Conhecendo a pé um pouco da história do Rio de Janeiro
Chega a ser engraçado.. viajo por vários lugares, pesquiso, estudo, procuro fazer todos os tours e imersão na história do lugar, mas só aos 3.8 aninhos eu fui fazer um tour nesse sentido na minha cidade. E não é que eu não conhecesse os lugares.. mas são normalmente lugares que passamos batido, às vezes todos os dias, mas a gente nem repara em nada, tudo por conta da correria do dia-a-dia.
Foi com a 4ª edição do Raid Sem Destino que teve o apoio do Rio Walks que eu tive a oportunidade de vivenciar isso.Fizemos uma parte do tour denominado “Amantes da História” pelo Rio Walks . Nosso ponto de encontro foi na Praça XV e lá mesmo tivemos “aulas” da história não só da Praça, como do Paço Imperial, sobre o porto, e a família real. O legal é que as informações dadas pelos guias passam não apenas pela história como pelas curiosidades daquela época, como qual foi a janela que D. Pedro I anunciou sua permanência no Brasil, no Dia do Fico e o significado das posições dos cavalos nas esculturas, que contam se o cavalheiro foi a uma guerra, se foi e voltou ou se foi e morreu por lá. Ia contar aqui mas vou deixar a curiosidade para que façam o tour 😉
Da Praça XV fomos no Arco dos Teles, e confesso que foi a primeira vez que entrei… E amei! Ao entrar nas ruas e vielas da Travessa do Comércio parece que voltamos no tempo e estamos no Brasil colonial.
Passamos por sobrados (que de acordo com a quantidade de pavimentos era possível saber quem eram os mais ricos), calçamentos de pedra, antigas luminárias em arco, cantarias, gradis e calçadas estreitas.
Passamos também pela casa onde morou Carmem Miranda. Hoje a Travessa do Comércio é conhecida como um pólo gastronômico, e vale a pena experimentar um dos restaurantes. Eu já fui na Brasserie Rosário e recomendo.
Passamos pela Casa de Cultura França Brasil e pelo CCBB, onde demos uma entrada rápida pra conferir a exposição Corpos Presentes de Still Being. Quando íamos entrar na Candelária ela foi fechada.. 🙁
Nossa parada final foi no Mosteiro de São Bento , que foi fundado em 1590. Quem vê o Mosteiro de fora não imagina a riqueza da Igreja, da preocupação dos detalhes. É realmente lindo! Pena que não deu, nem daria, para asssistirmos a missa em canto gregoriano, está na minha listinha do que ainda fazer por ali. Realmente vale a pena fazer esses tours, não são demorados e se aprende muito sobre a cidade, na verdade sobre a nossa história, sendo carioca ou não, porque é a história do Brasil. E eu sempre bato na mesma tecla que os turistas precisam saber que o Rio não é só Copacabana-Cristo-Pão de Açúcar. O Rio é muito mais que isso!
Mais fotos do passeio na fan page.
Pingback: Rio de Janeiro é tudo de bom
Pingback: Descobrindo o centro do Rio de JaneiroTerritórios | Explorando territórios em diversos estilos
Patricia
Oi Flávia, eu quero muito fazer um passeio desse pelo RJ. Acho que a Rio Walks nao existe mais. Vc conhece alguma outra agencia que faça o tour a pé pelo RJ?
Grata pelo teu retorno!
Aline Brasil
Adorei o post. Tenho uma enorme.vontade d fazer esse passeio historico pelo RJ. Nos.fale como fazer para participar deste passeio historico.