Parque Natural Municipal da Prainha e Mirante do Caeté

Prainha vista da trilha para o Mirante do Caeté

Já comentei aqui que a Praia que eu acho mais bonita no Rio de Janeiro é a Prainha. E apesar de ser um local que eu vou há anos, eu nunca tinha ido ao Parque Natural Municipal da Prainha, que fica de frente pra praia.

O Parque foi criando em 2001 e tem uma área de 146,93 hectares. Ele forma um U em volta da praia e a composição da área de preservação com a praia formam um visual incrível. Ele é recoberto por diferentes espécies vegetais, típicas da Mata Atlântica, como restinga e alagados, florestas além de vegetação de costão rochoso.
Abriga fauna e flora  diversificadas, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Pude notar ao caminhar nele que ainda estão reflorestando e retirando espécies daninhas.

de dentro do Parque vendo a Prainha

O parque possui um Centro de Visitantes, um mirante (do Caeté), trilhas ecológicas, pomar e parquinho infantil. O símbolo do parque é a tartaruga marinha verde, espécie ameaçada de extinção mas que pode ser vista ali em frente, na Prainha.

Trilha para o Mirante do Caeté

Fiz a trilha para o Mirante do Caeté, são 800 metros de caminhada, muito bem sinalizados, e o tempo médio de duração de 30 minutos. Dá para ir com crianças e vi várias delas subindo com os pais. Ao longo da trilha é possível ver a Prainha do alto com o Parque “abraçando” ela, total harmonia da natureza.

visual no topo do Mirante do Caeté

No topo o Mirante do Caeté, um visual incrível da Praia da Macumba, Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. Pena que pegamos neblina e não vimos o “Gigante Adormecido” , figura composta pelas montanhas do Rio, no qual a Pedra da Gávea é o nariz de um homem deitado.

surfistas na Prainha

E compensa a subida…e se ficar com calor, é só descer e dar um tchibum na Prainha, curtir o visual e tomar uma água de coco. Quando bateu a fome demos um pulo em Guaratiba para comer frutos do mar, conto no próximo post!

 


Serviços:
Localização:
  Avenida Estado da Guanabara, s/nº Grumari

Horário:  terça à domingo de 8h às 18h
Tem estacionamento que é o mesmo da Prainha.
O Parque tem banheiros na entrada e duchas.

Quer mais dicas do Rio de Janeiro dadas por uma carioca apaixonada pela cidade? Entre nesse link

Já tem onde se hospedar no Rio? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking

Hotéis no Rio de Janeiro 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Adriana Gomes
  2. Rodrigo Santos
  3. Dalila
      • Lais Coutinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *