Não sou uma pessoa fresca, já conhecia Fernando de Noronha e sei das limitações e etc. Dessa vez eu contratei o receptivo Ilha de Noronha , achei o site completo, interessante e resolvi arriscar. Chegando em Noronha, eles estavam lá, e assim que entrei no carro, bem destruidinho, sentei em cima de uma barata. Não que isso não possa acontecer com outras empresas, mas acho que pra recepcionar o turista é preciso um cuidado maior, para mostrar uma bom impressão. Resultado? Apesar da empresa ser na rua onde ficava a minha pousada, que fechei por eles também mas depois comento a respeito, eu prefiri contratar a Atalaia Noronha, que faz parte do grupo Luck Receptivo. Fica localizada a poucos metros do Projeto Tamar e mostra uma maior seriedade no trabalho e no relacionamento com os turistas, recomendo.
Contratei o Ilhatur, o passeio de barco e a prancha submarina. E tive a minha primeira decepcão a Ilha. O Ilhatur, em qualquer operadora, não passa mais pela praia do Atalaia. Ainda não entendi se a decisão foi do IBAMA, ou se foi algo em acordo com as operadoras de turismo, mas a visita à praia do Atalaia agora é feita em um passeio à parte, e com trilhas. O passeio curto custa R$ 50,00 e é feito por uma trilha escorregadia e com lama.
Antes se chegava à praia do Atalaia de carro, parando em um gramado a cima e descendo poucos metros até a piscina natural.Qualquer pessoa de qualquer idade tinha acesso à esse paraíso que já tinha o controle do IBAMA de visitantes. Outra vantagem dessa entrada era que era fácil saber se a piscina natural tinha condições de mergulho, seja pela maré, ondas ou chuva. Agora, os turistas ficam no ponto de saída de uma trilha esperando notícias de um responsável do IBAMA a respeito das condições da praia. E ainda querem “modernizar a trilha”gastando uns milhões para algo totalmente desnecessário que é o acesso a uma praia que tinha o acesso tranquilo.

Resultado, tive que comprar à parte esse passeio. E acabei não fazendo pois as informações que chegavam eram de que não tinha condições de mergulho, só visualizar de fora. E vou sempre ficar com a dúvida se realmente não tinha, afinal, eu não vi.
Voltando ao Ilhatur, ele agora vai ao mirante do Sancho e da Baía dos Porcos e desce até à praia do Sancho pra mergulho com snorkel.

Depois segue de carro até a Praia da Cacimba do Padre, caminhando até a Baía dos Porcos para outro mergulho. O almoço é em algum dos restaurantes que ficam atrás da Cacimba do Padre. Comida simples mas gostosinha. De lá parte para o Museu dos Tubarões e Buraco da Raquel. No museu dos tubarões você pode comer o famoso bolinho de tubalhau.
Em seguida o destino é a Praia do Leão, mas o passeio se restringe ao mirante para tirar fotos dessa praia que é belíssima. De lá, Praia do Sueste, onde se tem 30 minutos pra mergulhar. E por fim, o passeio termina no Mirante do Forte do Boldró para assistir ao pôr do sol.

Bom, narrei o passeio todo justamente pra mostrar que o Ilhatur depois de não ter mais a visita à Praia do Atalaia, perdeu todo o sentido. Todo esse roteiro pode ser feito sem guia, de buggy e mais à vontade com relação aos horários.
Já o passeio de barco é imperdível, como já tinha constatado da outra vez, é o melhor jeito de se ver os golfinhos na Ilha.

Existe um passeio ao Mirante dos Golfinhos, às 5hs da manhã, mas a visualização, mesmo de binóculos, é bem difícil. E no passeio de barco eles saltam em volta dele. E isso tem uma explicação, são os machos querendo distrair o barco e proteger as fêmeas e os filhotes que estão por perto. So cute!! 🙂
A Prancha Sumarina é uma mistura de mergulho livre com emoção.. A lancha leva as pessoas por uma corda amarrada à pranchinha e passa pela região do Porto e Biboca onde tem um naufrágio. A parte da emoção fica pela velocidade da lancha, muitas vezes o marinheiro se empolga e é bom se segurar bem! Nesse passeio é certo encontrar com tartarugas. Custa R$90.
Minha dica é contratar o passeio de barco, o da pranchinha e a praia da Atalaia. E alugar um buggy para ter mobilidade e conhecer todas as praias da Ilha, que são muitas. Mas atenção ao alugar o buggy, como tudo chega de barco na Ilha, muitos estão em péssimas condições.
[…] em Noronha. Segundo probleminha: contratei o Ilha de Noronha para o transfer de chegada e saída, aquele da barata, e também contratei por eles a Pousada Alamoa. Já contratei sabendo que a pousada era […]
Oi!
Dando uma passadinha por aqui, para me confraternizar com meus colegas de BlogturFoz!!!
Adorei sua série de posts sobre Noronha, em especial as fotos. São todas suas? As da tartaruga do mar inclusive?
Tenho uma paixão por Noronha, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ir para lá… Esses posts só aumentaram a vontade!
oi Clarissa, sim, só uso fotos minhas nos posts, até a da tartaruga que foi uma verdadeira perseguição até tirar essa perfeita rs Ainda falta fazer alguns posts.. tem uma semana e meia que cheguei de lá. Noronha é um paraíso, foi a segunda vez lá. Você precisa ir!!!
bjs