Serra Gaúcha – do vinho aos cânions – Cambará do Sul e seus cânions

Parte 5: Cânions, Cambará do Sul 

De Canela fui direto para Cambará do Sul, em direção ao Parque Nacional de Aparados da Serra, que é administrado pelo IBAMA, e ao Parque Nacional da Serra Geral,  para ver de perto o Cânion do Itaimbezinho e o Cânion Fortaleza. Já conhecia eles de alguma novela ou série da Globo que filmou lá e sempre tive vontade de ir. E não me decepcionei, o visual é lindo!

Itaimbezinho

Cambará do Sul

Primeiro fui no Itaimbezinho (que o nome siginifica pedra afiada em tupi-guarani). Cheguei lá através da RS 429. É um dos maiores cânions do Brasil, sua extensão chega a 5800m e uma largura que varia de 200 a 600m. Eu só fiz a trilha do vértice (que começa no centro de visitantes do Parque e em menos de uma hora de caminhada é possível alcançar a borda do cânion Itaimbezinho, chegando até a queda da cascata Andorinhas).
Mas é possível fazer mais 2 trilhas lá: Trilha do cotovelo (uma trilha leve de, aproximadamente, 6,3 quilômetros,que leva até um mirante que proporciona uma visão geral do cânion) e a Trilha do Rio do Boi, longa, com 16 km, e pode durar até 7 horas, passa pelo interior do cânion e na travessia é possível tomar banho nas piscinas naturais).

Cânion Fortaleza

De lá fomos direto para o Cânion Fortaleza. Acho que o fato de não ter muita vegetação na beira do cânion ele impressiona mais! Ele fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23km ao sul de Cambará do Sul. O Parque não tem infraestrutura nenhuma, mas vale MUITO a pena. Diria até que se tiver que escolher um só, eu visitaria só o Fortaleza.Ele tem extensão de cerca de 5.800 metros de comprimento, 2.000 metros de largura e uma profundidade de 600 metros.

do alto do morro Fortaleza, vista das praias de Santa Catarina

Percorri uma trilha de 1.700 metros, bem tranquila, onde é possível observar cerca de 95% do cânion e as praias que fazem limite entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina de cima do morro. Indiscritível (foto ao lado, é só reparar na parte azul no fundo.. é mar !)

 

trilha para a Pedra do Segredo passa por cima nas pedras dessa cachoeira

Durante a trilha se pode ver a cachoeira do Tigre preto.

 

 

 

 

 

Também é possível fazer uma trilha até a famosa Pedra do Segredo, que eu confesso que não vi nada demais, mas em compensação adorei a trilha passando sobre pedras na beira de uma queda d’água, que me lembrou o jogo Pitfal do

Pedra do Segredo

Atari (sim, eu sou desse tempo rs). Engraçado que demorei a acreditar que a trilha tinha que atravessar 0 rio pisando nas pedras, e lá não tem ninguém para tirar dúvida, até que arrisquei.

A Pedra do Segredo é formada por um bloco monolítico de 5 metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. Mas, o que chama a atenção é o fato da pedra estar equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros.

 

Fiz esses dois cânions em 1 dia inteiro, sim, meio que corrido mas deu para curtir. A cidade de Cambará do Sul pode servir de base para visitar a região com mais calma. Mas acabei saindo de lá e indo direto para Porto Alegre para pegar o vôo de volta. Ainda quero voltar para fazer as outras trilhas 🙂

CÂNION ITAIMBEZINHO
PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA

Visitação A bilheteria fica aberta de quarta a domingo, das 9h às 17h, sendo que a Trilha do Cotovelo fecha às 15h. Saiba que o Parque Nacional de Aparados da Serra fecha às 18h e todos os visitantes precisam sair neste horário.
Ingresso R$6 (por pessoa). Crianças com até 7 anos não pagam.
Estacionamento R$5 (carros pequenos)
Infraestrutura Centro de visitantes com exposição, auditório, banheiros públicos, informações turísticas, maquete dos cânions e bancos para refeição.
Como chegar RS-429 / 18 km do centro de Cambará do Sul

Importante: Para informações sobre o Cânion Itaimbezinho e suas trilhas clique aqui.

 

CÂNION FORTALEZA

PARQUE NACIONAL DA SERRA GERAL

Visitação Aberto diariamente, das 8h às 17h. Saiba que o Parque Nacional da Serra Geral fecha às 18h e todos os visitantes precisam sair neste horário. Durante a vigência do horário de verão o Fortaleza fica aberto até às 18h e a permanência é permitida até às 20h.
Ingresso Entrada gratuita
Estacionamento Gratuito
Infraestrutura Banheiro público no posto de fiscalização do Ibama, que fica na entrada do parque.
Como chegar CS 012 / 22 km do centro de Cambará do Sul (continuação da avenida principal).

Importante: Para informações sobre o Cânion Fortaleza e suas trilhas clique aqui.

MAIS INFORMAÇÕES
Sobre os parques, o turismo e condições das estradas:

Direção dos parques:
Telefones: (54) 3251.1277 / 3504.5289 / 3251.1262
Skype: pn.aparadosdaserra.serrageral
Email: [email protected]

Casa do Turista (informações turísticas):
Telefone: (54) 3251.1320

Secretaria Municipal de Turismo:
Telefone: (54) 3251.1557
Email: [email protected]

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.
Últimos comentários
  1. Priscila
  2. Ana Silvia Bastos
  3. RENATO BOELTER
  4. Carla
  5. Carmen Lúcia da Silva Cruz
  6. Benita Arais Baltruk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *