Bate-volta de Lisboa : Cascais, sua beleza e sua lenda

Cascais

Cascais

Pouquíssimas vezes na vida eu falei: moraria neste lugar. Até porque o carioca dificilmente diz isso de algum lugar. E Cascais é um desses lugares que me conquistaram e que eu poderia morar lá feliz da vida.

Cascais é um balneário de verão há mais de um século, situado entre  Oceano Atlântico e a Serra de Sintra a cerca de 30km de Lisboa, foi também o lugar escolhido por Luis I para ser a residência de verão. Isso fez com que ricos lisboetas também contruíssem residências de verão por lá.   O que era antes uma aldeia pesqueira é hoje um subúrbio rico de Lisboa, embora a pesca ainda seja uma atividade importante. O seu litoral com falésias, águas transparentes, areia branca, impressionou o rei e também foi a beleza dele que também me chamou a atenção.

uma das fendas nas rochas na Boca do Inferno

uma das fendas nas rochas na Boca do Inferno

Um dos lugares mais bonitos é a Boca do Inferno, uma cavidade da rocha na falésia que foi provocada por longos anos de erosão.  Comece o dia por ela: o visual do mirante é lindo e é impressionante o som do mar batendo nas rochas. Dizem ser uma antiga gruta e é um lugar cheio de histórias e uma lenda que fiz questão de dividir com vocês no final do post. Recomendo que aproveite que está perto e almoce com essa vista no Mar do Inferno Restaurante com deliciosos pratos portugueses de frutos do mar.

lugares como esse são vistos em um passeio na orla

lugares como esse são vistos em um passeio na orla

Depois aproveite para passear na orla de Cascais e vá à Praia do Guicho, que além de ser uma das mais bonitas do país é um paraíso para os surfistas. Termine o dia na Marina de Cascais, dando um passeio nas lojas e parando para tomar um café antes de regressar à Lisboa.

Como chegar:

De carro saindo de Lisboa: pela estrada A5 (mais rápida) ou pela Estrada Marginal EN6, com um percurso com várias paisagens.
De trem também se tem paisagens lindas como da reserva natural do estuário do Tejo, a ponte 25 de abril,  passando pelo Mosteiro dos Jerónimos e  a Torre de Belém. Além  das lindíssimas  praias de areia branca da costa do Estoril. A saída é pela estação Cais do Sodré em Lisboa que está conecectada ao metrô com uma estação com o mesmo nome.

A lenda da Boca do Inferno


Há muito tempo atrás, na zona que é hoje conhecida como “Boca do Inferno” na zona de Cascais, existia um enorme castelo onde habitava um homem de aspecto feroz, que se dedicava à feitiçaria.Um dia esse homem decidiu casar-se e, para escolher a mulher mais bela das redondezas, consultou a sua lâmina de cristal de rocha para saber qual a casa onde deveria ir buscá-la.Quando os seus cavaleiros voltaram ficou estupefacto. A jovem era ainda mais bela do que imaginara. Ficou, imediatamente, tão ciumento que decidiu escondê-la para preservar o seu amor.Fechou a sua mulher numa torre alta e solitária e escolheu para guardião o seu cavaleiro mais fiel. A jovem no alto da torre sentia-se tão só quanto o seu guardião. Tinham por única companhia o mar e as suas marés.Um dia, a curiosidade do cavaleiro falou mais alto. Quem seria aquela mulher encerrada na torre há tanto tempo? Como seria? Pegou na chave e decidiu subir. Junto à porta o cavaleiro parou para recuperar o fôlego e tomar coragem. Quando a abriu ficou espantado com a beleza da prisioneira.A partir daquele dia partilharam os momentos de solidão, nascendo, assim, um grande amor entre os dois. Decidiram fugir juntos, esquecendo-se que, através da sua magia, o feiticeiro sabia de tudo. Montaram no cavalo branco do cavaleiro e cavalgaram pelos rochedos junto ao mar.
Enquanto isso, no castelo, cheio de raiva e ciúme, o feiticeiro criou uma tempestade assustadora que fez com que os rochedos, por onde os dois amantes caminhavam, se abrissem como se fossem uma grande boca infernal. Cavalo e cavaleiros foram engolidos pelas águas, tendo desaparecido para sempre.

O buraco nunca mais se fechou e o povo começou a chamar-lhe Boca do Inferno.

 

Já tem onde se hospedar em Lisboa? Reserve pelo Booking, você encontra os melhores preços e pode cancelar sem pagar nada. 

Hotéis em Lisboa

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Joaquim Medeiros
  2. sandra
  3. ~Carla Lucia
  4. Rosane
  5. Raynãa Fernandes
  6. Ana Maria Valerio de Morais
  7. naty
    • Débora Cecília
  8. Andrea
  9. Evyania Corrêa
  10. simone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *