Serenata, vinho, histórias e músicas de amor… somente em Coimbra

Arcos da Fonte dos Amores

Arcos da Fonte dos Amores na Quinta das Lágrimas

Que tal uma serenata , realizada em um palácio com jardim romântico incluindo uma Fonte dos Amores, onde lá viveram reis, rainhas, príncipes e princesas, que foi palco de história de amor verídica entre um príncipe e uma plebéia?  E some isso a um jantar nesse mesmo palácio, cujo restaurante é estrelado e com ótimos vinhos para acompanhar?

trecho de Os Lusíadas no meu quarto

trecho de Os Lusíadas no meu quarto

O cenário…

Quinta das Lágrimas

Quinta das Lágrimas

A Quinta das Lágrimas, antigo palácio por onde passaram muitos reis, nobreza, príncipes, se tornou hotel de luxo no ano de 1995. Foi lá que o Príncipe Pedro (D. Pedro) viveu seu romance proibido com Inês de Castro, dama de companhia de sua esposa,  no século XIV. Conta a lenda que foi lá que Inês chorou pela última vez, antes de morrer assassinada a mando do pai de Pedro, o Rei Afonso IV.

pedras avermelhadas na Fonte das Lágrimas

pedras avermelhadas na Fonte das Lágrimas

 

 

 

O sangue derramado daria a cor das pedras da Fonte das Lágrimas, denominada assim por Camões em Os Lusíadas. (as pedras têm uma coloração realmente diferente e só ali… )

 

 

 

 

Fonte dos Amores - Quinta das Lágrimas

Fonte dos Amores  com o trecho de Os Lusíadas, Camões

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A outra fonte da propriedade, foi chamada de Fonte dos Amores pela avó de Pedro em homenagem ao amor do neto pela Inês.

A trilha sonora

grupo Fado ao Centro

grupo Fado ao Centro

O Fado de Coimbra é muito diferente do de Lisboa, apesar de ser originário de lá. A vida acadêmica, as tradições, a ligação com a Universidade, a jovialidade dos estudantes e toda sua criatividade, as emoções próprias da idade, fizeram o fado de Coimbra ter outra temática, muito  mais romântica e erudita. Por isso o tema Amor é uma constante, sejam os amores que levam os estudantes a fazerem serenatas, ou o amor pela cidade.  Cantado apenas por homens, estudantes, que vestem seus trajes acadêmicos, incluindo a tradicional capa, é acompanhado pela guitarra portuguesa e pela viola.   

flores do jardim da Quinta das Lágrimas

flores do jardim da Quinta das Lágrimas

 

 

 

A experiência

Ficar hospedada na Quinta das Lágrimas, que é um belíssimo palácio com belos jardins, sabendo todas as histórias e lendas é bem especial. Eu particularmente adoro me hospedar em lugares históricos, ainda mais se tiver história de amor.  Nesse dia jantamos com o grupo do Fado ao Centro no Arcadas, restaurante estrelado (Michelin) do hotel mas que também pode ser frequentado por quem não é hóspede. Ao longo do delicioso jantar, ouvimos histórias do fado de Coimbra, inclusive que os brasileiros que estudaram na universidade tiveram grande influência no estilo musical levando mais romantismo. O que eu posso dizer é que aqui no Brasil não se faz serenata de amor como em Coimbra… e isso pude comprovar com a apresentação exclusiva, feita em uma sala do palácio, onde fomos brindados com uma voz lindíssima, acordes belíssimos e uma noite mais que romântica!
Informações
A apresentação que assisti pode ser contratada por qualquer pessoa para ser realizada em qualquer lugar, incluindo a linda Quinta das Lágrimas. E também é possível assistir todos os dias, às 18:ooh no Centro Cultural, Casa de Fado de Coimbra. O espetáculo dura cerca de 50 minutos e é preciso fazer reserva.
Mas pra quem não vai para Portugal, é só ficar atento à agenda deles. Já vi que esse ano eles tocarão no sul do Brasil.
A visita ao Fado ao Centro, na região chamada de Quebra Costas, é obrigatória… nem que seja pra sentir o clima do fado pelas fotos espalhadas. E na lojinha é possível comprar CDs e DVDs.

Para dar o gostinho e colocar mais romantismo no seu dia, segue um vídeo de um trecho da apresentação e Feliz Dia dos Namorados!!!

Fado ao Centro João Farinha (Voz), Luis Barroso (Guitarra de Coimbra) e João Martins (Viola)

 Já tem onde se hospedar em Coimbra? Reserve pelo nosso link de afiliado no Booking
_________________________________________________________________________
A hospedagem na Quinta das Lágrimas, a Serenata e o jantar no Arcada fizeram parte da ação Descubra Portugal promovida pela   Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal,  Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugala TAP – Tranposrtes Aéreos Portugueses   e co-organizada pelo Portal de Turismo Embarque na Viagem.

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Maria Goretti Oliveira Lima
    • Sergio Ghizoni
  2. Maria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *