Blog

Pastéis de belém, esses são legítimos

Pastéis de Belém, uma delícia portuguesa com certeza

Pastéis de belém, esses são legítimos

Pastéis de belém, esses são legítimos

Você pode comer pastéis de nata em vários lugares em Portugal, afinal é uma especialidade da gastronomia portuguesa, mas o original, o único que pode ser chamado de Pastel de Belém (até porque o nome, assim como a receita, é patenteado) é o vendido na antiga Confeitaria de Belém, hoje um restaurante chamado  Pastéis de Belém. , e que fica perto do Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa.

fachada do restaurante Pastéis de Belém

fachada do restaurante Pastéis de Belém

Inaugurada em 1837, nasceu de uma crise, a qual todos os conventos portugueses foram fechados. Como ao lado do mosteiro havia uma refinaria de cana-de-açúcar, alguém do convento começou a fazê-los para vender para sua sobrevivência. Na época o centro de Lisboa ficava longe de Belém, era até preciso ir de barco. O lugar já era muito visitado por turistas, que iam ver a Torre de Belém, o Mosteiro, e foi com os turistas que o pastel de belém começou a fazer sucesso entre os portugueses para mais tarde ser descoberto pelo resto do mundo .

balcão , onde muitos que não entram pra comer, acabam comprando o doce

balcão , onde muitos que não entram pra comer, acabam comprando o doce

São mais de 15 mil pastéis vendidos por dia, uma receita que é guardada a sete chaves e que apenas os mestres pasteleiros da Oficina do Segredo, do próprio restaurante, têm acesso a ela. Eu vou concordar, eles realmente são diferentes de todos os outros que já comi, seja em Portugal, seja aqui no Brasil (tem uma casa de comidas portuguesas aqui no Rio que faz um bem parecido), mas nenhum tem a massa folhada como o de lá, assim como o recheio mais  cremoso. Existe até um debate a respeito das receitas dos pastéis de nata x pastéis de belém. Há quem diga que são receitas diferentes, e quem diga que é a mesma receita, como a do segundo é segredo, a discussão rende…

são feitos15 mil pastéis de belém por dia

são feitos15 mil pastéis de belém por dia

O fato é que o doce e, claro, a confeitaria e hoje restaurante, viraram parada obrigatória de qualquer pessoa que vá à Lisboa. Como ficam perto da Torre de Belém , do Padrão dos Descobrimentos e do Mosteiro dos Jerônimos , essa visita acaba sendo fácil de encaixar no roteiro.

azulejos do interior do restaurante

azulejos do interior do restaurante

Vejo muita gente do lado de fora comprando o doce no balcão, e recomendo que entre, pois dá pra ver através dos vidros os padeiros retirando os pastéis do forno, um pouco da cozinha . E que sente em uma mesa, para degustar o doce com calma, na temperatura certa, que é morninho. Além de poder curtir os salões com azulejos azuis tipicamente portugueses e cheios de arcos que nos fazem entrar no clima do lugar e de sua história.

Nem preciso dizer que depois dessa fama toda e por ser o único lugar que vende os legítimos pastéis de belém, as filas são sempre grandes. Mas é possível fazer reserva de mesa pelo site da confeitaria, que disponibiliza menus com preços fixos para café-da-manhã (11 euros), brunch (15 euros), e até mesmo 1 pastel de belém mais uma bebida (6 euros).

 

Informações:

End: Rua de Belém, 84 a 92. Belém, Lisboa.
Tel: 351 (21) 363-7423
www.pasteisdebelem.pt

Como o horário de funcionamento varia ao longo do ano, o ideal é checar antes de ir.

 

Já tem onde se hospedar em Lisboa? Reserve pelo Booking, pode cancelar a qualquer momento e encontra sempre o melhor preço

Hotéis em Lisboa  

Administradora, mãe das gêmeas Camila e Letícia, carioca, apaixonada por viajar. Gosto de todas as fases, desde o planejamento até a revelação das fotos. Curto enoturismo, ecoturismo, viagem de luxo, romântica, e principalmente viajar com as filhotas.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Comments

  • Marcia Iorita Souza
    outubro 11, 2015

    Fui experimentar e conhecer esse lugar.Maravilhoso.O Pastel de Belém é realmente uma delícia. A fila é grande,mas como estava com excursão já estava reservado ,o atendimento foi bem rápido. Quando voltar a Portugal com certeza voltarei para saborear o Pastel de Belém.

    reply
  • maria sulzbach
    julho 15, 2015

    Já estive lá 2 vezes, não é preciso ficar naquela fila enorme ( dependendo do dia e hora) pq no fundo da loja há vários salões com azulejos lindíssimos e garçons q atendem.

    reply
  • Anna Paola Almeida Costa
    abril 10, 2015

    Parabéns pela matéria !
    Eu ( Paola A Costa) , brasileira, estou morando aqui ( Portugal) com toda minha família, meu marido é português . O pastel de Belém é maravilhoso!!! Dentre outras coisas aqui. Sinto- me confortável lá, em diafrutar dos pastéis, do ambiente e sua história.
    Quem tiver a oportunidade vá é uma dica: entre segunda e terça- feira está tranquilo.

    reply
    • Anna Paola Almeida Costa
      abril 10, 2015

      Desculpe o erro ( desfrutar)

      reply
  • gloria
    abril 8, 2015

    São ótimos… amei os pasteis …

    reply
  • cinthya
    março 7, 2015

    bom…achei que teria a receita,mas fazer o que… :/

    reply
  • fevereiro 13, 2015

    Meus planos é ir provar essa delícia ainda esse ano, se Deus quiser eu e meu esposo estaremos ai…

    reply
  • Mary Ly Oak Araújo
    novembro 15, 2014

    Eu e minha filha Brenda fomos ao ‘Pastéis de Belém’ degustar esse delicioso pastel e nos empanturramos. Ele pode ser encontrado também no ‘Periquita”, em Sintra, e no aeroporto de Lisboa, mas o sabor não é o mesmo, embora seja delicioso. Aproveitamos para visitar o ‘Mosteiro dos Jerônimos’, que fica ao lado e que tem uma arquitetura belíssima.

    reply
  • agosto 31, 2014

    Foi a Lisbon com meu Marido e foi. Restive no restorante que fazer Pasteis de Belem Nossa adorei adorei e esta ano vou novAmente .. Se tever dica de turismo mim em forme . E portuques temos um menina de 11 Anos e ela adora esta de dica muito Obrigado pela atencao .. Edivani Ferreira Leite

    reply
  • Marcia D.F.M.Gonçalves
    agosto 30, 2014

    Esses pastéis são deliciosos um dos doces português que mais gosto. Impossivel como um só em Lisboa.

    reply
  • Paulete
    fevereiro 6, 2014

    Este lugar é bom demais,já saí do Brasil programada a comer estes pastéis de Belém,mas fui 2 vezes comer esta delicia,pois uma vez só é muito pouco.Tem uma pequena fila na porta,mas anda bem rápido.Vale muito a pena,quero mais já estou salivando.

    reply
    • Delciane Terebinto
      maio 6, 2014

      Eu tive o prazer de comer o Verdadeiro Pastel de Belém , que só existe neste restaurante , o resto é pastel de nata , até tenho fotos mas aqui não tem como postar , .

      reply

Post a Comment