Carnaval no Rio de Janeiro – blocos de rua cheios de encantos mil!

Bloco Fogo e Paixão – 11/02/2012 – Arquivo Eduardo Starling

 

 

Há alguns anos carnaval no Rio de Janeiro era sinônimo de Marques de Sapucaí, Praça da Apoteose, desfile das escolas de samba e mulheres com pouca roupa. Os tradicionais desfiles das grandes Escolas de Samba ainda são a vitrine do carnaval da cidade, mas que vai muito além dessa vitrine. Já não é de hoje que o carioca deixou de viajar para curtir o carnaval  mais democrático do Brasil. Não existe abadá nem cordão de isolamento. Não existe um lugar específico, é possível brincar carnaval em qualquer bairro da cidade.

 

Isso tudo graças aos  blocos de rua, cada vez mais populares, que desfilam toda a alegria e a  irreverência dos cariocas;  irreverência também vista nos mais que criativos nomes dos blocos, como Vem ni mim que sou facinha (Ipanema) , Imprensa que eu gamo (Laranjeiras) entre outros. A importância dos blocos de rua no carnaval carioca é tão grande, que a Mangueira,  tradicionalíssima Escola de Samba do grupo especial, escolheu  como enredo do Carnaval de 2012  uma homenagem ao também tradicional bloco Cacique de Ramos . É o bloco de rua invadindo a Sapucaí!

Desliga da Justiça – 04/02/2012 – Arquivo Eduardo Starling

 

 

Serão centenas de desfiles em toda a cidade e o ideal é montar uma agendinha com os horários/intinerários dos blocos escolhidos, escolher uma roupa leve e um tênis confortável. E claro, é carnaval e é preciso se enfeitar também e vale tudo no carnaval carioca!  😀

O repertório dos blocos é variado, pode incluir marchinhas de carnaval, famosos sambas enredos, podendo passar pelo saudoso Wando como no desfile do bloco brega Fogo e Paixão, que tem como nome uma famosa música do cantor falecido na semana passada.  Alguns blocos são temáticos e não só o repertório muda,  o figurino também , como a Banda de Ipanema,que é GLS e muitos homens desfilam vestidos de mulher.

 

 

Dicas para sair nos blocos de carnaval do Rio

Brincadeira boa é com segurança, por isso evite colocar dinheiro e celular em bolsos abertos e largos. Leve apenas um documento de identidade e procure não levar bolsas e objetos grandes. Os desfiles dos blocos do fim de semana passado, mesmo com a greve das polícias militar e civil, foram considerados tranquilos, o que gera uma boa expectativa para o carnaval já que a greve acabou.#todoscomemoram 🙂

Se ainda tem alguma dúvida de que blocos ir, seguem algumas sugestões para o período do carnaval:
Sexta-feira 17/02

Carmelitas – Santa Tereza, ás 15 horas;

Sábado 18/02

– Céu na terra – Santa Tereza, às 8:00hs;
– Cordão do Bola Preta
– Cinelândia, às 9:30hs;
– Empoga ás 9 – Copacabana, às 11:00hs;
– Azeitona sem caroço – Leblon, às 15:00hs;
Escangalha – Gávea, às 15:00hs;
– Banda de Ipanema – Ipanema, às 18:00hs.

Domingo 19/02

– Cordão do Boitatá– Centro, às 08:00hs;
– Bangalafumenga
– Flamengo, às 10:00hs; (esse eu vou 🙂 )
– Simpatia é quase amor – Ipanema, às 16:00hs.

Segunda-feira 20/02

– Volta, Alice – Laranjeiras, às 9:00hs;
– Sargento Pimenta e Cl. Corações Solitários
– Glória, às 14:00hs;
– Exalta Rei! – Centro, às  19:00hs.

Terça-feira 21/02

A rocha – Gávea, às 09:00hs;
CarmelitasSanta Tereza, às 10:00hs ;
– Banda de Ipanema – Ipanema, às 18:00hs.

Bloco Me esquece – Arquivo Eduardo Starling

E esse carnaval democrático dura mais do que o calendário define como dias de folia:  já começou no fim de semana passado com diversos blocos arrastando multidões e muitas ressacas de carnaval virão com Monobloco, Quizomba, Mulheres de Chico e muito mais!! Tudo de bom!!

 

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *