tempo gasto, deve se considerar mais uma vez o trânsito, podendo ser algo de 1:15h ou chegando ao dobro disso.

A volta é feita fazendo o caminho inverso, lembrando que o shuttle de cortesia levará ao ponto do Bryant Park e de lá que partirá para o aeroporto.

 

 

 

Conclusão

Como falei no começo do post, uma hora pode ser bom pra mim ir de Metrô e AirTrain e em outro momento, com meninas, eu possa preferir um taxi. O fato é que taxi com um passageiro só sai proporcionalmente caro em relação aos outros meios de transporte. Já com 4 pessoas, vale super a pena ir de taxi. O Shuttle tem certo conforto e o preço é justo para uma pessoa. Enfim, espero ter ajudado e se alguém tiver mais dicas, não esquece de deixar nos comentários.

 

Não fique desconectado em sua viagem para Nova Iorque, compre aqui um chip pré pago com internet ilimitada

Já tem onde se hospedar em NYC ? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking

Hotéis em Nova Iorque 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Lala
  2. Jesiel
    • simone
    • Graça
  3. Fernanda
  4. viviane
  5. Adriana
    • Finn
  6. sara agostinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *