
As piscinas naturais de Porto de Galinhas são os maiores cartões postais do lugar. Não há quem não relacione Porto de Galinhas com a imagem da piscina e dos peixes. Diria até que é o maior ponto turístico de lá, ao menos um dos lugares mais visitados.


As piscinas naturais ficam na Praia de Porto de Galinhas, isso mesmo, tem uma praia com o mesmo nome do distrito. É conhecida também como Praia da Vila, justamente por ser localizada bem na Vila, no centrinho de Porto de Galinhas. A praia é protegida pelos arrecifes de corais, e por isso o mar é calmo, tem águas transparentes e quentinho. Perfeito para passar o dia, principalmente com crianças!
E é na parte da praia mais perto da Vila e da feira de artesanato que ficam as piscinas naturais. Elas se formam principalmente na maré baixa, entre os arrecifes, e por isso a visita é recomendada no momento do dia que a maré estiver mais baixa.

O passeio até às piscinas dura cerca de 8 minutos e é feito de jangada. As piscinas ficam a 200m da costa, e como a praia é protegida pelos arrecifes, o passeio é tranquilo.
Ao chegar nas piscinas o jangadeiro leva o pessoal para a maior delas. Os jangadeiros levam com eles ração de peixe para que eles se aproximem, o que deixa os turistas fascinados. É tanto peixe que Letícia ficou agoniada e quase não foi com a gente. E olha que a maré nem estava “zero” como eles se referem à maré mais baixa de todas e ideal pra curtir as piscinas.

Nós ficamos só na maior piscina, a maré estava mais alta (o,7) e a água ficava na canela, dificultando a caminhada entre uma piscina e outra. Falando em caminhada, é preciso ir de chinelo ou algum calçado que possa molhar, pois o único perigo é se machucar em corais ou ouriços.
O passeio dura cerca de 30 minutos, o suficiente pra conhecer e tirar fotos. Até porque existe limite de pessoas na piscina (e acho que deveria diminuir), a maré baixa vai subir em algum momento, e também existe limitador de espaço, para tentar preservar os corais (que já se vê que estão diminuindo).

Nosso passeio só não foi tão perfeito pois além de ser no entardecer, o que diminui a luminosidade nas águas, ficando mais escuras, o céu ainda estava cheio de nuvens, ampliando o problema de luz que “escurece” a água. O ideal é fazer o passeio em um dia lindo de sol, com uma maré zero pela manhã. Garantia de ótimas fotos!
Conclusão
A praia é deliciosa, com águas calmas, mas super disputada por conta da localização, na Vila, e também das piscinas naturais. Em contrapartida é o tipo de praia que tem toda a infraestrutura para passar o dia todo, com restaurantes, banheiros, barracas e etc.
O passeio de jangada é daqueles passeios que tem que fazer ao menos uma vez em Porto de Galinhas. É bem turístico e por isso vive cheio, principalmente na hora da maré mais baixa do dia. Algumas crianças podem se incomodar com a quantidade enorme de peixes. Vale avisar também que a maior piscina natural é relativamente funda para os pequenos, portanto se não sabem nadar é melhor levar uma bóia ou algo assim.

Informações
Passeio de Jangada para as Piscinas Naturais de Porto de Galinhas: R$ 25 por pessoa . O passeio é comprado na Vila de Porto de Galinhas, bem próximo à praia e na direção das jangadas.
Para consultar a tábua de maré , acesse esse link http://www.tabuademares.com/br/pernambuco/porto-de-galinhas
Já tem onde se hospedar em Porto de Galinhas? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking
Mais fotos
Sobre a viagem
Essa viagem à Porto de Galinhas faz parte do Projeto Viajar com Crianças pelo Brasil . A etapa Porto de Galinhas foi promovida pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau com intermediação da agência de comunicação Scritta.
[…] segunda e última parada foi nas piscinas naturais da Praia dos Carneiros. Diferente das piscinas naturais de Porto de Galinhas, a piscina de Carneiros é formada por causa de um banco de areia, bem grande por sinal. Ali […]