Celebration, a cidade que foi projetada pra ser a cidade-modelo de W. Disney

Celebration

Celebration

Tenho frequentado bastante Celebration desde que vim morar em Orlando..  Até porque meninas acabaram indo estudar nesse lugar super gostoso . Acho interessante que mais do que a boa pergunta sobre “o que fazer?” em Celebration, muita gente tem dúvidas de que lugar é, se é cidade, se é condomínio, se é ou não da Disney.. Por isso não irei apenas falar sobre o que fazer em Celebration, vou tentar dar uma explicada sobre a cidade, baseada em tudo que já li sobre a Disney, pois afinal, Celebration é sim cria do mundo mágico.

A história

Sweet Scape Bakery

Downtown tem vários restaurantes bons

Quando Walt Disney contou ao seu irmão Roy sobre o seu sonho de construir sua cidade modelo, chamado por ele de EPCOT (Experimental Prototype Community of Tomorrow), escutou a seguinte frase ” Isso custaria centenas de milhões de dólares”. Mas Walt, como tudo mundo sabe,  não era homem de desistir de sonhos, e chegou a começar  a desenhar o projeto de cidade-modelo, sem problemas urbanos, de transportes, saneamento, infraestrutura e  com alta tecnologia,  e que fosse exemplo para todo o mundo.

Com a morte de Walt, o projeto inicial foi posto de lado e o EPCOT  acabou sendo inaugurado em 1982 no formato de  parque temático conhecido por todos. Porém, a sementinha do sonho de Walt,  de construir uma cidade-modelo,  foi plantada na equipe Disney . Apenas alguns anos depois da morte de Walt, é que Michael Eisner tirou os planos da gaveta e  transformou o sonho em realidade construindo a cidade-modelo chamada  Celebration. Embora o sonho de Walt tenha sido de uma cidade futurista, a arquitetura da cidade não segue essa linha, sendo uma mistura de estilos arquitetônicos dos EUA: vitoriano, clássico, colonial, litorâneo e etc. Aliás, quem projetou as casas foram renomados arquitetos, e a variação de arquitetura se dá exatamente para que a cidade não pareça um grande conjunto residencial popular, onde todas as casas são iguais.

A cidade, que foi inaugurada em 1996 (embora a data oficial seja a do início do projeto, 1994), parece um cenário de tão perfeitinha, eu diria até que parece as casinhas de Playmobil.  Tudo, desde educação, hospitais, infraestrutura, foi programado para ter um alto padrão, beirando a perfeição tão desejada por Walt Disney. 

 

eu brinco que parece a cidade do Playmobil

eu brinco que parece a cidade do Playmobil

Celebration hoje

Com cerca de 9000 moradores, a administração de Celebration não é mais feita pela Disney, inclusive a empresa vendeu algumas áreas da cidade. A Disney ainda participa em muitas decisões, e suporta a associação de moradores. Talvez por conta disso, dessa união, é que Celebration tem ainda essa aparência perfeita, onde tudo é certinho e parece até cenário. As escolas e hospitais têm o padrão Disney de qualidade, e as casas, as ruas, praças, parques, também. Aliás, soube que o contrato para morar em Celebration inclui várias cláusulas para que a ordem e a organização na cidade seja mantida, e as cláusulas vão desde onde estacionar , cor da casa e até manutenção da grama.  Seguindo a linha sonhada por W. Disney de ter alta tecnologia, seus moradores contam com uma intranet e televisão comunitária.  E, naquele momento revista de fofoca, um desses moradores da cidade (mesmo que seja apenas nas férias) é o mito Sílvio Santos. Pena que não tive o prazer de encontrar com ele por lá.. ainda… rs

O que fazer

Celebration é um lugar que merece pelo menos umas 2  horas de visita, sempre combinando com uma refeição. O ideal é  dar uma volta, de carro mesmo, pra admirar as casas e depois curtir a região de Downtown, que tem bons restaurantes e é onde tudo acontece por lá (esse tudo é relativo, a cidade é super calma) . O ideal é estacionar e caminhar pelo centrinho, ver o comércio, ou então alugar uma bicicleta  e desbravar a cidade (dá até pra alugar aquelas de 4 pessoas).

café da manhã americano no Market Street Cafe

café da manhã americano no Market Street Cafe

Se for tomar café da manhã, pode ir no Sweet Scape Celebration, uma bakery maravilhosaou Market Street Cafe , que parece aqueles dinners de filme americano antigo, e que é uma opção se a idéia é tomar um café típico com panquecas, bacon e ovos. Lá também tem brunch, mas ainda não experimentei. Se for visitar a cidade em um domingo, coma menos e dê um pulinho na  feirinha que acontece ali mesmo no centro, com produtores da região, e experimente algumas frutas orgânicas ou faça como eu, encare uma guacamole fresquinha com tortilhas que parecem feitas em casa.. e são!

Para o almoço também não faltam opções como  The Celebration Town Tavern, Cafe D’Antonio  e Columbia Restaurant, pena que ainda não consegui ir em todos.. mas farei o sacrifício e depois conto aqui rs  Já a sobremesa pode ser na Kilwins, sorveteria que também tem doces e que é unanimidade, até porque sente-se o cheiro do chocolate de longe…

Downtown Celebration

Downtown Celebration

Na época no Natal a cidade toda fica enfeitada, com moradores disputando um concurso interno de quem tem a casa mais bonita e iluminada, além de uma árvore grande na rua e até neve artificial.

Enfim, uma cidade sonhada e planejada por Walt Disney, mesmo não sendo feita de acordo com tudo que ele sonhou, é pra ser visitada, em qualquer época do ano.

Não fique desconectado em sua viagem para Orlando, compre aqui um chip pré pago com internet ilimitada

Já tem onde se hospedar em Orlando? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking, não paga nada a mais e ainda ajuda o blog

Hotéis em Orlando 

Mais fotos

Informações

 

Localização: Celebration fica pertinho de Kissimmee e é possível chegar pela US192. Se não achar no GPS, procure por algum restaurante, no começo eu usava sempre o Market Street Cafe pra chegar em Downtown, e perto dele tem vários estacionamentos. 

Site Oficial http://celebrationtowncenter.com/

Aluguel de bicicletas:700 Bloom Street, Celebration, FL

Leia também outros posts de Orlando no link Orlando é tudo de bom!! 

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Lucilia Losso Brandao
  2. Cíntia Dantas
  3. alcione machado
  4. Bruna
  5. Rodrigo
  6. Rodrigo
  7. Mary
  8. Sonia Regina Morgado Ferrari
  9. Raquel
  10. Amanda
  11. Desiree
      • Desiree
    • Andrea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *