Praia de Porto de Galinhas e suas piscinas naturais

Praia de Porto de Galinhas e suas piscinas naturais

Praia de Porto de Galinhas e suas piscinas naturais

As piscinas naturais de Porto de Galinhas são os maiores cartões postais do lugar. Não há quem não relacione Porto de Galinhas com a imagem da piscina e dos peixes. Diria até que é o maior ponto turístico de lá, ao menos um dos lugares mais visitados.

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

Praia de Porto de Galinhas, ou Praia da Vila

Praia de Porto de Galinhas, ou Praia da Vila

As piscinas naturais ficam na Praia de Porto de Galinhas, isso mesmo, tem uma praia com o mesmo nome do distrito. É conhecida também como Praia da Vila, justamente por ser localizada bem na Vila, no centrinho de Porto de Galinhas. A praia é protegida pelos arrecifes de corais, e por isso o mar é calmo, tem águas transparentes e quentinho. Perfeito para passar o dia, principalmente com crianças!

E é na parte da praia mais perto da Vila e da feira de artesanato que ficam as piscinas naturais. Elas se formam principalmente na maré baixa, entre os arrecifes, e por isso a visita é recomendada no momento do dia que a maré estiver mais baixa.

meninas na jangada olhando os peixes

meninas na jangada olhando os peixes

O passeio até às piscinas dura cerca de 8 minutos e é feito de jangada. As piscinas ficam a 200m da costa, e como a praia é protegida pelos arrecifes, o passeio é tranquilo.

Ao chegar nas piscinas o jangadeiro leva o pessoal para a maior delas. Os jangadeiros levam com eles ração de peixe para que eles se aproximem, o que deixa os turistas fascinados. É tanto peixe que Letícia ficou agoniada e quase não foi com a gente. E olha que a maré nem estava “zero” como eles se referem à maré mais baixa de todas e ideal pra curtir as piscinas.

muitos peixes

muitos peixes

Nós ficamos só na maior piscina, a maré estava mais alta (o,7) e a água ficava na canela, dificultando a caminhada entre uma piscina e outra. Falando em caminhada, é preciso ir de chinelo ou algum calçado que possa molhar, pois o único perigo é se machucar em corais ou ouriços.

O passeio dura cerca de 30 minutos, o suficiente pra conhecer e tirar fotos. Até porque existe limite de pessoas na piscina (e acho que deveria diminuir), a maré baixa vai subir em algum momento,  e também existe limitador de espaço, para tentar preservar os corais (que já se vê que estão diminuindo).

piscininha com formato parecido com o mapa do Brasil

piscininha com formato parecido com o mapa do Brasil

Nosso passeio só não foi tão perfeito pois além de ser no entardecer, o que diminui a luminosidade nas águas, ficando mais escuras, o céu ainda estava cheio de nuvens, ampliando o problema de luz que “escurece” a água. O ideal é fazer o passeio em um dia lindo de sol, com uma maré zero pela manhã. Garantia de ótimas fotos!

 

 

Conclusão

A praia é deliciosa, com águas calmas, mas super disputada por conta da localização, na Vila, e também das piscinas naturais. Em contrapartida é o tipo de praia que tem toda a infraestrutura para passar o dia todo, com restaurantes, banheiros, barracas e etc.
O passeio de jangada é daqueles passeios que tem que fazer ao menos uma vez em Porto de Galinhas. É bem turístico e por isso vive cheio, principalmente na hora da maré mais baixa do dia. Algumas crianças podem se incomodar com a quantidade enorme de peixes. Vale avisar também que a maior piscina natural é relativamente funda para os pequenos, portanto se não sabem nadar é melhor levar uma bóia ou algo assim.

com pouca luminosidade pois a maré baixa aconteceu no final do dia

com pouca luminosidade pois a maré baixa aconteceu no final do dia

Informações

Passeio de Jangada para as Piscinas Naturais de Porto de Galinhas: R$ 25 por pessoa . O passeio é comprado na Vila de Porto de Galinhas, bem próximo à praia e na direção das jangadas. 

Para consultar a tábua de maré , acesse esse link http://www.tabuademares.com/br/pernambuco/porto-de-galinhas

 

Já tem onde se hospedar em Porto de Galinhas? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking

Hotéis em Porto de Galinhas 

Mais fotos

 

Sobre a viagem

Essa viagem à Porto de Galinhas faz parte do Projeto Viajar com Crianças pelo Brasil . A etapa Porto de Galinhas foi promovida pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau com intermediação da agência de comunicação Scritta

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *