La Pedrera, mais uma obra linda de Gaudi

Nada menos que a maior metrópole da Europa dentre as localizadas na costa do Mediterrâneo, a segunda maior cidade da Espanha e a principal cidade da Catalunha. Essa é Barcelona! Tenho um carinho especial pela cidade, e acho que é o tipo de cidade que dá facilmente para morar. E tem praia.. 🙂 Mas acho que o que mais impressiona em Barcelona é o legado que Antonio Gaudí deixou nela, o que a deixa diferente de qualquer cidade do mundo.

Apesar de ser corrido, e principalmente de não dar tempo de curtir Barcelona como ela merece, com esse roteiro dá pra conhecer os pontos principais em três dias.

 

Primeiro dia: dia de Gaudi – City Tour com ônibus 

Sagrada Família

Sempre recomendo esse city tour em Barcelona, acho que quando se tem pouco tempo é a maneira mais fácil de se conhecer. Alguns pontos são distantes e já que é preciso pegar algum meio de transporte o ônibus turístico funciona melhor, até porque mesmo dentro dele se conhece melhor a cidade do que de metrô.. O legal dele é que você pode descer no ponto turístico que lhe interessou, conhecer , e voltar ao ponto para pegar outro ônibus e continuar o trajeto. Fiz com essa empresa, que tem 3 rotas e recomendo começar com a  Ruta Blava, pois pega pontos distantes e ao mesmo tempo imperdíveis, e que merecem a descida do ônibus, como  La PedreraSagrada Família, Parc Guell e o estádio do Barcelona (não há um homem que não queira conhecer rs).

Parc Guell

O  bilhete é único e pode fazer as outras também, inclusive tem paradas que fazem essa conexão, mas eu ainda prefiro conhecer o máximo possível da cidade à pé. A Sagrada Família, maior obra de Antonio Gaudi que viveu nela por 16 anos e que ainda está em construção merece uma visita de pelo menos 1 hora. O lindíssimo Parc Guell, considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, merece, tanto pelo seu tamanho, beleza e vista, ao menos 2 horas de visitação. É um dia de imersão nas obras de Gaudí e faz qualquer um sair da cidade fã dele, mesmo que não entenda muito de arquitetura. Se organize nas paradas para que a Sagrada Familia fique para a parte da manhã e o Parc Güell para o começo da tarde.

 

arquitetura gótica na Catedral

Segudo dia : Barri Gòtic, o centro de Barcelona e parte mais antiga da cidade.

La Rambla, perto do Monumento a Colombo

A Plaza Catalunya é a praça central de Barcelona e pode ser o ponto de partida. Era lá que ia diariamente e onde tem um El Corte Inglés que era meu ponto de referência. Trata-se de uma mega loja de departamento que vale a pena dar uma conferida.

La Boqueria

Saindo da Plaza Catalunya em direçao ao mar você vai chegar nas Ramblas. O nome Las Ramblas vem do árabe ramla, que significa “leito de rio seco. É um tipo de rua larga e com grande movimentação de pedestres típica da Catalunha. Possui várias lojas, cafés, restaurantes, floriculturas e performaces de vários tipos (mímicos, atores, músicos etc.). Vive lotada principalmente de turistas e por isso mesmo é um lugar pra ficar atento à bolsa.

produtos brasileiros

Ao caminhar pelas Ramblas não deixe de entrar uns minutos em La Boqueria, cheguei a encontrar pão de queijo e outros produtos brasileiros lá. Siga pela esquerda, pela Portaferissa e caminhe por entre as ruazinhas até chegar na Catedral da cidade. Vale a pena entrar nessa linda construção em estilo gótico. E seguindo o mesmo estilo de construção, dê um passeio pelo bairro gótico admirando a arquitetura da baixa idade média.
Volte para a Rambla e continue indo em direção ao mar. Ao final das Ramblas você vai encontrar o Monumento a Colombo, u ma das principais estátuas de Barcelona. È possível subir até a base da estátua, mas com 3 dias é melhor só tirar fotos de fora. Depois é só voltar um pouco pelas Ramblas e terminar o dia no Museu Picasso .

 

Terceiro dia: Montjuic :Teleférico, Castelo, Mirador de l’Alcalde, Fundação Miró. Port Olimpic e Praias.

Pode-se chegar lá pegando o metrô até a Plaça Espanya  e subir até o Palácio do Montjuic. Subindo  mais um pouco se chega no  Estádio Olímpico, mas recomendo ir direto para o Castelo de teleférico . Se conseguir se organizar dá tempo de visitar a Fundação Miró. Mas também é possível ir com o ônibus de turismo pela Linha Vermelha.

as famosas torres de Barcelona no Port Olimpic

Essa mesma linha  leva até o Port Olimpic. Dali vale a pena dar uma caminhada : indo para a esquerda,vai passar pelas praias Nova Icària, Bogatell, Mar Bella e a Nova Mar Bella.

comer uma paella na beira do mar , tudo de bom

Eu fui para o lado direito que passa pela Barceloneta, bem badalada e onde comi uma paella em frente ao mar.

Já tem hotel para se hospedar em Barcelona? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking e ajude o blog:

Hotéis em Barcelona