Museu da República (Palácio do Catete)

Museu da República - Palácio do Catete

Museu da República – Palácio do Catete

Sabe aqueles lugares que a gente frequenta desde que se entende por gente? E que mesmo assim nunca tinha escrito sobre ele no blog? Então, chegou a hora de me redimir e falar sobre o Museu da República, que fica no Rio de Janeiro, e conhecido pelos moradores da região como Palácio do Catete.

Salão Nobre do Museu da República - Foto: MR

Salão Nobre do Museu da República – Foto: MR

Já morei por ali, no Flamengo, e inclusive voto na rua do Museu, na Silveira Martins. E não apenas fazia dos seus lindos jardins como um quintal da minha casa, como estudava lá, fazia trabalho de grupo, e sempre usei as 2 entradas do Palácio, Rua do Catete e Praia do Flamengo, para chegar no Aterro.

nos jardins.. Palmeiras Imperiais

nos jardins.. Palmeiras Imperiais

O Palácio do Catete, que como o nome diz fica no Catete, foi a sede do poder executivo brasileiro de 1897 a 1960, quando houve a mudança do poder executivo para a recém inaugurada Brasília. O Palácio então se tornou o Museu da República no mesmo ano da mudança e inauguração de Brasília, e foi inaugurado pelo presidente Juscelino Kubitschek.

O edifício, de arquitetura neoclássica, teve ao longo de sua história 18 presidentes, e cada um influenciou do seu jeito na decoração do palácio.O Museu abriga o acervo original da época em que o Palácio do Catete era sede da Presidência da República, o que inclui doações pessoais, como a Coleção Pereira Passos, a Coleção Igreja Positivista do Brasil, a Coleção Getúlio Vargas e a coleção Memória da Constituinte. Ainda em seu acervo, estão obras de pintores importantes para a história do Brasil, como João Batista Castagneto (1862-1900) e Armando Viana (1897–1991).

Os salões estão intactos, com louças utilizadas na época e o ponto alto do museu é o quarto do Presidente Getúlio Vargas, o qual ele se suicidou, com a arma, a bala, a camisa, sua mobília, pijama e a sua carta de despedida.

Quarto do Getúlio Vargas - Foto MR

Quarto do Getúlio Vargas – Foto MR

coreto

coreto

Nas dependências do palácio, funcionam, ainda, uma livraria e um cinema. O jardim, com palmeiras imperiais e outras árvores, é um lugar bacana de passear, com direito a estátuas, lagos, coreto e gruta. Já perto da saída para a Praia do Flamengo, foi instalado um parquinho para as crianças brincarem, tornando o programa super bacana: museu + parque.

Ah.. não tem fotos de dentro do museu pois não é permitido.

lago, patos, gansos..

lago, patos, gansos..

 

Informações

Museu da República
Rua do Catete, 153, Catete
Rio de Janeiro /RJ – CEP 22220-000
Fone/Fax: (21) 3235 3693

Horário de funcionamento:
EXPOSIÇÃO
Terça a sexta, de 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados, de 14h às 18h
INGRESSOS
R$ 6 (entrada franca às quartas-feiras e aos domingos)
Maiores de 65 anos e crianças até 10 anos não pagam
Estudantes têm 50% de desconto

PARQUE
Diariamente, de 8h às 20h
O Portão da Praia do Flamengo funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, o portão permanece fechado.
ENTRADA GRATUITA

gruta

gruta

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *