Pois é.. me deparei sendo saudosista nessa semana… lembrando dos tempos da Varig onde a parte da viagem no avião era também prazerosa, confortável…

Lembro que podia agendar a viagem na hora do almoço ou sair às pressas de casa sem café da manhã, que não morreria de fome.. teria algo para comer.. mesmo que não fosse a melhor comida do mundo. Mas confesso que sempre tinha algo gostosinho…
Isso sem contar com os talheres de metal da Varig, quando a companhia estava no seu auge, porque eu duvido que alguém goste de comer com talher de plástico.. que ainda por cima não é bom pro meio ambiente. E tinha opções de almoço, lanche.. Definitivamente os tempos mudaram.. e pra pior… aliás, muito PIOR!
Na verdade eu passei por um momento de indignação nessa semana, ao voltar de Salvador pela GOL, no vôo 1755 que saiu de SSA às 16:50 hs com destino à Belo Horizonte, Confins. Estava com as meninas, que têm 5 anos, e como havíamos saído da Costa do Sauípe, a 70km do aeroporto ás 13:30hs, almoçamos cedo. Até dei um lanchinho no aeroporto pra elas, mas contei em dar algo a mais pra elas no avião, já que a nossa chegada estava prevista para às 20:10hs no Santos Dumont, no Rio, pois teríamos conexão em BH.

Já sabia que teria que pagar pelo lanche… e foi a primeira vez que me prontifiquei a fazer isso, mais pelas meninas, mas não estava vendo problema em fazer isso. Dentro do avião, um pouco depois da decolagem, começou o serviço de bordo pago, e eu peguei o menu e escolhi meu sanduiche, o snack e a bebida que eu ia comprar que juntos formam um combo, enquanto isso a aeromoça ia servindo as pessoas que estavam na frente. Nisso a aeromoça fala que apenas Real seria aceito para pagar, pensei: tudo bem, coisa rara mas eu estava com dinheiro. Eu estava na fileira 8. Ao chegar do meu lado, fiz o meu pedido e ela me informou que não tinha o snack que eu pedi, que era o chocolate Alpino, justamente o que ia dar para as meninas comerem. As duas opções que tinham não me satisfaziam… mas ok, elas iriam dividir o sanduiche, pensei. Ao pegar minha nota de R$50 a aeromoça me avisa que não tem troco , logo eu não poderia comprar, já que o total seria R$20. Dado o meu espanto, ela falou que ia seguir até o fim do avião e vendendo teria troco para me dar. Aguardei. Uns 15 minutos depois ela volta pedindo desculpas que não tinha conseguido o troco e por isso eu não poderia comprar. Resultado, as meninas ficaram sem comer por 5 horas até que eu chegasse em casa mais que revoltada.
Agora vou carregar marmita para viajar pela GOL, porque definitivamente não dá pra contar nem com o serviço de bordo pago.
Desde que viajei 13 horas com a Alitália com um jantar e um café da manhã (10h de diferença), SEMPRE levo “marmita” nos voos… Fazendo Noronha-Recife-Rio-Floripa (3 voos, umas 12h), também não serviram nem venderam lanches no voo, e não dava tempo de comer no aeroporto por causa das conexões…
isso é um absurdo né Klenize? Acho que ao menos tenha opções pra comprar, pois estamos ali, presos, sem poder sair. Abraços!
A Gol nunca prestou. Depois que a VARIG foi vendida à Gol, virou um lixo. Eu prefiro a TAM e não troco por outra. Saudades da antiga Varig, Vasp e Transbrasil
Acho que tudo e’ uma questão de adequação.
O preço do combustível subiu consideravelmente, as promoções feitas pelas empresas aéreas tb. Logo algum gasto teria de ser cortado.
Creio que de inicio o serviço, obviamente, não foi dos melhores, mas com o tempo ficara’, e talvez ate mesmo as refeições voltem a melhorar.
Essa é minha esperança Carla, que o sistema esteja se adequando e que melhore.. Não acredito em metade das promoções.. acompanho todas e muitas vezes é um desconto nada significativo. Viajar no Brasil é absurdamente caro, mesmo nas “low cost” . Isso significa que temos passagens aéreas caras , pois não existe companhia low cost no Brasil, e sem serviço/atendimento..
Nos tempos da Varig, Karla, até cardápio existia (nos vôos mais longos) e a comida oferecida era de excelente qualidade e fartura, sem custos.
Hoje?
olha pessoal eu acho que realidade o que tem que ser mudado é mesmo essa tal de infraero que cobra um absurdo de taxas das cia aéreas para deixarem os aviões nos pátios e não nos dão direito a nada sendo que pagamos uma taxa de embarque muito cara.
Fora que hoje não tem nenhuma cia aérea que está bem financeiramente não querendo defende-las mas trabalho na área e sei o que nosso governo cobra pelo combustível.
Há 1 ano e meio atrás o comb. representava 15% do custo para uma cia hoje é nada mais nada menos que 33,7% por isso sempre volta apara nós consumidores.
Falando no lanche não adianta reclamar isso é tendencia mundial e não vamos escapar o negócio é levar de casa para nós e nossos filhos o que não tem nada de feio nisso ao meu ver.
Na verdade nem acho que seja tendência mundial.. depende do público alvo da companhia… Como eu falei eu não me importo em pagar o lanche, mas primeiro é preciso que tenha os lanches que estão no cardápio, segundo é preciso que tenha troco, já que na época não aceitava cartão.. e Se aceitar cartão que esteja funcionando a máquina.. são requisitos básicos para que funcione o esquema.
A aviação civil vem sofrendo uma involução absurda ao longo dos anos. A estatura média da população aumenta a medida que o espaço entre uma poltrona e outra diminuem. A comida PAGA de hoje é pior do que a gratuita de outrora. E já não existe mais prazer algum em voar.
Verdade, ainda tem isso. Acho que não precisava ter o glamour de antigamente pra voar.. mas também não precisa ser esse perrengue que se transformou.
ah outra coisa se vcs querem que isso mude não adianta reclamar com os comissários(as) pois estão sendo pagos para isso reclamem com alguém da Cia de cargo elevado por isso pagam altas tarifas e não reclamam da infraero que não estacionamento gratuito no aeroporto e ainda cobra uma taxa de embarque enorme para poder viajar.
Ficam preocupados com lanchinhos!!!!!!!!!!!!!!!!
pagando altas taxas que nível de exigência baixo por isso o brasil está desse jeito………….
vocês não prestam atenção em nada mesmo………..
um serve o outro trabalha com o dinheiro sem querer defender mas os brasileiros estão muito mal acostumados isso acontece no exterior a muito tempo bando de caipiras é gozado que para andar de metro em londres e ver alguém comendo marmita é xxiikérrimo aqui no brasil é vergonha bando de índios mesmo
Marcelo, aceitei o seu comentário, mesmo sendo grosseiro, apenas por querer responder. Não fico só preocupada com lanchinhos, pelo visto você não tem filhos, eu estava com 2 crianças, fazendo conexão e elas há mais de 4 horas sem comer. Eu fico preocupada com a qualidade do serviço de uma empresa que foi péssima!
A venda de lanches, refeições em aviões acontece HÁ algum tempo sim, mas de uma maneira organizada. Só receber em dinheiro, em pleno 2012, e não ter troco para quem quer comprar é totalmente INADIMISSÍVEL.Isso sim é coisa de índio!
Culturas são diferentes, ou você, acha que pode tirar fotos de mulheres na Arábia Saudita? Só dei um exemplo… Mas a questão nem é cultural, a questão é que eu preferia que o lanche tivesse seu preço embutido na passagem mas que existisse o lanche e que eu tivesse a opção de comer, porque do jeito que está, a gente entra no avião e não tem idéia se vai ter o que comer, com opções e digo isso PAGANDO. Eu não reclamei com os comissários, acho que a culpa é da empresa, de qualquer maneira faltou bom senso por parte da equipe, que viu 2 crianças com fome e não tentou ajudar em nenhum momento.
E falando no que acontece ao redor do mundo, sempre aluguei carro fora do Brasil e SEMPRE paguei estacionamento. Tanto na Europa como nos EUA. E btw, sempre foi caro. Isso de ser gratuito não faz o menor sentido.
Olá Flavia!! Eu voei de Natal pra Floripa hoje e eles ofereceram o menu pago com cartão de credito…comprei pra mim e pra minha filha com cartão de credito 2 combos e são paes gelados e ruins…é melhor mesmo levar um lanche de casa 🙂
Mas Liz, foi uma otima noticia essa, de que aceitaram cartão!! Que o lanche é ruim eu sei rs.. Mas pelo menos não vão deixar com fome.. Brigadinha pelo comentário! bjs
[…] só estão aceitando dinheiro para as compras. Portanto vá com algum dinheiro no bolso para não passar fome no avião como relatou a Flávia no blog Viajar é Tudo de Bom. TAGS » destaques, dicas, […]
Olá Flavia, como vai?
Pois eu passei por uma situação similar. Estava fazendo um voo pela GOL também, de Goiânia para o Rio, com conexão em São Paulo e fiquei varada de fome (para variar) e fui pedir o “combo” que gostaria de comer. Quando estava quase chegando na minha poltrona, a aeromoça verificou o carrinho e percebeu que faltava algo. Sabe o que faltava? Meu lanche. Não havia embarcado quantidade suficiente para todos que quiseram comprar. Resultado? Só em SP que fui conseguir comer algo na hora da conexão.
Sem contar que o serviço é muito ruim…
Meu irmão trabalhava na Varig e meu pai no aeroporto, voei muito desde pequena por ela, sei bem a sensação de saudosismo que vc sente. Lembra-se dos mimos que ganhávamos? Bons tempos…
Nossa.. lembro.. era outro nível..viajarde avião tinha um glamour! beijos
Um absurdo mesmo o que aconteceu! Mas tbm acho que estamos mal acostumados. Em fev/12 fiz um vôo Frankfurt-Madrid as 8 da manhã, pela Iberia. TUDO era pago. Bebi uma água por 2 euros.
As comissárias aceitavam cartão e dinheiro.
Oi Debora, eu acho até que estamos nos acostumando a pagar, mas o queme chocou foi que só aceitavam dinheiro e ainda assim não tinham troco! Aceitar cartão é o mínimo pra pode oferecer esse tipo de serviço. Bjs
Nossa, um absurdo isso. Querer comprar e não conseguir é fim de carreira. E como assim não tem troco? Já que só aceitam dinheiro, eles tem obrigação de embarcar com dinheiro trocado! Ou então que aceitassem pelo menos cartão de débito (o que seria a melhor opção ao meu ver).
É, pelo visto vamos ter que levar marmita pro avião, pq ninguém merece ficar horas sem comer, fala sério. De ônibus a gente tem opção de paradas, agora avião não. Então, é obrigação deles oferecerem algo pra comer, e se for pago, tem que ter troco sim. Já falei pra minha mãe, a próxima vez que eu viajar de Gol, vou levar pão com linguiça, só de sacanagem! hahahahahaha!!
Bjs
Pois é. foi um absurdo! Eu vou levar marmita tb.. algo bem chamativo rs beijos
Quando eu falo que nós aqui não estamos preparados para esse tipo de serviço as pessoas me criticam! Acho um absurdo, dado o preço que pagamos pelas passagens não haver nenhum lanchinho. Se tivesse um lanche tipo um brioche e cafézinho já ajudava, isso não iria falir a companhia aérea!
Eu Fiz um voo de São Luís ao Rio e fiquei indignada e muitas pessoas.
No proximo voo também vou aderir a campanha: Marmita já!
http://www.comerecocaresocomecar.com.br/2012/02/comida-de-aviao-tam-voo-rio-sao-luis.html
bjs
Dani
Verdade Dani, não estamos preparados. Acho que o preço da passagem não está barato o suficiente pra dizerem q por isso não podem dar lanches.. a campanha da marmita vai pegar rs.. beijos Flávia
Pois é.. Eles alegam corte de custos, demitem um monte de gente, param de dar lanche… E as passagens continuam com os preços lá nas alturas.. Tem alguma coisa errada aí!
A razão de os preços das passagens estarem mais baixas hojé é exatamente esse. O serviço de bordo está cada vez peor além de não oferecerem mais nada ao passageiro. A Varig tinha tudo a toda hora, principalmente em voos internacionais. Mas aqui no USA acoisa não é diferente ecomeçou a ser assim muitos antes de as companhias aéreas brasileiras adotarem este mesmo sistema. Já não se viaja mais de avião como antigamente!
Concordo com você, já houve um período melhor.
É lamentável que ele não exista mais, e referente a higiene sou da mesma opinião que, ou bem recebe, ou bem serve.
Não é permitido manipular alimentos e/ou bebidas e dinheiro pela mesma pessoa, ao mesmo tempo! Lei federal!!
Pois é Camila, obrigada pela informação. São 2 comissárias, eu não reparei se quem recebe o dinheiro é quem pega a comida.. mas vou reparar da próxima vez.
Eles tem que começar a aceitar logo o cartão de crédito e débito. Facilitaria a vida de todos. Sem falar que acho super anti-higiênico os comissários ficarem pegando em dinheiro e servindo comida ao mesmo tempo. #FICADICA
Bem lembrando Mau, nada higiênico mexer em dinheiro e comida ao mesmo tempo. E aceitar o cartão era obrigação, pouparia esse tipo de situação. Mas ali no momento,se eu fosse comissária, teria feito uma vaquinha, até com o comandante, pq não se deixa criança sem comer.
Passei por situação parecida voando pela Gol para Fortaleza, agora com meu filho pequeno o jeito é carregar marmita na bolsa.
Quando eram menores eu carregava um monte de coisa.. ainda levo biscoitos, mas tinha acabado pq era o võo de volta.. mas não dá pra contar com eles, melhor levar marmita mesmo.. triste