Agroturismo Espírito Santo
Fazenda Carnielli

Venda Nova do Imigrante é o berço do agroturismo no Espírito Santo, localizada nas Montanhas Capixabas, fica a cerca de 100 km da capital Vitória. A cidade se aproveitou de suas raízes da colonização italiana e alemã pra desenvolver a modalidade de turismo rural que associa a vivência do cotidiano agrícola ao lazer . A Família Carnielli foi a pioneira da atividade e tive a oportunidade de visitar a fazenda durante a blog trip #descubraoespiritosanto . 

Agroturismo Espírito Santo
produtos Carnielli na lojinha

Acabou que chegamos muito tarde na Fazenda Carnielli, tipos de imprevistos que acontecem em viagens em grupos, e não pudemos conhecer a propriedade. Mas o Sr. Carnielli nos contou a história da fazenda, do agroturismo na lojinha, onde ficamos degustando delícias como o “queijo da nonna” e o café especial da fazenda.

 

 

Agroturismo Espírito Santo
degustação de queijos na Fazenda Carnieli
Agroturismo Espírito Santo
degustação de antiipastos e de socol na Lourenção

De lá, mesmo ainda sendo tarde, fomos para o Sítio da Família Lourenção, onde me perdi no meio de tantas delícias. Enquanto ouvíamos as histórias da família, nos presentearam com uma deliciosa degustação de antepastos (até comprei um com pimenta que estava maravilhoso) e de socol. Eu nunca tinha ouvido falar desse embutido até essa viagem e essa descoberta foi apaixonante. O socol da Família Lourenção é super famoso e isso graças à sua matriaca, D. Cacilda Lourenção, que aprendeu a fazer o embutido aos 14 anos com sua família italiana e foi a pioneira na exploração do produto no agroturismo.

 

Agroturismo Espírito Santo
socol sendo curado (e a minha vontade de comprar tudo rs)

O nome original do socol era ossocolo, mas com o tempo e as diferenças de pronúncia, ele ganhou esse nome e também mudou sua receita. Para agradar o paladar do brasileiro, o pescoço do porco, da receita original, foi trocado pelo lombo, o que deixou ele menos gorduroso e mais leve. Sua produção é artesanal e além do lombo, tem o sal, pimenta e alho nos ingredientes. Depois do lombo ser temperado, é envolvido em uma membrana, colocado numa rede elástica (para dar o formato do produto final) e passado na pimenta do reino, que serve como repelente natural. Depois disso leva cerca de 6 meses para curar , quando então é lavado, colocado para secar e aí pode ser levado à mesa.

Agroturismo Espírito Santo
a nora da D. Cacilda explicando a história do socol e da família

Claro que existem outras fazendas na região e gostaria de ter ido conhecê-las. Pelo que li o roteiro não é pequeno e precisaria de pelo menos uns dois dias para conhecer melhor. A maioria das fazendas, sítios, lojas, encontra-se na Rodovia Pedro Cola (ES 166) que liga Venda Nova do Imigrante a Castelo, que a cada quilômetro tem uma placa informando onde estão as pontos de  agroturismo.

Informações

Fazenda Carnielli
Agroturismo: Café 100% arábica, lavoura e torrefação, queijos, fubá e etc.
Endereço: Rod. Pedro Cola, km 4 – Providência – Venda Nova do Imigrante
Tel.: (28) 3546-1272 – carnielli@carnielli.com.br
Visitas de 8h às 17:30h
Site: www.carnielli.com.br

Sítio Lorenção
Agroturismo: Produção de Socol e Antepastos
Endereço: Tapera – Venda Nova do ImigranteTel.: (28) 3546-1130
E-mailsocollorencao@hotmail.com
Visitas de 8 às 17:30h   
Leia também outros posts da blog trip #descubraoespiritosanto :

Ilha das Caieiras, lindo visual, pesca, siri e moqueca capixaba!

Espaço Maria Mariana em Manguinhos- Serra 

Galpão das Paneleiras de Goiabeiras – Vitória

Guarapari: Praia e moqueca em Meaípe

Convento da Penha – Vila Velha

Selva Sassiri: maior circuito de arvorismo da América do Sul

Confort Hotel Vitória Praia 

Descubra o Espírito Santo – Blog Trip