no aeroporto de Miami para embarcar
no aeroporto de Miami para embarcar

Atualização do post em março de 2016: A GOL parou de operar com os destinos Orlando e Miami em fevereiro de 2016

Como a GOL parou de operar, vou deixar o post apenas como registro da experiência.

Ainda não tinha me atrevido a ir para o Brasil de GOL. Apesar de curtir a companhia aérea, eu não tinha muita simpatia em um vôo com conexão em Santo Domingo, na República Dominicana. Mas, em abril, quando fui cotar preço de passagem para as férias de julho, a passagem pela GOL saía mais barata. Como tenho programa de milhagem da empresa e meninas já estão um pouco maiores, resolvi arriscar.

Bem.. pra começar achei que o horário de saída dele de Miami era muito cedo: 17:30h. E o pior.. o horário de chegada no Rio às 5:00h. Enfim, tive que acordar a família cedo pois todos queriam buscar no aeroporto.

O check in em Miami foi super tranquilo, e apesar de saber que íamos em um Boing 737, mesmo avião que faz a ponte aérea Rio-São Paulo, eu esperava que alguma “adaptação” tivesse sido feita nessas aeronaves, e pra minha surpresa, nada foi feito. E quando digo nada foi feito, estou falando que não tem nenhum entretenimento à bordo, nenhum mesmo, nem uma musiquinha. Olha, se já é duro 8, 10 horas em um avião, imagina isso sem nada pra distrair? Me joguei no Candy Crush Saga, mas claro que uma hora acabaram as vidas e fiquei olhando para o teto. Sorte que meninas levaram jogos eletrônicos e o notebook delas. Se eu não tivesse levado elas teriam pirado, e eu junto!

lanche entre Miami e Santo Domingo
lanche entre Miami e Santo Domingo

Como o vôo para Santo Domingo é rápido, cerca de 2 horas, eles oferecem um lanche, o que a essa altura já achei positivo, esperava apenas uma barrinha de cereal. E acaba também ajudando a passar o tempo. Ao chegar em Santo Domingo, temos todos que sair do avião, e eles dão um papel para entregarmos de novo no check in junto com o pedacinho do cartão de embarque, que por sorte eu guardei . E é sair mesmo, pegar fila, passar malas de mão no raio x, e subir para um novo embarque. O lado positivo é que pude levar meninas ao banheiro, que é bem melhor do que o do avião. E pasmem.. nem um wi-fi para distrair nessa meia hora do lado de fora do avião.

outro embarque.. este para o vôo de Santo Domingo para o Rio
outro embarque.. este para o vôo de Santo Domingo para o Rio

É nessa hora também que a GOL organiza os seus vôos: os vôos de Miami e Orlando chegam lá, e o que saiu de Miami vai para o Rio de Janeiro e o que saiu de Orlando para São Paulo. Se você for de Miami para São Paulo, vai fazer esse trecho no avião que saiu de Orlando. Como todo mundo sai do avião, isso acaba não fazendo a menor diferença.

De volta ao avião, começa a longa viagem de 8 horas sem nada pra fazer, a não ser dormir. Nem caminhar no corredor dá.. afinal o 737 é apertadinho e fica bem difícil.

Nesse trecho eles oferecem um jantar, se eu não me engano duas opções. E quando estamos chegando no Brasil, tem ainda o café da manhã.

jantar.. bem mais ou menos.. mas pelo menos tinha
jantar.. bem mais ou menos.. mas pelo menos tinha

Não vou narrar toda a volta, Rio-Miami, pois funciona do mesmo jeito. O horário do vôo é BEM melhor, saindo do Rio 01:20h e chegando em Miami às 11:00h, com a parada em Santo Domingo por volta das 8:00h. Só que por ser tarde, parece que a GOL deixa pouquíssimos funcionários no check in, e demorei horrores na fila, inclusive achei que iam atrasar o vôo por conta disso, mas pelo menos isso não aconteceu.

Conclusão

note que é a minha mão.. nada para fazer apelei para o Super Mario
note que é a minha mão.. nada para fazer apelei para o Super Mario

O problema não é ter uma parada em Santo Domingo, como eu achava. O problema maior é ser em um avião pequeno e sem nenhum entretenimento de bordo. Claro que descer em Santo Domingo, enfrentar fila e novo check in, é cansativo, mas pelo menos a gente pode dar uma esticada nas pernas, já que o avião não ajuda. Não é o tipo de vôo que recomendo para família com crianças, esse entre e sai de avião com crianças não é prático. E se ainda fosse bem mais barato dos que os vôos das outras companhias, poderia até ser uma opção. Mas com o preço que eles estão vendendo, sem conforto nenhum, não dá.