Blog

Pórtico Gramado

Roteiro de 5 dias com as crianças em Gramado e Canela

 

Pórtico de Gramado de quem vem pela Rota Romântica

Pórtico de Gramado de quem vem pela Rota Romântica

Não foi minha primeira vez na Serra Gaúcha mas foi a primeira vez das meninas, mesmo assim a viagem foi só por Gramado e Canela.  O bom disso foi que preparei um roteiro flexível, mas bem organizado, para mostrar o que mais tinha gostado e que seria programa bacana para fazer com as crianças.

Parque do Caracol

Parque do Caracol – foto tirada no passeio de trem para crianças

Nem preciso dizer que elas amaram a viagem, a ponto de dizer que tinha sido melhor que Disney, o fato é que foi bem divertido e por isso resolvi compartilhar uma sugestão de roteiro que mescla o que fizemos com o que eu considero uma otimização de tempo (tirei um dia inclusive, que foi o total do tempo dedicado à brincar no hotel com os “tios”da recreação)  mas sem deixar as crianças exaustas. Essa sugestão é para quem viaja de carro, principalmente por conta da movimentação entre as duas cidades, e fora da época do Natal Luz, pois com as atrações do evento fica difícil fazer tudo que está proposto.

 

Palácio dos Festivais

Palácio dos Festivais

Primeiro dia:

Pórtico da chegada a Gramado pela Rota Romântica,  até porque é já virou cartão postal da cidade. Dê uma paradinha no acostamento e faça sua foto!

Lago Negro

Lago Negro

Lago Negro : ponto turístico mais visitado de Gramado, trata-se de um lago artificial, que encanta os adultos com a beleza do contraste de sua água com as árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha e as crianças pela diversão nos pedalinhos, que podem ser de cisne ou de caravela. Após o passeio, vale a pena dar uma caminha na trilha em volta do lago. Em feriados fica mais difícil achar vaga em volta do lago, mas nas ruazinhas transversais é tranquilo.

 

Mini Mundo

Mini Mundo

–  Mini Mundo:  Mini Mundo é uma cidade onde tudo acontece em um cenário 24 vezes menor do que o real, sem perder nenhum detalhe, fazendo com que o parque faça parte de um seleto grupo de atrações turísticas mundiais que apresentam réplicas de construção em escala única. 

Rua Coberta

Rua Coberta

Passeio a pé pela Av. Das Hortências, Borges de Medeiros e Rua Coberta, com parada no Palácio dos Festivais e pela bonita Igreja de São Pedro . Você vai poder comprar chocolates e admirar a beleza da arquitetura de Gramado com estilo europeu.

 

 

 

 

 

 Segundo dia

Pórtico Gramado

Pórtico de quem vem por Taquara

Pórtico da chegada pela estrada que liga Taquara a Gramado e que também merece a foto já tradicional.

Gramado Zoo

Gramado Zoo

– Gramado Zoo : Uns 700 metros após o pórtico, já saindo de Gramado, fica o Gramado Zoo, que abriga hoje 1500 animais, de várias espécies, de araras a onças, passando por antas, jacarés, capivaras, macacos, mas com o detalhe de ter apenas animais que vivem no Brasil.

 

Parque Gaúcho

Parque Gaúcho

– Parque Gaúcho : Fica ao lado do Gramado Zoo e seu ingresso pode ser comprado em um combo com o zoo. O parque é uma espécie de museu, que conta a origem do povo gaúcho, desde os índios, seus  hábitos e costumes. Além da parte toda com réplicas de ambientes e de objetos dos pampas antigos, o parque tem uma área bem bacana com animais crioulos, com área de doma, e que encantou as meninas.

Le Jardin Parque de Lavandas

Le Jardin Parque de Lavanda

– Le Jardin Parque de Lavanda : no caminho de volta ao centro de Gramado está o primeiro de lavanda no Brasil, que foi inspirado em parques do mesmo gênero da Europa e dos Estados Unidos. São mais de 10 mil pés de lavandas de várias espécies. É gratuito, o que torna a parada mais que obrigatória.

 

 

 

 

 

Terceiro dia

 

Alpen Park

Alpen Park

– Alpen Park : O parque fica bem para dentro de Canela mas vale a pena. A atração principal é o trenó , mas o parque conta com montanha-russa, tirolesa, cinema 4D, escalada, arvorismo, entre outras atrações, que são todas pagas a parte. 

Catedral de Pedra

Catedral de Pedra

– Catedral de Pedra: Outro ponto turístico super visitado no estado, a Igreja Matriz da Cidade, conhecida como Catedral de Pedra de Canela, é de estilo gótico, tem 65 metros de altura e é muito bonita por dentro também.

 

 

Parque Terra mágica Florybal

Parque Terra mágica Florybal

– Parque Terra Mágica Florybal : O parque foi idealizado pelo fundador da Florybal Chocolates. Claro que  o chocolate está presente, é parte central do tema, mas acaba que aparece de forma sutil, não dando pra chamar o lugar como “parque de chocolate”. Pelo contrário, o que chama a atenção são as esculturas, principalmente as de dinossauros. São mais de 1.000 esculturas e incríveis dinossauros animatrônicos, além de brinquedos, cinema 4D, bares e restaurante.

 

 

 

 

 

 

 

Quarto dia

 

Cachoeira do Caracol no Parque do Caracol

Cachoeira do Caracol no Parque do Caracol

– Parque do Caracol :  O parque é enorme, com 25 hectares, onde além de trilhas pela mata, mirante, observatório, existe toda uma infraestrutura para se passar o dia, como restaurante, banheiros, lanchonete e até churrasqueiras . A principal atração do parque é a Cascata do Caracol, formada pelo rio de mesmo nome, é também a mais famosa do Rio Grande do Sul.

 

Mundo Gelado

Mundo Gelado

– Mundo Gelado:  inspirado em bares de Dubai, Austrália, o primeiro parque temático de gelo teve a idéia adaptada para toda a família. Em uma casa a 10°C  ficam móveis e objetos esculpidos de gelo.

Mundo Gelado

Mundo Gelado

Castelinho do Caracol: Funciona como museu,  guardando a mobília, os utensílios e as ferramentas dos antigos moradores, de origem alemã. Na sua casa de chá é vendido o apfelstrudel mais famoso da região,feito em um fogão a lenha de mais de 90 anos e que vem servido de creme de nata ou de sorvete de creme, além de uma xícara de chá e maçã.

 

 

 

 

Quinto dia

Mundo a vapor

Mundo a vapor

– Mundo à Vapor :  Um parque temático que é mais um museu que conta a história das máquinas a vapor e suas aplicações desde a Revolução Industrial, mas pos ser uma visita guiada, super bem explicadinha, agrada às crianças. A frente do Parque já virou um cartão postal de Canela.

Aldeia do Papai Noel

Aldeia do Papai Noel

– Aldeia do Papai Noel  : o único parque natalino do Brasil que fica aberto para a visitação o ano inteiro. É um espaço de 90.000m² criado em 1940 onde o bom velhinho escolheu para fixar residência no Hemisfério Sul. Entre as principais atrações estão a casa do Papai Noel e suas renas, incluindo a filhote, chamada de Natalina.

 

Reino do Chocolate

Reino do Chocolate

Reino do Chocolate :   Uma mistura de mini fábrica de chocolate com um passeio temático, com direito a uma volta no tempo, contando a história do chocolate em um cenário cheio de efeitos visuais, sonoros e com peças de chocolate.

Tem alguma sugestão para o roteiro? Não deixe de comentar no post!

Já tem onde se hospedar em Gramado? Reserve pelo nosso link de afiliado do Booking e ajude o blog :

Hotéis em Gramado

Hotéis em Canela 

 

Leia também outros posts da série Gramado e Canela com crianças 

Gramado e Canela com crianças: Parque do Caracol

Gramado e Canela com crianças: Alpen Park

Gramado e Canela com crianças: Mini Mundo

Gramado e Canela com crianças: Parque Terra Mágica Florybal

Gramado e Canela com crianças: Le Jardin – Parque de Lavandas

Gramado e Canela com crianças: Parque Gaúcho

Gramado e Canela com crianças: Reino do Chocolate

Gramado e Canela com crianças: Aldeia do Papai Noel 

Gramado e Canela com crianças: Mundo Gelado

Gramado e Canela com crianças: Gramado Zoo 

Gramado e Canela com crianças: Lago Negro

Gramado e Canela com crianças: Reino do Chocolate 

Gramado e Canela com crianças: Mundo a vapor

Dica de hotel em Gramado com crianças: Serrano Resort

Hotel Alpenhaus em Gramado

Gramado e Canela com crianças: Restaurante Frontera Sur

Administradora, mãe das gêmeas Camila e Letícia, carioca, apaixonada por viajar. Gosto de todas as fases, desde o planejamento até a revelação das fotos. Curto enoturismo, ecoturismo, viagem de luxo, romântica, e principalmente viajar com as filhotas.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Comments

  • Cris Pita
    junho 2, 2016

    Oi Flavia. Que hotel você nos indica em Gramado?

    reply
  • Juliana
    novembro 1, 2015

    Tens que incluir neste roteiro um dia só para o Snowland!! Imperdivel!!

    reply
  • Aladir Lopes
    outubro 19, 2015

    Oi Flavia, gostaria de saber se esses passeios você fez por agência ou de carro alugado?

    reply
  • agosto 30, 2015

    Gramado e Canela são ótimas em todas as épocas do ano. Tem atrações para todos os gostos e publico. Pesquisar bem e se informar com quem pode ajudar a formatar uma viagem onde se visitam as melhores atrações é fundamental. O restante é só boa viagem e ótimo divertimento.

    reply
  • Bete Viana
    agosto 17, 2015

    Vcs não fizeram o passeio da Maria Fumaça? Pensei em ir este ano pq meu menino ama Maria Fumaca mas com bebe recém nascida não dá! Fiz orçamento pr passar 5 dias e ficaria em 6000.00 tem alguma dica pr economizar neste passeio?

    Abcs

    obrigada

    reply
  • Dominique
    junho 18, 2015

    Olá!!!Gostei muito das dicas, obrigada!
    Gostaria de ir em julho de 2015 para Gramado com duas crianças 4 e 6 anos, somos Pernambucanos. Fico um pouco de receio com o frio, é muito frio mesmo? será que chove muito?
    Grata.

    reply
  • Flávia
    junho 11, 2015

    Olá Flávia! Que época você foi? Estava planejando ir agora em julho, com meus filhos de 10 e 8 anos, mas estou achando que estará muito frio. Alguma outra sugestão para férias de julho no Brasil? Obrigada, Flávia

    reply
      • Luyse
        junho 20, 2017

        Vc tem roteiro pra maceio?!
        Adorei seu roteiro de gramado/ canela.
        Esse vou me programar com calma pra natal luz.
        Obrigada!!

        reply
      • Alex
        janeiro 11, 2018

        Flávia em outubro também é muito frio? Estamos pensando nesse mesmo mês.

        reply
  • SEBASTIÃO PASCHOAL
    junho 8, 2015

    Excelentes as dicas, só faltou a extensão do passeio a Bento Gonçalves/Garibaldi no trenzinho, muito legal também é vale a pena. Gramado é maravilhosa. Se não fosse tão fria no inverno até que moraria lá. A cidade é uma beleza. Muito limpa e flores para todos os cantos, trânsito disciplinado, motoristas respeitadores. O custo de vida também não é alto para os padrões de RJ e SP que estão altíssimos. Vale a pena conhecer. Retorno este ano com minha neta. Parabéns pelas dicas, Flavia.

    reply
  • Tânia Mara
    junho 8, 2015

    Nossa! Amei ver essa reportagem! Quero me programar para levar meus filhos em Gramado, tenho vontade de ir no natal, sei das histórias e passeios de trem, que meus filhos amam! Estou esperando meu filho crescer um pouco mais, hoje ele tem 3 aninhos somente, quero que ele saiba aproveitar o passeio, adorei as dicas!

    reply
  • bruna michele
    junho 7, 2015

    adorei as dicas, não costumo viajar muito, mas estou com muita vontade de ir à gramado levar minha mãe e filhos de 7 e 5 anos, obrigada…

    reply
  • Bárbara
    junho 7, 2015

    Olá! Sou do RS e gosto muito de curtir um final de semana em Gramado e Canela. Tem alguns museus muito legais, como o de super carros, de cera e de motos, entre outros. A culinária também é maravilhosa, são muitas opções de café colonial e sequência de fondue. Gosto muito de me hospedar em pousadas, são aconchegantes e normalmente tem opções de chalés com lareira e algumas saem mais em conta que hotéis.

    reply
  • Gustavo
    junho 1, 2015

    Bom dia !!!
    Vi nos seus comentários q existem sites com cupom de descontos para entrada nos parques. Qual o site ????
    Gostei das suas dicas muito úteis, parabéns !!

    reply
  • Elaine Steck
    maio 19, 2015

    Qual seria melhor pacoteca fazer e qual agência? ?

    reply
  • Michelle
    maio 11, 2015

    Deu para aproveitar bem indo no parque Terra Mágica e Alpen Park no mesmo dia?
    Obrigada

    reply
  • silvia
    abril 13, 2015

    Olá, vamos pela quarta vez pra Gramado nesse fim de ano. Temos a “desculpa” das novidades “Parque Florybal” e “Mundo Gelado”. Meus filhos amam a região!
    Para o “Mundo Gelado” temos que comprar ingresso antecipado? Vamos estar por ai de 28/12 à 02/01. Gostariamos de conhecer dessa vez o Canion do itaimbezinho. Vocês recomendam alguma operadora em cambará do sul? Estou indo com meus 2 filhos (10 e 14 anos) e minha mãe. Abraços

    reply
    • andreia
      abril 22, 2015

      Silvia, procura nos sites de cupom de descontos que sempre oferecem entradas para estes lugares. Como tens filhos maiores sugiro que passem no snowland. Vale muito a visita.

      reply
  • luisele vallim
    março 5, 2015

    Adorei as dicas, gostaria muito de conhecer GRamado e Canela. Sou Curitiba e ouvi muitos comentários sobre a beleza dessas cidades. Tenho filho de oito anos e sei que adoraria os lugares citados. Vale o roteiro com as dicas.

    reply
  • ELISANGELA
    dezembro 22, 2014

    Eu ja tive a oportunidade de conhecer alguns desses lugares, e me apaixonei, quando eu puder quero voltar por ai c/minha familia.

    reply
  • Joana
    novembro 15, 2014

    Li todo o seu roteio e adaptei para nossa viagem agora em nov/2014 com nosso filho de 2 anos e meio e foi ótimo! Perfeito! Nos ajudou muito. Obrigada!!!

    reply
    • Kalyana
      fevereiro 18, 2016

      Pode me dar as dicas…pois vou com a minha com quase 3 anos.

      reply
  • Charliton otacy
    outubro 25, 2014

    Gostaria de um pacoto pra 1 casal e 2 crianças 11 e 13 anos no período de 2 a 16 de janeiro de 2015

    reply
  • Andreia
    outubro 17, 2014

    Oi Flávia!

    Acabei de voltar de Gramado com meu marido e meu filho e suas dicas foram ótimas!
    Fizemos quase todos os passeios que vc indicou e a viagem foi muito boa!
    Obrigada
    Bjs

    reply
  • Carolina
    agosto 16, 2014

    Olá Flávia,
    Mês que vem estarei indo para Gramado com meu filho de 2 anos e meio, adorei suas sugestões e gostaria de saber se você tem alguma dica para Florianópolis?
    Abs

    reply
  • valeria rosa
    agosto 8, 2014

    oii….adorei o roteiro! Vamos em setembro com minha bebê de 6 meses, você alugou carro ou fez os passeios com agência?

    reply
  • janaina
    julho 27, 2014

    Olá,
    Tenho muita vontade de conhecer, estou me planejando para ir em março e gostaria que me repassasse todas as informações de hotéis, restaurantes se esta data é boa ou qual melhor época, enfim tudo que possa me ajudar. Lembrando que é apenas meu esposo e eu.
    Agradeço desde já.

    reply
  • Marilia
    julho 26, 2014

    Ótima opções, mas faltou levar as meninas para visitar a Torre da Rapunzel no Lago Negro, ah! e claro andar de teleférico no http://www.parquesdaserra.com.br/parque que já inaugurou e ver a cascata do caracol de frente, e claro ir no Castelinho Caracol http://www.castelinhocaracol.com.br/pt/historico, e no Parque da Ferradura http://www.canelaturismo.com.br/roteiros-e-atrativos/parque-da-ferradura/, onde foram gravadas nestes últimos cenas do inicio e do final da novela Chocolate com Pimenta. Vais ter que regressar.

    reply
  • Luciane
    julho 2, 2014

    Boa noite …. Gostaria de saber se vc tem dicas para “criança” de 14 anos menino … vamos eu meu marido e meu filho. Obrigada e parabéns pelos postes!

    reply
    • Lu Freire
      agosto 24, 2015

      Viajei com meu esposo e um casal amigo para Gramado e Canela, amamos tudo!!!! Como não levamos nossas crianças (16 e 11 anos) estamos voltando ainda esse mês e com toda certeza o Snowland é a parada pprincipal.
      Natal-RN

      reply
  • claudia
    julho 2, 2014

    Adorei teu roteiro, muito completo
    Algumas dicas da última vez que fomos (sou do RS):
    -Swoland, parque de neve, tem até pista de esqui. Vale a pena olhar o site do parque. http://snowland.com.br/ Porém crianças com menos de 4 anos não podem entrar no zona de neve, acho q pelo frio
    – existem vários restaurantes à quilo de meio dia

    reply
  • luiz carlos da silva
    junho 13, 2014

    Lindo! Em agosto estarei lá! !

    reply
  • Alice
    maio 19, 2014

    Gostaria de saber valores tb. para gramado, obrigada Alice Obs.. 2 adulltos

    reply
  • sueli
    maio 19, 2014

    gostaria de saber os valores para esse passeio em gramado, esse da propaganda preços p 1 casal e um filho de 16 anos. e preço separado só para 1 casal. desde já agradeço.

    reply
  • Laíse
    maio 5, 2014

    Oi Flávia!
    Estou indo depois de amanhã pra Gramado com meu marido e nossas filhas, de 7 e 4 anos comentados esta semana! Adorei sua dica de roteiro! Você poderia passar os valores das atrações do seu roteiro? E dicas de restaurantes? Obrigada!

    reply
  • maria do socorro
    maio 4, 2014

    Lugar lindo quero conhecer assim q tiver possibilidades ♡

    reply
  • Cleide Caiola
    abril 19, 2014

    Quando fui à Gramado e Canela, fiquei hospedada no Hotel Casa da Montanha. Localização excelente, vc não precisa de carro para as atrações centrais como a Rua Coberta, a Igreja de São Pedro, as lojas de chocolates…fiz todos os passeios menos da casa de gelo e o parque que ainda estava em construção. Inclui no roteiro o Museu de cera Dreamland e o Museu da Moda. Não se compara ao Madame Tussauds, mas vale as fotos! Faltou realmente a gastronomia, recomendo o Café Colonial e não percam tempo com churrascarias, comparadas à Curitiba são bem fraquinhas, para o jantar recomendo os bares da Rua Coberta muito bom! Só tive um problema, muuuuuuuitos sapos pela rua a noite, morro de medo deles!!! O restante foi um passeio muito bacana…recomendo!

    reply
  • Denis Colares
    março 28, 2014

    Quando fui a Gramado e Canela o mundo gelado não tinha sido inaugurado! Já tenho uma desculpa boa pra voltar 😉
    Mas acho que faltou dicas gastronômicas no seu post! Claro que podem ser voltadas para crianças. Quando viajamos no ano passado, diante do número de opções, combinei de todo dia provar um chocolate quente diferente! O da Casa da Velha Bruxa é campeão… Lugano em segundo lugar! E o café colonial? Vale a pena provar, a criançada pira com tantas opções! Abraço.

    reply
  • março 28, 2014

    Maravilhoso seu passeio, gostaria de saber , se foi tranquilo alugar carro ?
    O caminho que vc percorreu em todos os lugares, foi com mapas ou vc ja conhecia? Quero ir no mes que vem , me passa o hotel em porto alegre e em gramado e em todos que vc gostou, fica mais facil pra nos , que nao conhecemos nada , estou muito ansiosa por esse passeio uma lua de mel de 32 anos de casada, kkk obrigada !

    reply
  • Eduardo
    março 23, 2014

    Bom dia. Vocês foram em qual mês? Sabe se é melhor ir em janeiro ou novembro? Em qual hotel ficou primeiro (Gramado ou Canela)?

    reply
    • claudia
      julho 2, 2014

      novembro já é mês de Natal Luz, mais caro, mas muito bonito! Normalmente vai do começo de novembro até metade de janeiro.

      reply
  • março 18, 2014

    Muito legal seu post Flávia. Estou indo para lá com os meus gêmeos e vou usar suas dicas!

    reply
  • Margareth Costa
    março 3, 2014

    Gostaria de saber pfecoo dos pccotes..

    reply
  • eliane
    fevereiro 11, 2014

    Olá!
    Tenho um sonho de viajar pra lá!!!
    Fico pesquisando opções de viagens e hospedagem…
    Como foi a sua?? particular….empresa de turismo…pacote???? pode me ajudar???!!!!
    aguardo…bjssssssssss

    reply

Post a Comment