
Durante a viagem para Porto de Galinhas eu pude conhecer o Projeto Hippocampus, que busca a preservação dos cavalos-marinhos. Quem me acompanha por aqui sabe o quanto sou fã desse tipo de projeto de preservação de animais, e o encantamento não foi diferente com o Hippocampus.


Parte do trabalho do Projeto Hippocampus é mostrada no centro de visitantes. Um vídeo de cerca de 5 minutos conta um pouco a história dos cavalos-marinhos.

O espaço é cheio de aquários pequenos, com diferentes tipos de cavalos-marinhos separados por casal. Ali eles não apenas estudam os cavalos-marinhos, mas também cultivam em cativeiro. No dia que fui dei a sorte de ver os filhotes (mais de 1000) nascidos lá e que no mesmo dia ainda iriam ser devolvidos para a natureza.
Foi através de perguntas no centro de visitantes que eu aprendi e muito sobre os cavalos-marinhos, como por exemplo que a taxa de mortalidade é enorme, e que dos mais de 1000 que iriam retornar ao meio ambiente, pouquíssimos conseguiriam sobreviver. São animais super delicados, sensíveis ao calor, sol, e ainda alvo fácil de predadores.

Também é possível ver, em alguns aquários, outros peixes e invertebrados da fauna marinha de Pernambuco.
No espaço também tem uma loja com venda de produtos temáticos e souveniers . Claro que comprei um imã de geladeira 🙂
Conclusão
Já acharia a visita ao Hippocampus imperdível mesmo se não estivesse com as meninas. Primeiro porque é uma aula sobre cavalos-marinhos, segundo por ser um projeto bonito e que está batalhando para preservar o animal, que por sinal quase não é visto na natureza e até mesmo em aquários. E por esse motivo que com crianças a visita se torna mais imperdível ainda, meninas saíram de lá encantadas, além de aprenderem bastante!
E, como falei antes, se tem algo que me cativa e me faz querer ajudar é esse tipo de projeto de preservação de animais, não é a toa que muitas vezes eu volto de viagens cheia de presentes apenas das lojas desses projetos. É minha contribuição para que minhas filhas, meus futuros netos, consigam viver em um mundo com o ecossistema mais equilibrado.
Informações
Site: http://www.projetohippocampus.org/
Rua da Esperança, S/N., Porto de Galinhas/Ipojuca – PE, CEP: 55590-000 | Brasil
Horário de visitação: De terça-feira a sábado, das 09:00 às 12:50 e das 14:30 às 16:50.
Ingresso: R$ 12,00 por pessoa
Gratuidade para crianças menores que 1,20 m e adultos acima de 60 anos.
Já tem onde se hospedar em Porto de Galinhas? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking
Mais fotos do Projeto Hippocampus
Sobre a viagem Essa viagem à Porto de Galinhas faz parte do Projeto Viajar com Crianças pelo Brasil . A etapa Porto de Galinhas foi promovida pelo Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau com intermediação da agência de comunicação Scritta.
[…] contei sobre esse animal encantador aqui no blog quando visitamos, também em Porto de Galinhas, o Projeto Hippocampus. É claro que os animais ficam escondidos em troncos na foz do rio, mas os jangadeiros já sabem […]