
Fazia tempo que eu queria viajar com a Copa Airlines para Orlando, desde quando fui morar lá… mas acabava comprando por outras companhias pelo preço. Até que surgiu uma passagem barata e fiz a viagem ida e volta de Orlando para o Rio. Resumidamente eu posso dizer que foi uma decepção, veja os detalhes abaixo .
Viajando com a Copa Airlines de Orlando para o Brasil
No check in eu pedi para colocarem a gente (eu e meninas) juntas, cheguei inclusive bem cedo, mas não consegui mudar. Até aí ok. Só acho que poderia ter tido ao menos alguma tentativa, a resposta foi seca: tenta dentro do avião. Sorte que consegui, mas não existiu nenhuma boa vontade dos funcionários, eu que me virasse e me virei.

O voo de Orlando para o Panamá é curto, mas mesmo assim tinha um entretenimento de bordo individual e bem legalzinho, com opções de filmes, jogos, música. Para as cercas 3 horas de voo foi muito bom. Mas o meu problema começou (e você verá que terminou) com o serviço de bordo. Primeiro porque eu pedi com mais de uma semana de antecedência, por telefone, alimentação especial para mim e para as meninas. No meu caso sem glúten e no caso delas alimentação infantil (justamente porque imaginei que poderia vir algo com mais pimenta). Resultado? Informaram que o meu pedido não foi processado, não acharam!!! A sorte é que eu levo sempre coisas e lanchinhos para mim e para as meninas, e foi isso que salvou.
A conexão no Panamá foi tranquila, embora ache aquele aeroporto desconfortável e tumultuado.
No voo do Panamá para o Rio tive que fazer a mesma coisa, pedir para trocarem comigo de lugar para ficar perto delas, mesmo chamando a aeromoça, ela não se meteu e eu tive que me virar pra isso.
Depois do primeiro voo eu já esperava que o jantar teria o mesmo problema, dito e feito, não tinha sido computado o meu pedido de alimentação especial. Dei meu jeito com uma das opções mas isso para mim é algo inadmissível. Até porque eu tive o trabalho de ligar, ficar uns 10, 15 minutos no telefone com mais de uma semana de antecedência e no voo eles não têm nada sobre isso? Meninas tiveram que pegar a massa com carne e garimparam ali o que puderam, mas comeram muito mal, pois estava apimentado. Na hora ainda pensei, ok, vou ver se tem algo pra elas no café da manhã, mas pra minha surpresa desembarcamos no Rio em jejum! Eles simplesmente não oferecem nada de manhã antes de pousar. Entendo que o voo não é tão longo (cerca de 6 horas), mas não dá pra sair a seco, sem nada. Faz como os voos de ponte aérea, dá um amendoim, dá um bolinho, dá qualquer coisa! E como acordar e não tomar nem um café? Nem preciso dizer que me deixou mais irritada ainda.
Viajando com a Copa Airlines do Rio para Orlando

Depois do problema com o serviço de bordo e o meu pedido de alimentação especial na ida, eu não só liguei pra pedir o da volta como fiz uma reclamação formal pelo atendimento telefônico. Aproveitei e escolhi logo os lugares pra não me aborrecer.
O check in foi ok, sem problemas, embora eu tenha achado o horário do voo bem ruim: 2h da manhã e a fila para o check in ser enorme! Fiquei uns 45 minutos nela!
Como o voo foi às 2h da manhã, eu já entrei e apaguei. Mas mesmo assim vi que não serviram nada.
O entretenimento de bordo era o mesmo, isso um mês depois, não tinha nada novo, nenhum outro filme, e já tínhamos cansado de jogar os jogos… o que foi mais um motivo para dormir.
De manhã, eu já com fome e ansiosa para ver a refeição especial da Copa, eis que tenho outra enorme decepção: além de não terem feito o pedido de refeição especial, ou não acharem, o comissário simplesmente mentiu que foi procurar e voltou com ovos mexidos (até aí ok), mas é só ver o restante da bandeja para perceber que não se tratava de alimentação especial glúten free.
A conexão também foi de novo bem tranquila, embora tenha andado quase todo o aeroporto pois os portões eram super distantes, mas isso faz parte da viagem.

No trecho Panamá-Orlando, quando meninas já estavam acordadas e mais agitadas, como qualquer criança, nós tivemos mais uma decepção: simplesmente não tinha mais o entretenimento de bordo. Isso em um voo internacional diurno, mesmo que relativamente curto, é bem chato.

Eu já estava mais que arrependida de ter comprado a passagem pela Copa Airlines, principalmente pelos problemas com a alimentação especial quando para a minha surpresa, nesse voo do Panamá para Orlando, a tal alimentação que eu pedi apareceu! A minha, sem glúten, e as das meninas que era infantil. Era um sanduíche (o que me deixou meio nervosa por medo de ter glúten) mas me parecia ser com outra farinha, provavelmente de arroz. E no caso das meninas veio aqueles sanduíches bem infantis de queijo com presunto. Finalmente comemos!
Pontualidade e conforto
Os voos foram pontuais, os 3 aviões dos 3 primeiros trechos eram relativamente novos, apenas o último, do trecho Panamá-Orlando que era mais antigo e sem entretenimento. Mas todos eram Boings 737, isto é, pequenos, e portanto menos confortáveis. Mas como não somos altas, é algo que não incomoda, mas vi passageiro incomodado e que ainda implicou com minha filha que estava querendo reclinar a cadeira, mais uma vez a equipe de comissários viu, eu falei com eles e NADA foi feito. Como não quis me aborrecer com o americano, deixei pra lá, mas ela dormiu muito mal.
Conclusão
Sinceramente? não foi uma experiência boa e só será minha escolha para viajar Brasil – EUA caso esteja com um preço muito menor. A conexão foi tranquila mas é mais cansativa de quando se faz no Brasil. O 737 é uma boa aeronave, principalmente os novos como os da Copa, mas não é ideal para esses voos longos. E o pior realmente foi a falta de cuidado com o cliente, eu no caso, que pedi 2 vezes, reclamei e não tive a alimentação especial que a companhia aérea faz questão de divulgar que oferece. E olha que sempre peço em qualquer voo e foi a primeira companhia que deu defeito nesse assunto.
Caso eu volte a voar com a Copa Airlines do Brasil para os EUA eu conto aqui se a experiência foi melhor ou pior. E vocês? Já voaram com a Copa Airlines para os Estados Unidos? Conta nos comentários a experiência que tiveram e o que acharam!
Não fique desconectado em viagens internacionais! Compre aqui um plano de internet que funciona em até 140 países.
Eu ja viajei com a Copa algumas vezes. Nunca tive problema, mas tb nao tenho filhos e nao necessito de alimentacao especial. Tambem ja enjoei daquele aeroporto deles. Atualmente acho um absurdo ter q passar horas la esperando a conexão. Mas é realmente surpreendente que nao deixem extraviar malas. Enfim, vale pelo preco e só! Nada mais de especial.