Blog

Ski com crianças: algumas dicas

Aula de ski para crianças

Para nós, moradores de um país tropical, ver a neve e esquiar é sempre uma viagem especial. Mas quando se trata de levar as crianças, aparecem medos, receios, dúvidas que mesmo quem viaja direto com elas  acaba tendo, afinal é  muito diferente do que estamos acostumados.

Camila na neve..todas crianças se encantam

um tombinho da Letícia na aula

A maioria das escolas de ski aceitam crianças a partir de 4 anos (apesar de ter visto escolinha que aceita com 3 anos) , seja no Chile, Argentina, EUA ou na França, como foi o caso das meninas. E como aqui em casa as viagens são assim, precoces, meninas conheceram a neve com 4 anos e 3 meses, em Font Romeu.

meninas com os macacões alugados

E como mãe eu confesso, fiquei receosa. Meu medo era delas congelarem! É sério! Lembro que quando vi neve pela primeira vez, mesmo toda cheia de roupa especial, eu senti meus pés congelando quando estava fazendo snowmobiling sob uma tempestade de neve.  E esse receio custou caro. Na neura de pensar que não iria achar roupa para alugar do tamanho delas, no caso tinha que achar 2 do mesmo tamanho pois são gêmeas, de não encontrar botas, eu entrei em uma loja aqui no Brasil e dei uma surtada. Comprei térmicas, botas, blusas, luvas, gorros, cachecol, tudo de neve. Cada térmica custou R$ 100 , bem cara, mas isso me deixou mais tranquila para viajar. O macacões foram alugados, e isso facilitou. O problema de se deixar pra alugar tudo é a disponibilidade de tamanho.. roupa é até relativamente  fácil de achar, já luvas não.  Na verdade a parte ruim de comprar roupa para criança é justamente porque perdem rápido, se não perdessem eu acho que até valeria muito a pena, pois não existe “moda”.

Dos itens que comprei, recomendo comprar antes de ir as térmicas. São roupas que ficam em contato com a pele da criança, portanto uso pessoal, e que esquentam quando usadas de maneira certa (justas com blusa de casaco). Meias térmicas também, e podem ser usadas aqui. Casacos impermeáveis eu já tinha, é sempre bom ter mesmo no inverno do Brasil, e olha que sou do Rio. Não eram super potentes, mas com as blusas e a térmica funcionou super bem.

pranchinha do ski-bunda

E a pergunta que não quer calar: elas curtiram? MUITO! A neve encanta e criança tem uma facilidade enorme em aprender a esquiar! E o que me preocupava era elas terem paciência para aprender, fazer aulas, mas até isso virou farra e elas voltaram super orgulhosas por terem conseguido grandes avanços em 2 dias aprendendo a esquiar. Claro que não foi o suficiente para saírem skiando, mas aprenderam a cair, se equilibrar e a descer pista pouco íngreme.
Meninas curtiram muito também fazer algo que eu denomino de  ski-bunda , rs a diversão é garantida.

 

ski-bunda é tudo de bom 😉

Em relação a que estação levar as crianças, , me indicaram Bariloche, Cerro Catedral, Cerro Bayo e Ushuaia como bons lugares, até agora elas só foram pra Font Romeu. Eu fui para Lake Tahoe sem elas e vi aulinhas para crianças lá: é super bem estruturado. O que eu acho que deve ser levado em conta é os arredores e a infraestrutura da cidade/região. Pode acontecer delas não se encantarem em esquiar  e vai ser preciso criar outros programas para fazer. Na verdade  acho que a viagem tem que ser diversificada e não ficar apenas esquiando. Muitas estações tem entretenimento infantil e com certeza vale a pena.

Camila na aula

porque rolar na neve é tudo de bom

Alguns detalhes são fundamentais  quando falamos de ski com as crianças:

Seguro viagem. Já é imprescindível em qualquer viagem, e em se tratando de ski isso se torna fundamental.

– Além de todos os remédios que o pediatra indicar para viajar, incluir na mala: arnica , vitamina C , protetor labial e filtro solar. 

óculos escuros são super importantes por conta do reflexo na neve

protetor de orelha – esses valem a pena comprar, são ajustáveis e dá até em adulto

cachecol : não são enfeites, servem para proteger até o rosto em caso de muito frio

e eu digo que vale a pena sim.. neve com criança 🙂

Com isso tudo a diversão na viagem está garantida!

Já eu estou louca para levar elas em alguma estação de ski da  América do Sul .. preciso  aproveitar que as térmicas ainda estão cabendo 😛

 

 

 

 

Administradora, mãe das gêmeas Camila e Letícia, carioca, apaixonada por viajar. Gosto de todas as fases, desde o planejamento até a revelação das fotos. Curto enoturismo, ecoturismo, viagem de luxo, romântica, e principalmente viajar com as filhotas.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Comments

  • Antonio Rihl
    novembro 6, 2014

    Oi Flavia,

    Legais suas dicas…sobre as aulinhas de ski em Font Romeo, os instrutores falavam em ingles? As meninas entendiam, era um aprendizado intuitivo ou você tinha que acompanhar e “traduzir”? Meu filho está com 5, já foi pra neve duas vezes, mas nunca coloquei ele numa aulinha…queria fazer isto agora.

    Beijos, obrigado

    reply
  • Kamila
    julho 16, 2014

    Gostaria de saber em qual loja você comprou roupa térmica para sua filha. Na Centauro eu vi de adulto, mas não achei infantil.
    Muito obrigada,
    Kamila

    reply
  • Michele
    abril 12, 2013

    Gostaria de saber se vc tem roupa de neve q já estão pequenas nas suas filhas para vender….estou indo para uma temporada na Argentina e Todos me falam da dificuldade em conseguir alugar roupa para uma criança se 2 anos!! Mesmo no Brasil, tenho encontrado dificuldade seja pelo tamanho qnt pelo preço. Obrigada.

    reply
  • Marco Perrotti
    fevereiro 5, 2013

    Boa noite !! Estou querendo levar meus filhos para curtir um pouco a neve ! Pensei nos Estados Unidos, mas nas férias de julho tem algum lugar nos EUA com neve ?

    E na América do Sul, qual o local mais indicado ?

    Obrigado,
    Marco.

    reply
  • Andrea Bisaggio
    dezembro 18, 2012

    Bem, não fui com criança mas reparei bem: em Santiago, no Vale Nevado tem uma área só eles. Não é muito grande, mas tem aulinha e tudo mais, porém não sei se daria para ocupar estas mentezinhas durante um dia inteiro. Ai fora isso só tem os restaurantes e lojinhas ou ir embora para Santiago. Idem em Portillo. La então, só tem um hotel com dois restaurantes. Se vc não for hóspede ferrou. As outras estações próximas do Vale Nevado estavam sem neve este ano quando fui, então não sei o que tem.
    E Bariloche, o Cerro Catedral é bem mais legal. Tem muito mais restaurantes e até um shopping. Também tem área reservada para as crianças. É mais rápido pata chegar. Fui um dia de ômibus comum, fora do pacote que eu estava.
    Mas ja me falaram que não tem comparação com nenhuma estação do hemisfério norte, pois estas são muito melhores. Eu conheci Mont Tremblant no Canadá, em pleno verão e estava bombandomde atividades para crianças e adultos. A maioria das pistas de esquimfoi aproveitada para outra atividade como caminhada e atenesquibunda num carrinho tipo de rolimã. Deu para ver que a estrutura é bem melhor que as daqui dos nossos vizinhos. Mas ainda assim, acho divertidas!

    reply
  • gero
    outubro 23, 2012

    Oi Flávia. Adorei suas dicas. Estou rabiscando o planejamento das nossas proximas ferias em jan2013 e a ideia é ir a Lake Tahoe. Moro no Rio tb e quase nunca viajo para lugares com neve. Aonde vc comprou as roupas termicas? Tenho 2 filhos (15 e 9 anos). Voce teria alguma dica de onde ficar em Lake Tahoe? Nem as crianças, nem os adultos sabem esquiar. Ah, como vcs chegaram lá, de carro vindos de San Francisco?

    reply
  • agosto 5, 2012

    Excelentes as dicas! É bem assim mesmo, as luvas realmente são o mais dificil de encontrar. QUanto ao seguro de viagem é bom ficar atenta, a maioria não cobre acidentes de esqui. Tem que pedir um especifico para isso, lendo a apolice vem dizendo, é bom ficar de olho.
    BJS

    reply
  • agosto 5, 2012

    Hahahahaha,

    Adorei o sky-bunda!!!

    Beijos

    reply

Post a Comment