Santuário de Fátima – Portugal

Capela das Aparições

Capela das Aparições

Lembro que quando criança passava na televisão o filme sobre as aparições de Nossa Senhora para as três crianças. Era tudo muito impressionante, e isso gerou curiosidade e uma mega vontade de conhecer esse lugar tão especial, afinal não existem histórias semelhantes espalhadas pelo mundo.

Basílica Nossa Senhora do Rosário

Basílica Nossa Senhora do Rosário

Acho que todos já conhecem, mas vou dar uma repassada. A história diz que no dia 13 de maio de 1917, três crianças (Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos respectivamente) viram uma luz brilhante em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma “Senhora mais brilhante que o sol” que pedia que eles rezassem muito. Depois da primeira aparição, ela retornou durante 5 meses consecutivos. Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a “Senhora do Rosário” e que fizessem ali uma capela em sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças.
E assim, realizando o pedido de Nossa Senhora, foi construída a Capelinha das Aparições no lugar em que ela apareceu.  Ao redor dela o santuário, onde são realizadas missas, onde fiéis pagam promessas. A Basília da Nossa Senhora do Rosário foi erguida no local onde as crianças brincavam, no momento da aparição. É nela que estão enterrados os restos mortais das três crianças.Em 2007 foi inaugurada a Basílica da Santíssima Trindade, uma catedral moderníssima feita para acolher milhares de fiéis que chegam em peregrinação. É o quarto maior templo católico do mundo em capacidade. E a grandiosidade faz sentido, são cinco milhões de peregrinos por ano, sendo que grande parte das visitas acontecem nos períodos de aniversário das aparições.

eu, mamãe e meninas

eu, mamãe e meninas

Independente de crenças e fé, o Santuário tem uma energia muito forte e não sou eu quem acha isso, é algo que escuto de todos que passam por lá. Acredito muito nas vibrações das pessoas e a fé que leva uma multidão ao Santuário com certeza contagia o ambiente. Taí uma sensação difícil de se descrever, mas o fato é que não dá pra passar por lá sem ser ao menos contagiado por um sentimento bom.

Como chegar: O Santuário fica a 130km ao norte de Lisboa, 200km ao sul do Porto e 85km ao sul de Coimbra.
Eu fui de carro, saindo de Lisboa. Foi rápido, cerca de uma hora de viagem e muito fácil de achar, tudo muito bem sinalizado.O estacionamento é gratuito e enorme!
Como Fátima fica no meio do caminho, perto da estrada que liga Lisboa ao Porto, vale a pena se programar para passar uma tarde no santuário, antes de seguir para Coimbra.

Para quem não está de carro, a melhor opção é ir ônibus, já que a estação do comboio fica muito longe do Santuário. E em contrapartida o ponto de ônibus é super perto.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Marilesia Braga Xavier
  2. Suzana
    • Adelia Portella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *