Menos burocracia para tirar o Passaporte Brasileiro

Boa notícia para os viajantes brasileiros! A partir de hoje, 1o de dezembro, fica mais fácil tirar o passaporte brasileiro. A iniciativa que faz parte do programa Brasil Eficiente, que tenta desburocratizar os serviços públicos e diminuir os custo. Essa mudança  só é possível graças a otimização do banco de dados do governo federal.

A grande mudança é a não exigência de 3 documentos que antes eram obrigatórios: quitação do serviço militar;  quitação eleitoral; e, o comprovante de recolhimento de taxas (GRU).

Mas veja bem, não é que isso não precise estar ok, simplesmente eles hoje conseguem acessar essa informação no banco de dados!

Portanto a partir de hoje os documentos necessários para tirar o passaporte serão: identidade, CPF e título de eleitor.   Lembrando que a foto e as digitais são tiradas na hora.

Resumo do que é preciso agora para tirar passaporte:

Para tirar o passaporte brasileiro é preciso:

– ser BRASILEIRO;
– ter título de eleitor e ter votado na última eleição. Caso não tenha feito, tem que ter justificado ou pago a multa;
– se for homem tem que estar quite com o serviço militar obrigatório;
– não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça. – reunir os seguintes documentos ORIGINAIS : Identidade e CPF (obrigatório para maiores de 18 anos)  O documento de identidade pode ser a carteira de motorista do Detran (acompanhada de um documento original comprovando o lugar de nascimento), antigo passaporte,  carteira de trabalho e algumas carteiras funcionais e militares .Menores de 12 anos podem apresentar a certidão de nascimento.  Título de EleitorPassaporte Anterior (caso tenha perdido tem que apresentar o Boletim de Ocorrência).

– Pagar as taxas que hoje custam R$ 257,25

Para quem quer mais detalhes do que precisa fazer para tirar o passaporte, veja esse post aqui ou acesse esse link da Polícia Federal. 

Um porém… entrei no site da Polícia Federal e eles informam que esse novo procedimento está em fase de finalização e de testes. Se alguém for lá me conta.

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *