*atualizado 08/02/2018 Depois de o post foi feito, Paraguai e Aruba também começaram a exigir o certificado

Mais um verão e pelo segundo ano só se fala em febre amarela no Brasil, principalmente regiões de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. E muita gente, por estar morando em regiões nas quais é preciso tomar a vacina ou por estar indo viajar para estes lugares, está tomando a vacina e minha dica é: aproveita que está tomando a vacina e peça seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que é emitido pela Anvisa . Assim já estará com tudo ok caso viaje para um destino que precisa apresentar o certificado.

Falo isso por dois motivos, primeiro porque eu esqueci de pedir o meu,  só que não sei onde está meu cartão de vacinação e não tenho ideia de como resolver isso. Segundo porque se precisar viajar para um destino que precise do certificado e for tentar em uma época tumultuada como agora, o certificado pode demorar cerca de 3 meses, como está acontecendo agora em São Paulo. Enfim… peça assim que puder pra garantir não ter problemas depois perto da viagem. Lembrando que é preciso tomar a vacina 10 dias antes da viagem.

Países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) da Anvisa

Com o surto de febre amarela no Brasil que aconteceu ano passado, alguns países voltaram a exigir o certificado internacional de vacinação, como Bolívia, Colômbia, Cuba, Equador, Panamá, Nicarágua e Venezuela. A lista conta com mais de 100 países e é sempre atualizada, portanto vale a pena entrar no portal da Anvisa, que é alimentado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que informa a exigência ou não do certificado internacional.

Por alto vou citar uns países (a lista completa você encontra nesse link)  além desses que escrevi no parágrafo acima: Austrália, Países e ilhas do Caribe, Haiti, Honduras, Costa Rica, China, Indonésia, Egito, Equador, Filipinas, quase toda a África, Ilhas Fiji, Ilhas Mauricios, Polinésia Francesa, Suriname, Tailândia, Líbano, Jamaica, Malta, República Dominicana (exige para quem tem a origem no ES e MG) , Singapura, Nepal, Índia, entre outros. Diria que resumidamente toda a América Central, alguns países da América do Sul, Caribe, alguns países (poucos) da Europa, como Malta,  África e Oceania. E tende a aumentar a lista pois o Brasil continua com surto de febre amarela.

Mais uma vez super recomendo o link da Anvisa, que vale não apenas para Febre Amarela mas como para se previnir de outras doenças que você pode encontrar no destino: Portal Viajante 

Lembrando mais uma vez que é preciso vacinar com 10 dias de antecedência da viagem!

Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) da Anvisa para viajar

Primeiro passo: Tomar a vacina

Pra quem não sabe a vacina é tomada em postos de saúde municipais ou estaduais (gratuitamente) ou até mesmo nas clínicas particulares. O ideal é levar, além da identidade, a caderneta de vacinação.

Alguns dos postos de saúde públicos oferecem o Certificado Internacional ao mesmo tempo, mas nem todos os lugares é assim. Minha sugestão é tentar ir em um desses postos para que seja tudo mais fácil e rápido.

Assim que tomar a vacina você receberá um comprovante de que tomou ela. É com esse comprovante que você irá emitir o Certificado Internacional.

Caso não possa tomar a vacina por alguma recomendação médica, é preciso fazer um atestado médico em inglês ou francês, a Anvisa disponibiliza o link de exemplo.

Segundo passo: Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA

Se você estiver em um posto que além de vacinar emite o Certificado Internacional é bem provável que isso não seja necessário. Mas fique atento pois com o surto a procura está maior e pode ser que tenha que fazer o pré cadastro.

O pré cadastro é feito nesse site: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/  . Você tem que ir em “cadastrar novo” . E aí você deverá realizar o agendamento para pegar o Certificado. É esse agendamento que está demorando até 3 meses pra ser atendido no Estado de São Paulo. Por isso faça tudo com bastante antecedência!

Terceiro passo: Comparecer ao estabelecimento que emitirá o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)

A Anvisa tem centros de atendimento em todo o país e a lista está aqui nesse link. E é lá que você deverá comparecer na hora agendada no cadastro, levando o seu comprovante de vacinação e identidade original com foto.

Hoje, por conta da alta procura, eles estão priorizando quem está de viagem marcada para destinos que exigem o Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia, e pedem comprovante. Vale reserva de passagem, reserva de hotel , enfim qualquer coisa que mostre a proximidade da viagem.

Apenas menores de 18 anos não precisam comparecer ao centro de atendimento, bastando um dos pais irem.

Dúvidas comuns a respeito do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP):

  • P:Existe a possibilidade de emitir o certificado com o número do passaporte, vale a pena?
    R: Depende. O certificado tem validade de 10 anos e o Certificado é válido por toda a vida. Logo não vale a pena.
  • P: Existe uma vacina que é pra vida toda e outra que não, como saber?
    R: A inteira, que sempre foi administrada até janeiro de 2018 é para a vida toda. A fracionada não. De acordo com o site da Anvisa, as doses da vacina contra febre amarela e que são fracionadas começaram a ser administradas em 25 de janeiro de 2018 e em apenas algumas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.  Se você tomou a vacina antes dessa data, tomou a dose inteira que é válida por toda a vida. A vacina fracionada tem a validade de 8 anos.
  • P: Tomei a vacina fracionada e agora viajarei para um país que precisa do certificado, preciso de uma nova dose?
    R: Sim. O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia só é emitido para quem toma a dose inteira da vacina contra febre amarela.
  • P: E quem não pode tomar a vacina de febre amarela, como faz para viajar?
    R: Caso a pessoa não possa tomar a vacina é preciso que emita um atestado médico de isenção de vacina, escrito em inglês ou francês. A Anvisa disponibiliza um modelo nesse link.
  • P: Tenho voo com conexão em países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, tenho que levar o Certificado?
    R: Não. Isso acontece por exemplo para quem vai aos Estados Unidos pela Copa Airlines passando pelo Panamá, não precisa do Certificado porque não é necessário para entrar nos EUA, destino final. Mas de novo eu recomendo que olhem o link que postei da Anvisa sobre as exigências de cada país, pois isso muda muito.
  • P: E se eu tomar a vacina com menos de 10 dias para a viagem?
    R: Existe grandes chances de ter problemas no aeroporto ou no destino final. Faça tudo com muita antecedência principalmente agora com o surto no Brasil.
  • P: Estou fazendo uma volta ao mundo e não sei exatamente quando irei para países que exigem Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia e não tenho como comprovar a ida ao destino, como fazer?
    R: Nesse caso você realiza o cadastro normalmente no site e na hora que chegar lá explica o seu caso para o atendente.
  • P: Já me vacinei e perdi o Certificado Internacional e também a carteira de vacinação, o que faço?
    R: Você deve marcar um novo agendamento nos postos da Anvisa. A partir dos seus dados no cadastro será possível emitir uma nova via do documento.
  • PEstou no viajando, fora do país, e perdi o certificado, o que devo fazer?
    R: Primeiro deve procurar o consulado brasileiro e fazer a solicitação informando seus dados pessoais (nome, data de nascimento, documento de identidade, CPF). O consulado vai enviar a solicitação para a Anvisa e esta gerará a segunda via do CIVP. O Consulado então será orientado a emitir o certificado, carimbá-lo e assiná-lo, entregando este ao viajante.
  • P: Não encontro data disponível para agendamento antes da minha viagem. O que devo fazer?Alguns postos utilizam o agendamento pelo sistema SISPAFRA, outros não têm esse serviço. Se você não conseguiu agendamento e está com viagem marcada para países que exigem CIVP, compareça ao serviço de emissão de CIVP mais próximo para ser atendido.  A lista está nesse link.

 

Se vocês têm alguma outra dúvida sobre o assunto faça nos comentários que a gente corre atrás de descobrir! Ainda estou tentando descobrir se eles têm como ver que eu fui vacinada em 2013 pois não tenho o certificado nem o comprovante de vacinação… Quando descobrir eu conto aqui!