Post atualizado em Dezembro de 2017

Tirar o passaporte brasileiro é uma missão às vezes nada fácil! A burocracia é bem grande e embora agora em dezembro de 2017 eles tenham tentado diminuir a quantidade de documentos para apresentar, o fato é que é  um processo que pode ser bem lento.

Tirando  o Passaporte Brasileiro, passo a passo 

Antes de tudo separe toda a documentação necessária: identidade, passaporte antigo, CPF, título de eleitor pois vai precisar dessas informações para preencher o formulário.

O primeiro passo é entrar no formulário do passaporte no site da polícia federal, nesse link aqui. Depois de tudo preenchido, será gerado um boleto com as taxas que devem ser pagas para a emissão do passaporte. O valor atual é de R$ 257,27. Fique atento ao prazo da guia, pois se expirar terá que fazer de novo!

O sistema irá questionar em que posto de emissão de passaporte você prefere ir, e também horário. Portanto ao terminar você já saberá o dia, hora e local que deverá comparecer com os documentos exigidos.

Documentos necessários para tirar o passaporte 

No dia agendado você deverá levar os seguintes documentos originais:

  • Identidade –  O conceito de identidade é o mesmo que é aceito para voos nacionais. O ideal é a cédula de identidade emitida pela Secretaria de Segurança Pública, mas serve a de  a carteira de habilitação emitida pelo Detran (desde que esteja acompanhada de um documento original que comprove o local de nascimento), o passaporte antigo, a carteira de trabalho e algumas carteiras funcionais ou militares. Menores de 12 anos podem apresentar apenas a Certidão de Nascimento.
  • CPF  –  Para maiores de 18 anos é obrigatória a apresentação do CPF. Para os menores é obrigatório a apresentação do CPF do responsável.
  • Título de Eleitor – Caso não tenha o título é preciso ir ou no Cartório Eleitoral mais próximo da sua casa ou conseguir a Certidão de Equitação Eleitoral pelo site do TSE.  Com a mudança agora em dezembro de 2017 não é preciso mais apresentar a quitação eleitoral, mas o título é exigido.
  • Passaporte anterior válido – O ideal é sempre levar o passaporte anterior, se houver. Se estiver válido e tiver sido roubado ou perdido, é preciso apresentar o Boletim de Ocorrência.
  • Certidões de casamento com alteração de nome da mulher assim como averbações ou certidões de divórcio que também tenham implicado em alteração do nome da mulher.
  • Para crianças menores de 3 anos: uma foto facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco.

 

A partir de Dezembro de 2017 não é preciso mais levar o comprovante de quitação eleitoral, assim como o comprovante de quitação do serviço militar e o comprovante do pagamento da taxa da GRU. Note que não é que esses itens não sejam mais obrigatórios, simplesmente eles irão checar isso tudo pelo banco de dados, só não será preciso levar os papéis.

 

No dia agendado será tirada a foto e recolhida as impressões digitais. Assim como você receberá um protocolo com a data para buscar o passaporte. Eles estimam hoje em 6 dias úteis.

Depois disso é só ver se o destino precisa de visto ou não e viajar 🙂