Blog

Passeio de barco em Arraial do Cabo com a Arraial Vip

Barco da Arraial Vip

Barco da Arraial Vip

Se tem algo que todo mundo TEM que fazer em Arraial do Cabo, é o passeio de barco. Até porque a cidade tem algumas das mais bonitas praias do país, muitas delas só acessíveis por mar. Além disso,  é no passeio de barco  que se tem a verdadeira noção do chamado “Caribe brasileiro” . É impossível passar pelas águas claríssimas de Arraial sem se impressionar com o tom do azul. E nós, na nossa #roadtriprio , fizemos nosso passeio de barco com a Arraial Vip, e o motivo o próprio nome da empresa já diz: a exclusividade do serviço.

Passeio de barco em Arraial do Cabo

Gruta do Amor

Eu confesso que não gosto de passeios de barcos abarrotados de pessoas, nunca gostei. Ainda mais quando estou com as meninas. Sem contar que quanto mais gente, mais confusão nas paradas, mais barulho, enfim.. não dá pra curtir o passeio. Enquanto a maioria dos barcos coloca um monte de gente, chegando até a 100 pessoas, a Arraial Vip coloca em torno de 20 pessoas no barco. De quebra o João é uma simpatia, Camila estava com medo (culpa da Disney que matou os pais da Anna e da Elsa em um passeio de barco), e ele foi, todo paciente, conversar com ela, explicando que não tinha perigo, que só sai com o barco em segurança, que jamais colocaria ninguém em risco e etc . Tipo de carinho que deixa a mãe blogueira fã da empresa e dele também!

O passeio de barco em Arraial do Cabo

João da Arraial Vip

João da Arraial Vip

O passeio dura cerca de 3h e começa na Praia dos Anjos, de onde saem todos os barcos. Aliás, mais um ponto a favor da Arraial Vip: enquanto se vê uma verdadeira perseguição dos barqueiros por clientes na Praia dos Anjos, a empresa só vende os passeios pela internet, o que seleciona mais o público deles.

Ao chegar no porto, temos que pagar a taxa de embarque, que custa R$3,00 por pessoa.

Ilha do Farol

Ilha do Farol

No barco o João informa que tem banheiro e explica o passeio, informando que tem 2 paradas pra mergulho, uma de uma hora na Ilha do Faro e outra de cerca de 30 minutos nas Prainhas. Além disso a  água liberada e de cortesia eles dão uma foto sub para todas as pessoas . Também tem serviço de bordo, onde vende cerveja e refrigerante.

Da Praia dos Anjos ele sai em direção à Praia do Forno, mas como o tempo estava bem ruim, eu pedi pra irmos para à direita pois o céu parecia melhor…. pura ilusão.. Aliás, vou confessar que fiquei extremamente arrasada com a falta de sorte com o tempo: fez dia bonito no dia anterior, fez dia bonito depois do passeio, mas durante… até muita chuva a gente pegou. E por isso algumas fotos o João me cedeu gentilmente, e eu trouxe da viagem o dever de casa de voltar e refazer o passeio… e digo mais.. quero fazer muito em breve!

Mas vamos ao que interessa… a nossa primeira parada foi na Ilha do Farol, uma ilha que fica dentro da reserva extrativista da Marinha, que controla tudo por ali. E dizem que a Marinha atribui à Praia do Farol o “título” de mais perfeita do país. Mesmo como céu bem escuro, a cor da água impressiona. Nessa parada para mergulho, não é permitido levar nada para a ilha, a não ser câmera. O objetivo é que não deixem nenhum lixo por lá.

Fenda da Nossa Senhora dos Remédios

Fenda da Nossa Senhora dos Remédios

Logo depois passamos pela Fenda de Nossa Senhora dos Remédios, que é uma espécie de “fatia” de rocha retirada. A abertura possui aproximadamente 5 metros de largura e 40 metros de altura, e quase chega no nível do mar. O nome da fenda se deve à história de que um pescador achou em 1721 uma imagem de Nossa Senhora. E, mesmo do barco, é possível ver no meio da fenda, uma nova imagem de Nossa Senhora.

Em seguida passamos pela formação rochosa que de determinado ângulo se assemelha a um macaco, e com isso ganhou o nome de Pedra do Macaco. Eu , com toda a minha loirice, custei a ver o macaco, mas consegui! rs

Gruta Azul

Gruta Azul

Ao contornar a Ilha do Farol, nos deparamos com a Gruta Azul , que é mais uma obra da natureza nas rochas. Ela possui um formato piramidal, com uma escavação no centro que forma um salão com 15m de altura. Barcos pequenos conseguem entrar na gruta, e deve ser lindo. A gruta recebeu esse nome em virtude da coloração que suas águas assumem, conforme a incidência de luz solar. (Note que na foto não ficou azul porque simplesmente não tinha sol na hora, pelo contrário, caiu um pé d’água). Pra amenizar minha dor por causa da chuva, tartarugas marinhas  apareceram bem próximas à gruta, nos deixando apaixonadas!

 

Continuando pelo lado de trás da Ilha do Farol, temos a certeza de que a ação do mar nas rochas é capaz de criar verdadeiras esculturas naturais. Uma formação rochosa que passamos e que gera polêmica é a Cratera do Meteorito, que pelo nome vocês podem perceber que existe uma teoria de que foi causada pela ação de um meteorito. Mas eu confesso que ao olhar todo o conjunto de rochas, dá pra ver que o nível do mar era mais alto, e que a probabilidade de ter sido erosão, como em todo o resto das rochas é imensa.

As Prainhas

As Prainhas

A próxima parada é nas Prainhas do Pontal do Atalaia. De acordo com o João da Arraial Vip, eu tive sorte de entender o porquê de chamá-las assim: dependendo da maré e das ondas, em vez de ter uma praia, se tem 2 e separadas por uma rocha. E foi isso que eu vi, ao contrário da maioria das pessoas: 2 praias separadas. Pena que o mar estava batendo e não foi possível parar pra mergulhar . Sendo repetitiva: eu preciso voltar pra fazer o passeio de novo!!! Até porque era TUDO que eu queria ver e claro, fotografar e curtir!

Logo depois das Prainhas, seguindo seu entorno pelo lado direito, tem um cantinho que eu achei lindo de viver! A Gruta do Amor. Dizem que o casal que entra junto nela fica junto pra sempre! Lendas à parte.. acho que a foto diz o motivo de eu ter gostado tanto… <3

Como não fizemos a Praia do Forno quando começamos o passeio de barco, foi nela que terminamos. Nessa hora o sol começou a dar o ar da graça e eu quase pedi ao João que voltasse e fizesse tudo de novo rs . Mas como a minha cara de pau não é tão grande… fizemos a Praia do Forno, que é linda e só é possível acessar ela de barco ou pela trilha.

Da Praia do Forno voltamos à Praia dos Anjos, onde desembarcamos já debaixo do sol que resolveu aparecer de vez!

Conclusão

Se o passeio de barco vale a pena? Nossa… eu diria que se você só tiver algumas horas em Arraial do Cabo, esqueça tudo e só faça o passeio. É o tipo de passeio que vale a pena até se você está em Búzios ou Cabo Frio, e faz aquele bate-volta de algumas horas. Até porque, apesar de amar Búzios, as praias de lá não chegam aos pés das de Arraial do Cabo.  E , como já contei no post, super recomendo a Arraial Vip: o serviço é muito bom, a equipe prestativa e simpática, o João tem bastante conhecimento da região, dando verdadeiras aulas. Para conhecer melhor o trabalho da Arraial Vip, entre no Facebook deles e no Instagram.

Informação

Preço do passeio: R$ 60 (pagamento só em dinheiro)

 

Sobre a viagem

A nossa #RoadtripRio  tem o objetivo de dar dicas de hotéis e atrações para ir com as crianças no Estado do Rio de Janeiro. Vamos cobrir todas as regiões do Estado, desde Região dos Lagos, passando pela Serras, Vale do Paraíba e até a Costa Verde. A  viagem está sendo viabilizada pela Localiza, nossa parceira, que cedeu um Renault Duster Automático. Acompanhe pela hashtag #RoadtripRio e em nossas redes sociais. 

Já tem onde se hospedar em Arraial do Cabo? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking

Hospedagens em Arraial do Cabo

Mais fotos do Passeio de Barco em Arraial do Cabo

*O passeio com a Arraial Vip foi realizado com uma parceria com a empresa

 

Administradora, mãe das gêmeas Camila e Letícia, carioca, apaixonada por viajar. Gosto de todas as fases, desde o planejamento até a revelação das fotos. Curto enoturismo, ecoturismo, viagem de luxo, romântica, e principalmente viajar com as filhotas.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Comments

  • abril 20, 2020

    Fiquei realmente impressionado com as belezas de Arraial do Cabo, seu relato completo e detalhado me deixou com muita vontade de conhecer este pedacinho do paraíso, parabéns pelo lindo post.

    reply
  • Cleber Nascimento
    fevereiro 18, 2018

    Para quem deseja uma hospedagem a altura dos passeios apresentados, sugiro visitarem http://www.sentinelasdomar.com.br em Arraial do Cabo.
    Excelente pousada com vista para o mar em todas as suítes.
    Dê uma olhadinha no site, faça a reserva com antecedência e divirta-se.

    reply
  • outubro 19, 2017

    Arraial do cabo sem dúvidas é o Caribe Brasileiro. Amei o artigo!

    reply

Post a Comment