Burgdorf- Suíça: conhecendo a fabricação do queijo Emmental

DSC09846

paisagem do vale do Emmental, daquelas típicas da Suíça

Burgdorf  é uma pequena cidade a leste de Bern na Suíça, e que fica à entrada de Emmental, colina que é conhecida graças ao queijo de mesmo nome. E minha visita à cidade foi justamente para visitar uma fábrica do legítimo queijo Emmental., também conhecido como Suíço no Brasil. 

DSC09840

passo a passo da produção

DSC09820

Queijaria

O vale é lindo, daquelas paisagens tipicamente suíças e de embalagens de queijos: vales verdes, colinas suaves e as vaquinhas. Apesar do tempo não ter ajudado, deu pra avistar várias fazendas e não pude deixar de notar uma curiosidade: todas as fazendas têm uma casa grande, onde a família mora, e ao lado uma menor, bem parecida, e que, de acordo com a guia, era a casa dos integrantes mais idosos da família, que por opção, se mudam para a casa menor deixando os filhos e netos na casa maior.

IMG_6212

fabricação atual é toda moderna

Durante o passeio eles explicam toda a fabricação,  inclusive que aqueles buraquinhos do queijo são causados pela liberação de dióxido de carbono produzido por uma bactéria. Se tivesse descoberto,quando criança, que os buracos eram feitos assim,  meu mundo iria desabar… afinal que nunca achou que eram ratinhos que faziam os buracos? 😛

 

 

IMG_6225

a sopa feita a base de resíduo da fabricação do queijo

 

IMG_6223

Rivella: parece guaraná e é feita com soro do leite. Eu adorei

Após conferir toda a produção, claro que tivemos o momento de degustar. 😀

 

 

Infelizmente não deu tempo de conhecer o maior castelo  Zähringen da Suíça, que fica na cidade e tem mais de 800 anos. Também não tive tempo de ir na torre de menagem, do século XII e pelo que li tem uma vista linda para a cidade e para os alpes de Bern. Fica a dica então para quem estiver indo, e depois contar aqui como foi.

IMG_6227

sorvete feito lá

 

 

 

 

 

 

Informações

Site Emmental Experience : http://emmental.ch/en/experience/emmental-and-cheese/

Leia também…

Próximo destino: Suíça

Bern: a capital da Suíça

Swiss Pass: a melhor maneira de se conhecer a Suíça  

Voando com a Swiss: Classe executiva e econômica 

Sobre a viagem

O blog viajou a convite da Swiss International Air Lines em parceria com o  Switzerland Tourism  . O projeto #SwissExperience foi idealizado pela  Agência Ptahx . Quem viajou foi o Leonardo Martins, pai das minhas filhas, e que tem o estilo de viagem muito parecido com o meu e fez os relatos. Acompanhe tudo sobre a Suíça nas redes sociais com a hashtag #SwissExperience

 

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *