Justamente por morar aqui e praticamente só frequentar a Praia da Barra é que eu não tinha post dela. Raramente levo máquina e quando levava tirava fotos apenas das meninas.

Com águas esverdeadas sempre próprias para o banho (com raras exceções) ela é a maior praia da cidade, com 18km de extensão e que por isso mesmo comporta diversas ” praias” espalhadas em sua extensão. Uma pequena parte apenas é urbanizada e a maior faz parte de uma área de proteção ambiental e da Reserva Biológica da Barra da Tijuca. É a chamada Praia da Reserva . Quase nunca vou lá, porque precisaria ir de carro, mas é um lugar bem bacana pra quem gosta de privacidade, de uma praia mais vazia, se bem que nos feriados como carnaval, até a Praia da Reserva enche. Por ser mais vazia, os serviços são mais escassos e portanto eu não indico pra ir com crianças.

O primeiro trecho da Praia , do quebra mar até perto do posto 2, mais precisamente na Barraca do Pepê (falecido campeão mundial de asa delta) , é conhecido como Praia do Pepê. É o lugar de gente sarada, jovens, geração saúde, artistas e famosos. Por ser na pontinha, o mar ali é menos agitado e se formam piscininhas distantes da arrebentação, garantindo a felicidade das crianças. É um point de windsurf , mas tambem se pratica surf, kitesurf , futevolei, volei. Ali no Pepê eu já vi o Bruno de Lucca , a Carolina Dieckmann e sempre encontro uns famosos que eu não sei o nome.. rs Enfim, é o lugar pra ver e ser visto. Se bater aquela fominha, a Barraca do Pepê tem vários sanduiches, fora que ali pertinho da praia, na Érico Veríssimo, tem um Balada Mix que é point de saída da praia com vários sucos deliciosos , sandubas, saladas.. enfim.. eu amo e vou fazer um post em breve.

O restante da praia, com vários condomínios e alguns hotéis em sua extensão, também se caracteriza pelas ondas quebrando longe e muitas vezes formando também piscininhas como no Pepê. E nesses dias a diversão das crianças é garantida! Escolinhas de surf são encontradas a cada kilômetro e assim como no Pepê, o kitesurf é muito praticado ao longo da praia. Também é possível ver praticantes de Stand up Paddle , embora as ondas dificultem um pouco a prática.

Eu fico sempre entre o posto 6 e o posto 7, em frente ao condomínio Golden Green (onde Ronaldo já teve apartamento e outros artistas e jogadores moram/moraram) pois é a descida da minha rua. É um point bem família, frequentado em sua maior parte por moradores da região. Pertinho dali , na avenida da praia, tem o Golden Sucos, ótimo pra tomar um café da manhã reforçado antes da praia . Ah.. e nesse trecho tem wi-fi liberado .. tudo de bom! 🙂
Não recomendo o trecho do posto 7 ao posto 8, em frente ao Alfabarra, pois é um dos que enche mais por ser mais perto dos pontos de ônibus.

Barracas vendem bebidas, água de coco, alugam barracas e cadeiras ao longo da toda a área urbanizada. E claro que toda hora passa vendedor de picolés, sacolés, do famoso biscoito Globo e seu par perfeito Mate Leão. E esse comércio está cada vez mais organizado… minha última compra de saídas de praia para as meninas foi com um ambulante que aceitava cartão de crédito e débito!
Recomendo, caso não conheça, que experimente o picolé Chocomenta do Sorvete Itália (adoro!)
É possível estacionar ao longo da Av. Sernambetiba e o lugar mais difícil de estacionar é na Praia do Pepê.
Se tiver com disposição fique até o pôr do sol, que apesar de não ser famoso como o do Arpoador, é lindo também! Não esquecendo do filtro solar, pois o ventinho constante da Barra engana e a gente pensa que não está queimando.
Oi, só pra te dizer em 2019 cheguei aqui procurarando praia da Barra para crianças e vi o seu post. Vamos levar os meninos (5 e 3 anos) pela primeira vez na Barra, já que costumamos ir em Ipanema. Espero que as suas meninas estejam grandes, lindas e te dando muita saudade da época que você escreveu este POST lá em 2013! Muito obrigado!
[…] parada no Mirante do Leblon. Antes de chegar nas praias mais bonitas do Rio, Prainha, Grumari e Barra da Tijuca. , você passará pela última praia da zona sul carioca, São Conrado, bairro onde fica a famosa e […]
[…] Praia da Barra da Tijuca: diversão com ondas […]
Ótimo post, me ajudou bastante a conhecer melhor os arredores da praia da barra, já que não conheço nada por ali, mesmo sendo carioca desde sempre kkkk!! Fui hoje a praia da barra pela primeira vez, pois passei de ônibus lá essa semana debaixo de sol, e a praia estava linda, azul e transparente como nunca vi antes em nenhuma outra praia do Rio, com ondas beeeeeeeeeem calminhas, porém hj estava mais forte, mas ainda sim bem azul e transparente. Fiquei lá pelo Posto 4, mas minha vontade era ficar mesmo lá pelo Quebra-mar, mas o twitter @praiabarrarj me disse que não é recomendado para banho, isso é verdade? E sobre a praia dos amores… sabe me dizer se é boa e se existem ambulantes por ali? Pois sei que alí não há ondas, e gostaria de levar minha mãe um dia, que é deficiente física, à praia dos amores, pois ela não consegue entrar no mar com ondas, mesmo que poucas.
Ola Mike, que bom que você gostou. Olha, o único ponto da barra que fica impróprio é o Quebra-mrdevido à ligação com as lagoas. Você falou da sua mãe ser cadeirante e lembrei da notícia que coloquei na fan page do blog no Facebook, dá uma olhada no link http://oglobo.globo.com/rio/inaugurado-2-ponto-de-mergulho-assistido-para-pessoas-com-deficiencia-fisica-7605140
Agora, a Praia dos Amores tem o mesmo problema do Quebra-mar, imprópria para o banho por ser no fim da lagoa.
Enfim, recomendo mesmo que aproveite o projeto do link acima, de praia para todos, pois tem toda infraestrutura. Abcs