A emoção de participar de um momento histórico na missa de etronização do Papa Francisco no Vaticano

O Guilherme Vasconcelos acabou de chegar da Itália e conta tudo sobre a experiência , a emoção  de assistir à missa de etronização (que marcou o início oficial do pontificado) do Papa Francisco e de participar desse momento, que independente de religião e crenças, foi histórico. E com certeza ele e sua família não esquecerão desse momento nunca! Eu confesso que gostaria muito de ter estado lá também.. ainda bem que ele compartilhou com a gente e com ótimas fotos!

Por Guilherme Vasconcelos

Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro

Uma incrível coincidência. Só isso poderia descrever o fato de estar em Roma justamente no dia da missa de entronização do Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano da Igreja Católica.

 

muitos brasileiros participando desse momento histórico

muitos brasileiros participando desse momento histórico

Como a maioria dos brasileiros que viajam para a Europa, as passagens estavam compradas há pelo menos 5 meses, quando aproveitei os bons preços da cia aérea Alitalia. Formamos um grupo de oito pessoas dentre amigos e familiares – a maioria viajando pela primeira vez ao Velho Continente. Hotéis reservados e visitas programadas (incluindo, é claro, a tradicional ida ao Vaticano), jamais imaginaríamos o que estava por vir.

 

Papa Francisco passando perto com o papa-móvel

Papa Francisco passando perto com o papa-móvel

Depois da renúncia do Papa Bento XVI, torcemos para que o conclave fosse o mais rápido possível. De qualquer forma, já estávamos com ingressos em mãos para a Audiência Geral que ocorre às quartas-feiras (solicitados por correio através do formulário retirado no site do Vaticano).

 

Pelo telão a Presidenta do Brasil e o Papa Francisco

Pelo telão a Presidenta do Brasil e o Papa Francisco

Mas não foi necessário utilizá-los. A cerimonia de entronização foi marcada para o dia 19 de março, dia de São José. Chegamos ao Vaticano em torno das 9:30 da manhã. Segundo os noticiários italianos, eram 200 mil pessoas na Praça São Pedro. Tudo muito bem organizado e com muitos procedimentos de segurança, como ja era de se esperar. Nos posicionamos junto de um dos corredores centrais, na esperança de ver o Papa de perto. Às 10:45h, o papa-móvel (um modelo simples sem qualquer proteção ou vidros) começou a circular entre os fiéis. Para nossa admiração, o veículo passou 2 vezes a poucos metros de nós. Indescritível!

 

grupo simpático de freiras brasileiras

grupo simpático de freiras brasileiras

Ganhamos, ainda, livretos para acompanhar a celebração, que teve duração aproximada de 2 horas, além de fotos e mensagens que saudavam o novo Papa.

 

Entrar no Vaticano, vivenciar toda essa emoção e participar daquele momento histórico foi um dos grandes presentes dessa viagem em família. O que mais impressionou foi sentir a paz em um lugar com pessoas das mais diversas nacionalidades, idades, raças e credos.

 

Independente de religião, foi uma oportunidade de agradecer todas as coisas boas da vida. Uma experiência inesquecível!

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *