Blog

Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida

Santuário de Nossa Senhora de AparecidaSantuário de Nossa Senhora de Aparecida

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida

Sempre quis ir em Aparecida, visitar o Santuário. Sou católica, mas acho que independente da religião, esses lugares que levam milhares de fiéis, seja um templo, uma igreja, e que fazem com que multidões se unam para rezar, trazem uma energia muito boa. E como qualquer viajante acaba sabendo, o que está pertinho de casa acaba sendo o último lugar que visitamos.

Na verdade Aparecida fica no estado de São Paulo, e eu, na época, morava no Rio. Mas poucas vezes viajei de carro pela Dutra, para aproveitar a oportunidade e conhecer o Santuário. Enfim, quando tive essa oportunidade e fui de carro para Campos do Jordão (92km de distância de lá), não pensei duas vezes em parar na ida para receber essa energia positiva, agradecer e rezar pela família.

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida

na Casa das Velas é possível comprar velas e todos os tipos de lembrancinhas com a imagem

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida

o projeto foi do arquiteto Benedito Calixto de Jesus

Falando em Dutra, a entrada na cidade é bem sinalizada, e mesmo sem GPS eu cheguei tranquilamente no Santuário, que tem um estacionamento enorme, onde cabem 2 mil ônibus e 3 mil carros de passeio! É  pago e com valor fixo, carro por exemplo custa R$13.

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida

interior da Capela de São José

Carro estacionado e ao sair dele é que vi a imponência do Santuário, o maior dedicado à Maria no mundo, não é a toa que o Papa Francisco fez questão de visitar em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude.  A área do Santuário é de mais de 400 mil m², com uma estrutura bem organizada para receber os fiéis, com restaurantes, museus, lojas. O projeto foi do arquiteto Benedito Calixto de Jesus, e recebeu os primeiros fiéis em 1959, quando a antiga basílica não comportava mais o número de devotos que a visitavam. Em estilo Neo-romântico, o templo possui 173 metros de extensão e suas naves chegam a 40 metros de altura.

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida

o altar da Santa, além de lindo, tem uma iluminação especial

Toda a história do santuário está ligada à  imagem de Nossa Senhora, talhada em madeira,  que foi encontrada por três pescadores em 1717. Desde então muitos milagres foram atribuídos à imagem, e que depois disso se tornou a padroeira do Brasil.

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida

a imagem que foi encontrada no rio pelos pescadores

Por ser enorme o lugar eu priorizei conhecer a área principal, que é muito bonita, e ali mesmo fui ver a imagem de Nossa Senhora, e rezar, agradecer. Passei na Casa das Velas, uma lojinha que vende velas, claro, mas tudo que é tipo de souvenir com a imagem da Santa.

 

 

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida

o programa é bem família e tem infra boa para suportar bebês, crianças, idosos

Nessa caminhada pude ver como a infraestrutura é otima, com banheiros enormes, até limpos, fraldário, lanchonete. Mas o que me impressionou mesmo foi a Sala das Promessas, ou, como é conhecida, Sala dos Milagres. Ali dá pra ver a dimensão da fé , da devoção à santa.

 

 

Ainda na área principal tem um mirante, que fica no 18º andar da Torre Brasília, com um panorama de 360 graus da região, o qual é preciso pagar a entrada e eu havia deixado a carteira no carro. Não fiquei triste porque tomei a decisão, assim que cheguei , de que precisava levar as meninas lá, e portanto espero voltar em breve, e além do mirante, conhecer também a basílica antiga.

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida

livraria e a Casa do pão ao fundo

  

Santuário de Nossa Senhora de Aparecida

a Sala das Promessas é imensa e repleta de agradecimentos dos fiéis, de todos os tipos

Dicas:

– use roupas confortáveis, pois o espaço é enorme e se anda bastante;
– como é descampado, no inverno leve agasalhos e no verão se proteja do sol com boné. Levar um guarda-chuva na bolsa também é uma boa pedida;

 

Está indo para lá e precisa de hotel perto? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking

Hotéis perto do Santuário Nacional Aparecida

 Informações:

Tel: (12) 3104-2707
End: Rua Barão do Rio Branco, n. 412 – Centro- Aparecida. SP

Administradora, mãe das gêmeas Camila e Letícia, carioca, apaixonada por viajar. Gosto de todas as fases, desde o planejamento até a revelação das fotos. Curto enoturismo, ecoturismo, viagem de luxo, romântica, e principalmente viajar com as filhotas.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Comments

  • MAria CÂndida Vieira Pinho Ribeiro
    dezembro 3, 2014

    Por gentileza, gostaria que me informassem se há alguma viagem para o Santuário, partindo do Rio de janeiro, para o Santuário de Nsa Sra de Aparecida, no dia 13/12/2014.

    Aguardo contato o mais breve possível.
    Desde já agradeço a atenção,
    Maria Cândida

    reply
  • maio 7, 2014

    Passei por Aparecida muito rapidamente. Estava a trabalho em Lorena. Com sua postagem ficou mais fácil dar uma escapadinha para conhecer melhor a cidade.

    reply
  • abril 2, 2014

    (perito moreno 328)Al leer tus crónicas me dan ganas de viajar y viajar!!! estoy anotando todos los lugares por conocer.También lei una nota tuya acerca del “hambre “que pasate en un vuelo con tus hijitas!
    Mi último viaje fue en noviembre a BRASIL! quedé encantada con la gente,el trato,la calidad de los servicios(te aclaro que NO soy turista típica:yo viajo y recorro en bus,camino mucho,recorro toodo lo que puedo mezclandome con la gente del lugar-no me gustan los grupos de turistas)
    Cariños desde la patagonia Argentina!!!

    reply

Post a Comment