Em dezembro eu contei nesse post aqui sobre as novas regras da ANAC que autorizam as empresas aéreas a cobrar por bagagem despachada. Apesar do Senado ter aprovado um projeto de decreto legislativo para derrubar a norma da ANAC, ele ainda precisa ser avaliado pela Câmara dos Deputados para que a decisão da ANAC seja barrada. Como isso ainda não aconteceu, as novas regras entram em vigor no dia 14 de março.
E a GOL foi a primeira companhia aérea a se manifestar sobre o assunto, e já avisou que terá tarifas diferenciadas para quem não leva bagagens, isto é, quem levar bagagens deverá pagar uma tarifa maior por conta disso.
A cobrança das malas será de acordo com a quantidade de mala despachadas: a primeira sairá mai barata do que a segunda, esta será mais barata que a terceira e assim por diante.
O serviço de despacho de bagagens poderá ser contratado em qualquer canal de comunicação da empresa, seja no aeroporto, lojas, telefones ou site. Mas a empresa aérea disse que irá incentivar que isso seja feito com antecedência, por meio de tarifas promocionais.
Para quem faz parte do programa de fidelidade da GOL, o Smiles, as condições serão diferenciadas. O mesmo vale para os clientes que comprarem passagens com classes tarifárias mais altas, que já incluirão o preço da bagagem despachada.
Resta saber se eles vão realmente fazer uma tarifa barata para quem não leva bagagem, como acontece na Europa e Estados Unidos. Vamos aguardar…