
Lembro que quando criança passava na televisão o filme sobre as aparições de Nossa Senhora para as três crianças. Era tudo muito impressionante, e isso gerou curiosidade e uma mega vontade de conhecer esse lugar tão especial, afinal não existem histórias semelhantes espalhadas pelo mundo.

Acho que todos já conhecem, mas vou dar uma repassada. A história diz que no dia 13 de maio de 1917, três crianças (Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos respectivamente) viram uma luz brilhante em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma “Senhora mais brilhante que o sol” que pedia que eles rezassem muito. Depois da primeira aparição, ela retornou durante 5 meses consecutivos. Na última aparição, a 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a “Senhora do Rosário” e que fizessem ali uma capela em sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças.
E assim, realizando o pedido de Nossa Senhora, foi construída a Capelinha das Aparições no lugar em que ela apareceu. Ao redor dela o santuário, onde são realizadas missas, onde fiéis pagam promessas. A Basília da Nossa Senhora do Rosário foi erguida no local onde as crianças brincavam, no momento da aparição. É nela que estão enterrados os restos mortais das três crianças.Em 2007 foi inaugurada a Basílica da Santíssima Trindade, uma catedral moderníssima feita para acolher milhares de fiéis que chegam em peregrinação. É o quarto maior templo católico do mundo em capacidade. E a grandiosidade faz sentido, são cinco milhões de peregrinos por ano, sendo que grande parte das visitas acontecem nos períodos de aniversário das aparições.

Independente de crenças e fé, o Santuário tem uma energia muito forte e não sou eu quem acha isso, é algo que escuto de todos que passam por lá. Acredito muito nas vibrações das pessoas e a fé que leva uma multidão ao Santuário com certeza contagia o ambiente. Taí uma sensação difícil de se descrever, mas o fato é que não dá pra passar por lá sem ser ao menos contagiado por um sentimento bom.
Como chegar: O Santuário fica a 130km ao norte de Lisboa, 200km ao sul do Porto e 85km ao sul de Coimbra.
Eu fui de carro, saindo de Lisboa. Foi rápido, cerca de uma hora de viagem e muito fácil de achar, tudo muito bem sinalizado.O estacionamento é gratuito e enorme!
Como Fátima fica no meio do caminho, perto da estrada que liga Lisboa ao Porto, vale a pena se programar para passar uma tarde no santuário, antes de seguir para Coimbra.
Para quem não está de carro, a melhor opção é ir ônibus, já que a estação do comboio fica muito longe do Santuário. E em contrapartida o ponto de ônibus é super perto.
Bom dia quero muito ir a Portugal sou descendentes de Portugueses é meu sonho, para o ano que vem pretendo ir
Seu Blog está simplesmente fantástico !!!
Terei todo o gosto em receber seus eventuais Blogueiros aqui em Portugal , pois sou guia oficial.
Muito Obrigado e continuem o excelente trabalho.
Hugo Gonçalves
TENHO MUITO VONTADE DE IR A PORTUGAL ESTOU PENSANDO EM IR O ANO QUE VEM SE DEUS QUIZER
Olá Flávia, gostaria de pedir uma ajuda com uma dúvida: a Capela das Aparições fica próxima à Basílica N. Sra. do Rosário, que dê para fazer tudo a pé? Obrigada!
Não sou a Flávia, sou Adelia, mas posso lhe responder pois estive lá. A “Capela das Aparições ” fica sim perto de tudo . Pois dentro do Parque do Santuário de Fátima se faz tudo caminhando …Há várias lojinhas pra comprar lembranças lindas . Tem Restaurantes com boas comidas portuguesas . Na Capelinha das Aparições tem Missa de hora em hora! E eu lhe diria que Ela fica aos pés da Basílica de Nossa Senhora de Fátima ! Alugam carrinhos pra crianças e cadeiras de rodas . O atendimento lá é muito organizado. Vá e sinta-se Abençoada !
[…] filhas, mas não sou de ir à missa todos os domingos. Já tive momentos marcantes, como ir no Santuário de Fátima em Portugal. Mas nada se compara à fazer a Via Dolorosa em Jerusalém. Pensei em toda minha família, na […]