
Venho acompanhando a história da construção do High Line em Nova Iorque há um tempinho, e claro, sempre curiosa, como sempre fico com qualquer novidade em NYC. O bom é que tinha o blog da Marcie, pra ajudar nas informações, e foi por lá que descobri que o último trecho do parque suspenso havia sido inaugurado, e que eu poderia conhecer tudo na minha visita em novembro, e foi o que eu fiz!
E sim, é a grande novidade de Nova Iorque, portanto visita obrigatória para quem não conhece a cidade e também para quem conhece.
Um pouquinho da história do High LIne

No início do séc XX a área oeste era a maior área industrial de Manhattan. E por isso viadutos ferroviários foram construídos para aliviar o trânsito das ruas. Com o tempo a região mudou, e o que ficou foi uma linha férrea abandonada e sem uso desde 1980. Em 1991, o trecho mais ao sul foi demolido para a construção de apartamentos, restando então um trecho que atravessava 22 quarteirões, do Meatpacking District a Chelsea. A idéia da prefeitura era fazer o mesmo com esse trecho, demolir, aliás, muita gente queria que a antiga linha férrea tivesse esse fim. Foi quando em 1999, em uma reunião do conselho comunitário para decidir o futuro da linha férrea, que dois homens, Robert Hammond e Joshua David, se uniram para criar a ONG Friends of High Line, e transformá-la em um parque. Mas não foi tão simples assim.. teve muita batalha na justiça, até porque em um determinado momento a ordem de demolição já havia sido dada pelo prefeito. Com o apoio e dinheiro de artistas, amigos, empresas, e posteriormente com o apoio de uma nova prefeitura. o projeto prosseguiu e sua última parte foi finalizada em setembro de 2014.


Conhecendo o High Line Park
Foram 5 anos entre a inauguração do primeiro trecho até o término do projeto. São cerca de 2,5km de parque, suspensos a 8 metros de altura, e que atravessam 3 bairros de Manhattan: Meatpacking, West Chelsea e Hell’s Kicthen/Clinton. Bairros que eram pouco conhecidos pelos turistas e que estão se reinventando depois da construção do parque. Paisagistas e artistas transformaram o parque em uma verdadeira obra de arte. O passeio é tão gostoso que quando você vê, já caminhou quase tudo, e eis que no novo trecho a gente fica pertinho do Rio Hudson, e se tiver sorte, na hora do pôr do sol. Bancos, cadeiras, mirantes, lojinhas, tudo isso você vai encontrar ao longo do parque, pois é um calçadão para ser curtido, com calma.


Para acessar o parque, existem vários pontos. O ideal é começar em uma das pontas, ou na 34ht Street ou na Gansevoort Street. Alguns pontos têm elevadores (14th , 16th, 23th e 30th st).

Informações:
Site: http://www.thehighline.org
Diariamente, das 7h às 23h.
Não fique desconectado em sua viagem para os Estados Unidos, compre aqui um chip pré pago com internet ilimitada
Já tem onde se hospedar em Nova Iorque? Reserve pelo nosso parceiro Booking
Muito legal. Conheci o High Line no inverno e agora estou voltando no verão. Paisagens opostas com certeza . É como vou estar na 35 st estarei próxima a uma das pontas e por lá começarei a caminhada . Obrigada pela explicação do início de tudo .
[…] High Line Park […]
[…] High Line Park […]
[…] High Line Park: uma das novidades de Nova York […]