*atualizado 08/02/2018 Depois de o post foi feito, Paraguai e Aruba também começaram a exigir o certificado
Mais um verão e pelo segundo ano só se fala em febre amarela no Brasil, principalmente regiões de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. E muita gente, por estar morando em regiões nas quais é preciso tomar a vacina ou por estar indo viajar para estes lugares, está tomando a vacina e minha dica é: aproveita que está tomando a vacina e peça seu Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), que é emitido pela Anvisa . Assim já estará com tudo ok caso viaje para um destino que precisa apresentar o certificado.
Falo isso por dois motivos, primeiro porque eu esqueci de pedir o meu, só que não sei onde está meu cartão de vacinação e não tenho ideia de como resolver isso. Segundo porque se precisar viajar para um destino que precise do certificado e for tentar em uma época tumultuada como agora, o certificado pode demorar cerca de 3 meses, como está acontecendo agora em São Paulo. Enfim… peça assim que puder pra garantir não ter problemas depois perto da viagem. Lembrando que é preciso tomar a vacina 10 dias antes da viagem.
Países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) da Anvisa
Com o surto de febre amarela no Brasil que aconteceu ano passado, alguns países voltaram a exigir o certificado internacional de vacinação, como Bolívia, Colômbia, Cuba, Equador, Panamá, Nicarágua e Venezuela. A lista conta com mais de 100 países e é sempre atualizada, portanto vale a pena entrar no portal da Anvisa, que é alimentado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que informa a exigência ou não do certificado internacional.
Por alto vou citar uns países (a lista completa você encontra nesse link) além desses que escrevi no parágrafo acima: Austrália, Países e ilhas do Caribe, Haiti, Honduras, Costa Rica, China, Indonésia, Egito, Equador, Filipinas, quase toda a África, Ilhas Fiji, Ilhas Mauricios, Polinésia Francesa, Suriname, Tailândia, Líbano, Jamaica, Malta, República Dominicana (exige para quem tem a origem no ES e MG) , Singapura, Nepal, Índia, entre outros. Diria que resumidamente toda a América Central, alguns países da América do Sul, Caribe, alguns países (poucos) da Europa, como Malta, África e Oceania. E tende a aumentar a lista pois o Brasil continua com surto de febre amarela.
Mais uma vez super recomendo o link da Anvisa, que vale não apenas para Febre Amarela mas como para se previnir de outras doenças que você pode encontrar no destino: Portal Viajante
Lembrando mais uma vez que é preciso vacinar com 10 dias de antecedência da viagem!
Como emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) da Anvisa para viajar
Primeiro passo: Tomar a vacina
Pra quem não sabe a vacina é tomada em postos de saúde municipais ou estaduais (gratuitamente) ou até mesmo nas clínicas particulares. O ideal é levar, além da identidade, a caderneta de vacinação.
Alguns dos postos de saúde públicos oferecem o Certificado Internacional ao mesmo tempo, mas nem todos os lugares é assim. Minha sugestão é tentar ir em um desses postos para que seja tudo mais fácil e rápido.
Assim que tomar a vacina você receberá um comprovante de que tomou ela. É com esse comprovante que você irá emitir o Certificado Internacional.
Caso não possa tomar a vacina por alguma recomendação médica, é preciso fazer um atestado médico em inglês ou francês, a Anvisa disponibiliza o link de exemplo.
Segundo passo: Realizar o pré-cadastro no SISPAFRA
Se você estiver em um posto que além de vacinar emite o Certificado Internacional é bem provável que isso não seja necessário. Mas fique atento pois com o surto a procura está maior e pode ser que tenha que fazer o pré cadastro.
O pré cadastro é feito nesse site: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/ . Você tem que ir em “cadastrar novo” . E aí você deverá realizar o agendamento para pegar o Certificado. É esse agendamento que está demorando até 3 meses pra ser atendido no Estado de São Paulo. Por isso faça tudo com bastante antecedência!
Terceiro passo: Comparecer ao estabelecimento que emitirá o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)
A Anvisa tem centros de atendimento em todo o país e a lista está aqui nesse link. E é lá que você deverá comparecer na hora agendada no cadastro, levando o seu comprovante de vacinação e identidade original com foto.
Hoje, por conta da alta procura, eles estão priorizando quem está de viagem marcada para destinos que exigem o Certificado Internacional de Vacina e Profilaxia, e pedem comprovante. Vale reserva de passagem, reserva de hotel , enfim qualquer coisa que mostre a proximidade da viagem.
Apenas menores de 18 anos não precisam comparecer ao centro de atendimento, bastando um dos pais irem.
Dúvidas comuns a respeito do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP):
- P:Existe a possibilidade de emitir o certificado com o número do passaporte, vale a pena?
R: Depende. O certificado tem validade de 10 anos e o Certificado é válido por toda a vida. Logo não vale a pena. - P: Existe uma vacina que é pra vida toda e outra que não, como saber?
R: A inteira, que sempre foi administrada até janeiro de 2018 é para a vida toda. A fracionada não. De acordo com o site da Anvisa, as doses da vacina contra febre amarela e que são fracionadas começaram a ser administradas em 25 de janeiro de 2018 e em apenas algumas regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Se você tomou a vacina antes dessa data, tomou a dose inteira que é válida por toda a vida. A vacina fracionada tem a validade de 8 anos. - P: Tomei a vacina fracionada e agora viajarei para um país que precisa do certificado, preciso de uma nova dose?
R: Sim. O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia só é emitido para quem toma a dose inteira da vacina contra febre amarela. - P: E quem não pode tomar a vacina de febre amarela, como faz para viajar?
R: Caso a pessoa não possa tomar a vacina é preciso que emita um atestado médico de isenção de vacina, escrito em inglês ou francês. A Anvisa disponibiliza um modelo nesse link. - P: Tenho voo com conexão em países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, tenho que levar o Certificado?
R: Não. Isso acontece por exemplo para quem vai aos Estados Unidos pela Copa Airlines passando pelo Panamá, não precisa do Certificado porque não é necessário para entrar nos EUA, destino final. Mas de novo eu recomendo que olhem o link que postei da Anvisa sobre as exigências de cada país, pois isso muda muito. - P: E se eu tomar a vacina com menos de 10 dias para a viagem?
R: Existe grandes chances de ter problemas no aeroporto ou no destino final. Faça tudo com muita antecedência principalmente agora com o surto no Brasil. - P: Estou fazendo uma volta ao mundo e não sei exatamente quando irei para países que exigem Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia e não tenho como comprovar a ida ao destino, como fazer?
R: Nesse caso você realiza o cadastro normalmente no site e na hora que chegar lá explica o seu caso para o atendente. - P: Já me vacinei e perdi o Certificado Internacional e também a carteira de vacinação, o que faço?
R: Você deve marcar um novo agendamento nos postos da Anvisa. A partir dos seus dados no cadastro será possível emitir uma nova via do documento. - P: Estou no viajando, fora do país, e perdi o certificado, o que devo fazer?
R: Primeiro deve procurar o consulado brasileiro e fazer a solicitação informando seus dados pessoais (nome, data de nascimento, documento de identidade, CPF). O consulado vai enviar a solicitação para a Anvisa e esta gerará a segunda via do CIVP. O Consulado então será orientado a emitir o certificado, carimbá-lo e assiná-lo, entregando este ao viajante. - P: Não encontro data disponível para agendamento antes da minha viagem. O que devo fazer?Alguns postos utilizam o agendamento pelo sistema SISPAFRA, outros não têm esse serviço. Se você não conseguiu agendamento e está com viagem marcada para países que exigem CIVP, compareça ao serviço de emissão de CIVP mais próximo para ser atendido. A lista está nesse link.
Se vocês têm alguma outra dúvida sobre o assunto faça nos comentários que a gente corre atrás de descobrir! Ainda estou tentando descobrir se eles têm como ver que eu fui vacinada em 2013 pois não tenho o certificado nem o comprovante de vacinação… Quando descobrir eu conto aqui!
Gostaria de saber se poderá haver alguma dificuldade de embarcar na Colômbia mesmo com o certificado internacional de insenção da vacina da febre amarela,pois não posso Tomá la
Boa tarde!!
Moro nos Eua e vou visitar minha familia no Brasil. Tenho conexão em El Salvador e em Bogota(Colombia) …preciso da tomar a vacina da Febre Amarela?
Você precisou do certificado?
por motivos de saúde eu nao posso tomar vacina pra febre amarela e pretendo viajar pra colombia no proximo mês.
Minha médica emitiu um relatorio informando que nao posso tomar o remedio, mas estando de acordo que faça a viagem
Há alguma outra providencia que você me orienta a tomar?
Tive o mesmo problema que inclusive estou na justiça contra a Latam, que não me deixaram embarcar. Tive que voar de Gol…
A questão é que tinha o atestado que não podia tomar em vacina somente no celular, o que de acordo com o site da Anvisa, não é necessário nenhum cópia dele, porém a Latam me exigiu o original, o que não é obrigatório, algo que a Gol informou. Pra você não ter stress, aconselho que leve seu atestado à Anvisa no próprio aeroporto (se estiver funcionando no dia, o que no meu caso também nao estava funcionando) para que validem se atestado (isso no site deles é claro que não é obrgatpório a validação, porém, dependendo da cia área, como no meu caso, vao te exigir e ai vai ter dor de cabeça). Hoje estou em um processo contra a LAtam exatemente por esse motivo.
Olá Flávia. Tudo bem?
Estarei indo para os EUA no proximo dia 15 e farei conexao de 50 minutos em Lima; não ha tempo para tirar o certificado internacional, mas, tomei e tenho o comprovante da vacina contra febre amarela. Terei problemas?
Hoje, no site da ANVISA – FONTE OMS – datado com 24/07/18 , que no momento nao ha exigencia de certificado. Situação: Ausencia de Alertas ou Exigencias de saude publica.
Muito grato.
Leandro
Bom dia!
É necessário tomar a vacina para ir para os Estados Unidos (Chicago)
não
Olá, boa noite!
vou viajar para Cancun dia 16 de julho, meu voo terá escala de 1 hora no Panamá, preciso tirar o CIVP?
Não
Olá Flávia,
Eu sou brasileiro que mora nos EUA, e queria saber se necessito da vacina se eu DESEMBARCAREI no Panamá. (minha passagem sai dos EUA mas tenho passaporte brasileiro…)
Obrigado pela atenção.
Olá, acredito que não, porque o que conta é de onde você está saindo.
Mto obrigado!!!
Oi Oscar,
voce conseguiu entrar sem problemas?
Minha situacao e parecida (passaporte brasileiro, vivendo nos eua, viajando para a Costa Rica). A vacina aqui e muito cara, entao so queria tomar em ultimo caso.
Obrigada!
Isa, deu certo pra vc?
Estou na mesma situação embarcando pra Costa Rica e moro nos EUA.
Obrigada,
Olá Flávia,
Eu sou um brasileiro que mora nos EUA, mas com passaporte brasileiro. Pretendo desembarcar no Panamá. Como brasileiro eu preciso da vacina ou já que não “provenho” do Brasil não necessito?
Obrigado!
Preciso de certificado de vacina de febre amarela para viajar para Cancun? Obrigada
Não.
Tenho o certificado de vacinação e o prazo de validade expirou. Estive no posto da Anvisa para renovar e me informaram que não é necessário renovar, porém gostaria de uma confirmação pois no cartão consta a data de vencimento do certificado. Procede essa informação? Obrigada.
Oi Cynara, agora o certificado é valido para sempre, mas eu se fosse você tentaria trocar o seu expirado por um novo. Eles estão implicando com isso mas é o melhor a fazer para não ter problemas. Insista em outros lugares
Olá, tudo bem?
Eu tomei a dose inteira da vacina em 2007, mas infelizmente em 2012 fui furtada na India e levaram meu passaporte com meu certificado. O posto que tomei na época no centro do Rj, não tinha nem computador e acredito não existir mais lá. Como faço para ter uma segubda via do meu certificado?? Pois eu não tenho como provar e atualmente não posso tomar outra dose ppr questões de saúde. Tenjo viagem p a India marcada. Grata e aguardo ajuda.
Toma a vacina novamente, não tem problema algum. Talvez tenha que dizer nunca tomou rsss.
Bom dia,
Viajarei para os EUA na semana e farei conexão na Colombia por 3:30, preciso apresentar o certificado de vacinação?
Obg.
Oi, Flávia! Estou indo para o peru (apenas Lima) agora no início de abril e estou achando as informações em relação à vacina desencontradas . As listas oficiais apenas recomendam a vacina, mas alguns sites de viagens e de esportes (jogo do Santos em Cusco) falam que é exigida. Gostaria de sabe fazer a real situação para poder correr atrás do certificado internacional a tempo… obrigada!
Oi Kenia, eu já tinha visto no site da Anvisa que não precisa da vacina. Aí entrei no site do país. E lá diz que não precisa vacina para entrar. Se quiser conferir olha aqui https://www.peru.travel/pt-br/planeje-sua-viagem/entrada-no-peru.aspx
Oi Flávia, tudo bem?
No arquivo completo dos países que exigem a vacina mostra data de 2017. Sabe se os EUA foram inclusos este ano? Li uma reportagem que dizia que sim.
Obrigada!
Oi Cynthia, até agora os EUA não entraram na lista. E é difícil que entrem pois é uma doença de países tropicais.
Minha filha está vindo passear aqui, vindo dos EU A com seus filhos 2 e 4 anos, tem como eles vacinarem lá? Estou muito preocupada devido o surto aqui no Brasil.
Ola Regina, depende da área, se for em MG ou SP eu recomendo que vacine, embora hj a recomendação seja que todos se vacinem. O verão tá acabando (já acabou, só o calor que ficou rs) mas a época crítica vai embora com a mudança de estação. Minhas filhas não têm vacina e vem em maio e eu não irei vaciná-las nos EUA, se for o caso vacinarei aqui no Rio mesmo
Tomei a Vacina em 99 porém na minha carteirinha não consta o lote, a anvisa não quis emitir o certificado dessa vacina e me dera outra vacina, porém minha viagem está chegando e vai fazer somente 5 dias que tomei a vacina.
Corro risco no aeroporto ? irei para rep, dominicana
Ola Mayara, pode ser que tenha problema sim. Depois conta aqui!
Ola Flavia!
Estou indo para a Cidade do México sem conexão ou escala, sendo assim não preciso da vacina certo?
Obrigada
Não precisa!
Muito obrigada Flávia!
Fui informada que para a Colômbia exige certificado de vacina, vi seu comentário aqui que para República Dominicana não precisa, fiquei confusa.
O problema é que além de ter 76a tenho muita alergia, não posso tomar nenhum anti inflamatório, e sofro de espasmo de glote, posso levar um atestado sobre isso ou corro risco de mesmo assim ser impedida.
Fiquei confusa. Então, agora a Colômbia está exigindo o certificado internacional de vacina de febre amarela, já a República DOminicana exige para quem é de MG e ES. Caso não possa tomar vacina, no post tem o link do modelo de atestado que deve ser feito em inglês ou francês
Ola Wilma, eu que fiquei confusa. Mas vamos lá.. Colômbia exige sim e República Dominicana exige de quem sai de MG ou ES. E se tiver problema para tomar vacina, tem o modelo do atestado no post, precisa ser em inglês ou francês
Estou indo de moto para Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, esses paises precisam ou não que eu tome a vacina?
Argentina tá precisando??
Olá!
Você disse que a vacina inteira, que sempre foi administrada até janeiro de 2018 é para a vida toda. A questão é que eu tomei há 9 anos e na carteira de vacinação está escrito “10 anos” e lembro que a mulher falou que teria que tomar novamentr após 10 anos. Inclusive no certificado internacional diz que é válido por 10 anos também. Afinal, tem que tomar a vacina de novo ou não? Não me falaram que era pra vida toda.
Oi Barbara, não era para toda a vida o que informavam, também fiquei surpresa e descobri quando fui escrever esse post. Falavam de reforço em 10 anos. Acredito que eles tenham estudado e viram que não é mais necessário o tal reforço (tb está no meu a mesma frase que precisa). Agora o site da Anvisa diz que é pra vida toda a vacina inteira (a antiga) e a fracionada não (a que começaram a dar em alguns lugares em janeiro/2018).
O que eu recomendo? Levar o comprovante da vacina para os lugares que emitem o certificado internacional e emitir o novo certificado sem a data expirada.
Oi Flávia
Vou viajar p Europa em Setembro , e estes países não exigem o certificado.Corro o risco destes exigirem até lá, como aconteceu com Paraguai e Aruba ?
Obrigado e parabéns pelo blog q acompanho.
Bruno
Oi Bruno, como vai? Obrigada por acompanhar o blog!O risco é bem pequeno, já que praticamente nenhum país da Europa exige (exceção de Malta) pois é uma doença tropical
Tenho outra filha, de 35 anos, que vai pro Japão mas não quer tomar aqui porque diz que tem medo das reações colaterais. Ela diz que japão não pede esse certificado…procede? Pode ir sem vacina pra la? A escala é nos EUA, ela para pra fazer conexão lá…e quer saber se nos EUA tb não precisa…
Não precisa para ir nos EUA
Minha filha (brasileira) mora em Londres e vem com o namorado pro Brasil por 15 dias em maio. Nem ela e nem o namorado nunca tomaram vacina de febre amarela. Eles devem tomar antes de vir pro Brasil?
oi Giselle, acho que depende para onde está indo, se é um lugar que está com mais casos ou não.
Meu filho tomou em 2009 a vacina…tinha 1 ano e 10 meses. Precisa tomar reforco?? Obrigada
Olá, pelo que está no site da Anvisa não precisa tomar mais, é pra toda a vida. Antes eles pediam reforço, agora não mais.
minha mae esta fazendo o tratamento de cancer e por recomendacao medica nao pode tomar a vacina. Ela quer vir para os EUA em maio/2018.Ela está isenta da vacina? ou tem o seu medico fazer um atestado em ingles dizendo que nao pode? este atestado tem que ser reconhecido em cartorio? obrigada, favor me informe por favor
Vir para os Estados Unidos não tem probemas pq não exigem o certificado. E caso ela viaje pra algum destino que peça, no post eu coloquei o link de um exemplo da declaração que ela precisa fazer em inglês ou francês atestando que ela não pode tomar vacina. É um atestado médico e pelo que li não precisa ser reconhecido em cartório não, apenas ter carimbo e assinatura.
boa tarde!!! vou viajar dia 08/02 para EUA com conexão no panamá , preciso tomar a vacina
Olá, não precisa em voo de conexão passando pelo Panamá, acabei de fazer isso sem o certificado.
Boa tarde Tomei a vacina em Dezembro e nao estou conseguindo agendar para pegar a carteirinha, vou para os EUA e sei que por enquanto nao é preciso, mas se eles começarem a pedir como eu faço?
obrigado
Oi Adriano, pelo q vi o máximo é 3 meses pra agendar. Caso vc esteja preocupado, pode ir no lugar que emitem o certificado e esperar na fila. Mas pode ficar tranquilo que não deve ter problema não.
Boa noite! Tenho viagem marcada pra europa, desembarcarei em Paris, mais irei pra alguns paises, Republica Checa, Polonia e Alemanha, precisarei da vacina?
Maioria da Europa não pede o certificado.
Irei ao Uruguai daq pocuos dias.. e não encontro o comprovante da vacinação… ela esta exigindo?
Obrigada
Uruguai ainda não está pedindo não
Irei ao Uurguai… e não encontro meu comprovante de vacinção…eles estão exigindo?
Obrigada
Tenho uma Viagem para Punta Cana, com conexão no Panamá, é necessário o certificado de vacinação?
pelo que li no site não precisa para a República DOminicana e conexão tb não precisa
Tomei a vacina em 2008, e no cartão pede para repetir em 2018, devo ter tomado a dose fracionada, tomei a vacina em Portugal , o que faço?
Ola Alessandra, o site da Anvisa diz que basta tomar uma vez e não precisa tomar de novo.(a não ser a fracionada)
Olá. Tenho um filho que mora no Chile e está vindo ao Brasil no dia 06 de fevereiro de 2018 e volta para lá no dia 29 de fevereiro. O voo dele sairá de Santiago, terá conexões na vinda em Buenos Aires, Brasília e descerá em João Pessoa. Na volta ele fará conexão em São Paulo e Assunção para chegar em Santiago . Ele precisará se vacinar no Brasil para voltar pra casa no Chile? Aguardo orientação. Obrigada!
Pelo que pesquisei o Chile não está pedindo e apesar do Paraguai pedir, normalmente não é exigido em conexão.
Saindo de sp desembarque em foz do iguaçu preciso tomar a vacina ?
Estou com esta duvida
Como faço tratamento com corticoide, não posso tomar a vacina. Sendo assim, como devo proceder? Vou viajar em Março para Argentina e Uruguai.
Olá Flávia, estou na mesma situação que você, tomei a vacina e não tenho nem a carteira e nem o certificado. Quando descobrir como fazer me mande a orientação por favor. Beijos!
Meu filho foi para os EUA em dezembro sem a vacina, com conexão no Panamá e volta agora em março. É recomendavel procurar e tomar a vacina lá ou pode esperar para tomar aqui mesmo ? Se precisar tomar lá no EUA, como é o procedimento ? Ele não sendo residente consegue a vacina ? É paga ? Obrigada
Ol Denise, não precisa tomar vacina para conexão no Panamá. Só se for desembarcar.
Tomei a vacina em 11/2006 e no certificado informa que o mesmo é valido por 10 anos. Minha dúvida é se é necessário revalidar o certificado ou o mesmo continua valendo?
oi Enio, eu tinha essa dúvida e lá no site da Anvisa eu tirei ela. A OMS disse que aquela vacina que era dada até janeiro de 2018 é valida por toda a vida e portanto o certificado também é.