A Praia da Joatinga é uma das mais bonitas praias do Rio de Janeiro e uma das que tem mais difícil acesso. Eu diria até que é “escondidinha”.

Localizada no bairro do Joá, um bairro de casas e mansões que fica em um morro entre São Conrado e Barra da Tijuca, a pequena Praia da Joatinga, tem apenas 300 metros, é acessada através de um condomínio, que embora tenha uma guarita com segurança, o acesso pode ser feito por qualquer um. Mas esse é o acesso de carro… depois de estacionar no pequeno estacionamento que só comporta 60 carros e fica no alto do Joá, ou na rua que leva à ele, é preciso descer uma trilha (que lá atrás já foi de terra e hoje é asfaltada) e passar por pedras. E não são só as pedras que são obstáculos para a chegada à praia.. é preciso ficar de olho na tábua de maré, pois na maré cheia o mar toma conta de quase tudo, ou até tudo e é impossível chegar na areia como também acontece de não ter areia.
Mas isso tudo vale a pena.. diria que o passeio já vale a pena ao estacionar e admirar a vista linda do Mirante Ricardo Menescal. Do alto da montanha é possível ver os surfistas pegando onda na Joatinga, a galera jogando altinho e a pequena faixa de areia da praia abraçada pela montanha. E a descida da trilha também é com esse visual.

Pode imaginar que com esse acesso difícil prejudica também o pessoal que vende bebidas, biscoitos e etc na praia. É uma praia onde se vê poucos vendedores e em determinada época do ano eles nem descem, pois o sol para de bater na areia bem cedo no inverno. Mas tem pelo menos um por ali, mesmo que seja na parte de cima, por isso recomendo já comprar algo antes de descer, porque não é tão tranquilo fazer essa travessia várias vezes no mesmo dia. Cansa rs
O acesso difícil ajuda inclusive a ser uma praia mais segura.. o que deixa a Joatinga mais atraente ainda na minha opinião.

Como chegar
O ideal é ir de carro. Se bem que nos finais de semana, principalmente no verão, vale a pena pegar um taxi, uber ou algo do gênero pois além do acesso ser complicado, são poucas as vagas.
Se estiver de carro vindo da Zona Sul, ao chegar em São Conrado mantenha a direita e siga as placas para a Estrada do Joá. É uma estrada sinuosa e o condomínio que dá entrada para o estacionamento fica por volta do número 2649, esse ponto já é o começo da descida em direção à Barra da Tijuca. Uma maneira de achar o caminho pelo GPS (Maps e etc) é colocar como referência o Clube Costa Brava.
Existem poucas linhas de ônibus que passam “perto” da Praia da Joatinga. Uma delas que parte de Copacabana, bairro onde muitos turistas se hospedam, é a 557, Copacabana-Rio das Pedras. O ponto de desembarque é na Estrada do Joá número 2649, se falar com o motorista ele dá as direções. Nesse caso ainda vai andar acho que um 1km, por aí, até chegar à escada/trilha que desce na praia.

Dicas para curtir a Praia da Joatinga
- Procure ir em dia de semana, principalmente no verão. Não só pela quantidade de vagas mas também por conta da pequena faixa de areia.
- Não é uma praia com muita infraestrutura, portanto se precisa de barraca, cadeira e etc (inclusive seu saquinho para colocar lixo), o ideal é levar.
- Não recomendo ir com crianças, a travessia pelas pedras pode não ser tão tranquila para elas, sem contar que as ondas são fortes e não dá pra curtir direto a água, como criança gosta.
Quer mais dicas do Rio de Janeiro, dadas por uma carioca apaixonada pela cidade? Acesse esse link Rio de Janeiro
Já tem onde se hospedar no Rio? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking
E não esqueça de olhar nosso post de Onde se hospedar no Rio de Janeiro
Mais fotos
Praia da Joatinga acesso viavel por carro ou Uber, muito linda mas dois pontos:
Observar a tabua das mares pois os bombeiros orientam quando a mate esta subindo para nao ficar pois a faixa de areia que e bem
Pequena ira desaparecer
E o acesso e de pedras e BEM DIFICIL nao sao todos que conseguem descer e voltar