10 coisas imperdíveis em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é, por si só, uma viagem imperdível. A beleza natural do arquipélago é indiscutível, e eu diria que existem muitas formas de admirá-las e também de curtir o destino como se merece. Por isso fiz essa listinha das 10 coisas imperdíveis por lá.

Praia do Sancho

Praia do Sancho

Praia do Sancho

É, na minha opinião, a praia mais bonita do Brasil. Uns dizem do mundo, mas como não fui a todas as praias do mundo, não posso falar isso. O contraste da falésia, com a vegetação, a areia, e o mar, é lindo de viver! E é o tipo de praia que precisa ser visitada mais de uma vez, uma delas indo pela escada que fica na fenda na rocha e a outra delas indo pelo mar. A fauna marinha é  incrível, vale a pena passar boas horas por lá com snorkel.

Baía dos Porcos

Morro Dois Irmãos e um pouco da Baía dos Porcos

Morro Dois Irmãos e um pouco da Baía dos Porcos

Eu confesso que quando chego na Baía dos Porcos eu coloco em dúvida a minha própria opinião dada anteriormente sobre a praia mais bonita do Brasil. Ela tem a mesma cor de água do Sancho, mas tem as pedras e o Morro Dois Irmãos de moldura.

Praia da Atalaia

Praia da Atalaia

Praia da Atalaia

O que dizer do mergulho de snorkel na Praia do Atalaia na maré baixa? A riqueza da fauna na piscina natural é surpreendente… já vi inclusive filhotes de tubarão lá! Sem contar os corais! O acesso é controlado pelo Instituto Chico Mendes e existem várias regras pra entrar na piscina natural. O ideal é contratar um pacote com guia de uma das trilhas que passam por lá, existe a trilha longa e a curta.

Trilha longa da Atalaia (Pontinha-Caieiras-Atalaia)

trilha longa Atalaia, Caieiras e

trilha longa Atalaia, Caieiras e Pontinha

Acabei de mencionar sobre a trilha longa para visitar a piscina natural da Atalaia. E minha recomendação é sempre pra escolher a trilha longa. Isso porque tem outras piscinas naturais no caminho, como a Pontinha e Caieiras. A trilha dura em torno de 4/5 horas e tem 3700 metros. Parte desse trajeto é feito por pedras vulcânicas, super escorregadias pois o passeio é justamente feito na maré baixa. O trajeto é pelo Mar de Fora e além de precisar necessariamente de estar com um guia, é cobrada uma taxa do parque. O agendamento é prévio.  Mas vale super a pena, além das piscinas, a trilha tem visuais incríveis.

Praia do Leão

Praia do Leão

Praia do Leão

Ja foi considerada algumas vezes a terceira praia mais bonita do Brasil. A praia tem o mar mais agitado, e fica bem vazia em muitas horas do dia. É também um dos locais de desova de tartarugas.

Plana-sub, Aquasub ou mergulho a reboque

mergulho a reboque

mergulho a reboque

Eu acho tão imperdível esse passeio, que já fiz 2 vezes em uma das idas à Noronha (na outra ida eu só fiz uma rs). Esse tipo de mergulho, que tem vários nomes e por isso coloquei todos, foi inventado em Noronha e é bem divertido. Cada pessoa ganha uma pranchinha de acrílico que é amarrada em uma corda de mais ou menos 5 metros e que é amarrada na lancha. A lancha passeia pela região do Porto de Santo Antônio e que tem uma fauna super rica, principalmente no lugar onde estão os destroços do navio grego Eleane Stathatos. Nos mergulhos que fiz vi muitas arraias, inclusive quase bati de frente em uma delas bem em cima do navio. O bacana desse mergulho é que se cansa muito pouco e cada um controla a sua prancha, quem tem fôlego pode descer a uma profundidade maior apenas manuseando a prancha.  O passeio dura cerca de uma hora.

Passeio de barco

golfinhos no passeio de barco

golfinhos no passeio de barco

Não dá para ir pra Noronha e não fazer o passeio de barco. Isso porque, além de de passar por algumas praias lindas,  inclusive com banho de mar no Sancho, é nele que podemos ver os golfinhos rotadores. Eles costumam cercar as embarcações para proteger as fêmeas e os filhotes que estão por perto, e nessa proteção, dão um show para o pessoal do barco. O passeio dura cerca de 3 horas.

Mergulho

mergulho em Noronha

mergulho em Noronha

Nunca mergulhou com cilindro na vida? Então Noronha é o lugar perfeito para o seu batismo no mergulho. E se já mergulhou, a ilha tem 21 pontos de mergulhos, de níveis e profundidades diferentes. Nem preciso dizer de novo que a fauna marinha é riquíssima. No meu primeiro batismo (sim, já fiz 2 em Noronha) eu fui cercada por 5 barracudas, além de ver vários peixes coloridos, tartarugas e arraias.

Pôr do Sol

pôr do sol no mirante do Boldró

pôr do sol no mirante do Boldró

O mais famoso pôr do sol de Noronha é no Mirante do Boldró. Mas já vi pores do sol bonitos também na Praia do Cachorro e na Conceição. Por ser um paraíso e uma ilha, o lugar oferece vários pontos para ser ver esse espetáculo da natureza, inclusive agora é possível ver o pôr do sol em um passeio de barco com peixada. Preciso voltar pra fazer isso!

Forte da Nossa Senhora dos Remédios

forte Nossa Senhora dos Remédios

forte Nossa Senhora dos Remédios

O passeio na Vila dos Remédios é interessante para conhecer a história da ilha, mas o que mais chama a atenção no lugar é a vista maravilhosa das Praias do Meio, Conceição, Morro do Pico e até do Morro Dois Irmãos. Também é mais um ponto para ir no pôr do sol.

É claro que tem muito mais coisas legais para se fazer em Noronha.. a ideia era até um desafio, escolher apenas 10 entre tantas opções maravilhosas. E você, já foi a Noronha? Concorda com a lista?

Mais algumas fotos dessa lista sobre Noronha

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *