Ilha das Caieiras, lindo visual, pesca, siri e moqueca capixaba!

Ilha das Caieiras Vitória

Ilha das Caieiras

A Ilha das Caieiras é um dos bairros mais antigos de Vitória, no Espírito Santo, e é uma região famosa pela pesca, pela gastronomia e pela cultura das desfiadeiras de siri. E muitas delas estão à frente dos restaurantes da região, um verdadeiro pólo gastronômico dentro da comunidade de São Pedro, com especialidades capixabas como a moqueca de peixe, de siri, mariscada, casquinhas de siri e a famosa torta capixaba, que infelizmente não tive o prazer de experimentar.

Restaurante Mirante da Ilha

Restaurante Mirante da Ilha

 

 

Os restaurantes são simples, montados nas casas dos moradores da comunidade , que pescam por ali mesmo para servir no restaurante. A maioria fica na beira da baía, e por isso contam com a beleza natural da região para criar um ambiente  descontraído e prazeroso para degustar uma das melhores culinárias brasileiras, na minha opnião.  Lembro direitinho da primeira vez que comi a famosa moqueca capixaba em Meaípe em 1999, na verdade experimentei a de peixe e a de camarão… uma delícia e inesquecível.

Ilha das Caieiras

casquinha de siri

Almoçamos no Mirante da Ilha, (que pelo nome dá pra ver que tem uma vista linda da baía) e de entrada comemos a casquinha de siri e como prato principal a famosa moqueca capixaba! De acompanhamento da moqueca, um pirão maravilhoso, arroz branco, salada e uma moquequinha de banana da terra que não tem como descrever de tão gostosa e diferente que é!

Moqueca capixaba

Moqueca capixaba

Para completar o passeio, vale a pena dar uma caminhada no píer, depois do almoço (sugiro ir no almoço pois de dia o visual é bem bacana), e se encantar com o cenário da baía, seus barquinhos de pesca, as montanhas capixabas ao fundo e garças, muitas, p

arecendo estar ali apenas para serem fotogradadas, voando de um barquinho à outro.  Ótima oportunidade para fotografar a cidade, em um dos seus melhores ângulos!
Dicas:

– como se trata de uma comunidade, fique atento aos pertences no píer, e não vá com objetos (relógios, jóias, câmeras enormes) que chamem a atenção;

– ligue com antecedência para os restaurantes se quiser experimentar a torta capixaba, o prato demora a ser feito e é preciso saber se será servido no dia;

– escolha, se puder,  um dia bonito para ir, o lugar é realmente bem fotogênico e sua vista deve ser apreciada.

 

píer da Ilha das Caieiras

visual visto do píer da Ilha das Caieiras

Como chegar:

A partir do centro de Vitória, pelo bairro Santo Antônio, chegando na Grande São Pedro ou por Maruípe, pela Rodovia Serafim Derenzi, que circunda toda a Costa Oeste da capital. Também é possível chegar por pela baía, e de passeio turístico mesmo,  e eu acredito que o passeio deva ser incrível, pena que eu não fiz.

 

Curiosidade… Você sabe a diferença entre a moqueca capixaba e a baiana?

Para o baiano a moqueca tem que ter dendê e leite de coco, pois se não é ensopado, já para o capixaba, moqueca só a do estado, se não é peixada. Como não sou de nenhum dos dois estados, posso dizer isenta que as duas são maravilhosas, cada uma com seu tempero, aroma, cor e toque especial. E sim! Elas são diferentes!  Mesmo não parecendo isso nas fotos e eu vou me intrometer numa área que não é minha especialidade, mas que como já tive essa curiosidade um dia, resolvi compartilhar aqui.

O prato sofisticado é de origem indígena, e as duas receitas são feitas em panelas de barro (em breve post sobre as paneleiras goiabeiras) e usam alguns ingredientes em comum: tomate, cebola, coentro e peixe (claro!). A receita baiana é mais codimentada, até porque toda culinária baiana é assim, e  usa além disso, o azeite de dendê e o leite de coco. Já a capixaba só usa o azeite de oliva e o coloral. De fato, apenas a conclusão de que a moqueca capixaba, por ser menos codimentada,  é mais leve que a baiana. E fato também que não dá para visitar a Bahia sem experimentar a receita baiana assim como não dá para visitar o Espírito Santo sem experimentar a receita capixaba!

 

Sobre a viagem

Conheci a Ilha das Caieiras e o Restaurante Mirante da Ilha na blog trip realizada pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo, chamada #descubraoespiritosanto

Leia também outros posts da blog trip #descubraoespiritosanto :

Descubra o Espírito Santo: Blog Trip

Espaço Maria Mariana em Manguinhos- Serra 

Galpão das Paneleiras de Goiabeiras – Vitória

Guarapari: Praia e moqueca em Meaípe

Convento da Penha – Vila Velha

Selva Sassiri: maior circuito de arvorismo da América do Sul

Confort Hotel Vitória Praia

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *